Últimas

Programa online gratuito de capacitação apoiado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos abre inscrições para mulheres empreendedoras

 Projeto Women Connect oferecerá um programa para mulheres acelerarem e potencializarem o crescimento dos seus negócios através de capacitação sobre temas como Inteligência Emocional, Comunicação, Presença Digital e Networking Estratégico

Além de toda a questão grave de saúde pública, a pandemia de coronavírus também afetou milhares de negócios, e principalmente negócios liderados por mulheres. Segundo o Sebrae, no terceiro trimestre de 2020 a proporção de mulheres que são donas de empresas caiu, fazendo com que a representação delas ficasse em 33,6% contra 66,4% de empreendedores homens. No total, o país tem cerca de 8,6 milhões de empreendedoras, contra 17 milhões de empreendedores do sexo masculino.

O diretor presidente do Sebrae, Carlos Melles, chegou a apontar a maior carga horária feminina como uma das causas para o cenário. A pandemia fez com que as mulheres trabalhassem cerca de 10 horas semanais a mais do que antes, contando os afazeres domésticos, por exemplo. A situação contribuiu com a queda no número de empreendedoras.

Historicamente, as mulheres que resolvem empreender também enfrentam desafios como preconceito, discriminação nos ambientes corporativos, falta de autoconfiança, sexismo e assédio moral e sexual.

Apesar do cenário adverso, a união entre as mulheres e projetos voltados para a ajuda mútua de empreendedoras têm feito com que surjam exemplos de superação e projetos bem-sucedidos. Esse é o caso de Mariana Freitas, empreendedora que vem acelerando a sua startup e expandindo seus negócios nos últimos anos.

Mariana Freitas
Empreendedora

“O impacto de participar de comunidades empreendedoras é extremamente positivo, enriquecedor e inspirador. Compartilhar dificuldades, experiências e conquistas nos ensinam como superar os desafios e expandir”, relata.

 

Trajetória de sucesso

Mariana conta que decidiu empreender depois de trabalhar por mais de 10 anos em grandes empresas. A partir de uma oportunidade de mercado ela sentiu a necessidade de criar um negócio próprio e surgiu a Sirius App, sua startup que é uma plataforma de negócios B2B que conecta empresas e colaboradores em uma única plataforma de comunicação.

Entre os percalços de se empreender no Brasil sendo mulher, ela afirma que a ajuda de outras mulheres foi essencial para que ela conseguisse se destacar no mercado e fazer com que seu projeto crescesse.

“Desde que comecei o meu negócio, busquei programas de capacitação, redes de apoio e formas consistentes de potencializar o meu desenvolvimento e o crescimento dos negócios. Em 2019 recebi uma bolsa para estudar tecnologia no Vale do Silício, participei do programa global de aceleração para empreendedoras Vital Voices e passei a engajar ativamente em redes de capacitação para mulheres, além de ser mentora e voluntária da Rede Mulher Empreendedora e Mulheres do Brasil”, lembra.

Sua trajetória de sucesso foi conseguida com muita dedicação e participando de iniciativas de apoio mútuo com mulheres brasileiras e de outros países, atuando também como Chapter Leader no Dell Women's Entrepreneur Network (DWEN), uma rede de capacitação global de mulheres empreendedoras que estimula o crescimento dos negócios por meio da tecnologia.

 

Capacitação e mentoria gratuita para mulheres

Inspirada no apoio que recebeu ao longo dos últimos anos, Mariana resolveu se engajar em um projeto que pudesse oferecer para outras mulheres a rede transformadora de apoio que ela própria tem recebido e contribuir para que mais mulheres alcancem sucesso.  Com isso em mente, nasceu o Programa Women Connect: Networking Estratégico para Acelerar o seu Negócio.

A iniciativa foi idealizada para ajudar empreendedoras a acelerarem e potencializarem o crescimento de seus empreendimentos. A ideia foi apresentada em formato de edital para a Embaixadas e Consulados dos Estados Unidos no Brasil e foi aprovada pela entidade, que apoia e promove ações para auxiliar mulheres a terem sucesso na carreira no mundo do empreendedorismo.

“Eu acredito que o networking estratégico encurta caminhos, gera conexões reais e potencializa resultados. Participar de programas e fazer parte de redes inspiradoras foi transformador na minha jornada e senti que era o momento de compartilhar minhas experiências e aprendizados”.

A missão do Women Connect é gerar um alto impacto, impulsionando negócios geridos por mulheres, com foco na formação e empoderamento econômico delas, fomentando o networking, a independência financeira e a tomada de decisões sobre seus negócios.

 

Women Connect

O programa Women Connect é totalmente gratuito e será realizado em formato online. Voltado para empreendedoras do Estado de São Paulo, as inscrições do projeto estarão abertas até 26 de outubro e ele será realizado entre 3 de novembro e 15 de dezembro, com encerramento em 16 de dezembro de 2021.

De acordo com Mariana, o Women Connect é um programa de capacitação, com networking, mentoria e aulas onde as mulheres desenvolverão habilidades de construir conexões reais e estratégicas.

“Durante as aulas, facilitadoras e empresárias de sucesso que atuarão como mentoras, por serem destaque em suas áreas de atuação, irão participar compartilhando seus conhecimentos e experiências em comunicação, inteligência emocional, ferramentas digitais e expertise de como desenvolver o networking estratégico para apoiar o crescimento dos negócios e gerar visibilidade no mercado”, conta.

Além da empreendedora, também estão entre as participantes a Doutoranda em Psicologia e Mestre em Comunicação, Gaya Machado. Ela é especialista em Neurociência e Comportamento, coautora de seis livros, palestrante em congressos nacionais e internacionais e criadora do Método Mind Skills.

Outra participante é Denise Maia, que é Social Selling Expert e fundadora/diretora comercial da DMS (Digital Marketing Solutions), empresa especializada em geração de leads qualificados através da aplicação de técnicas de Social Selling e ferramentas digitais como Sales Navigator.

Wayne Valim, que é mentora de liderança feminina e especialista em Inteligência Emocional Neurociência e Comportamento, abordará o tema de Inteligência Emocional.

Compartilhando as suas experiências e aprendizados à frente dos seus negócios também participarão do programa, como mentoras, Beatriz Alves fundadora da BRGoods, EY Winning Women e VV Grow Fellow; e Sylvia Bellio, CEO e co-fundadora da ITLTech, escritora e Fundadora do Projeto Conte Sua História.

Dentre os pré-requisitos para participar, a empreendedora precisa ter um negócio no Estado de São Paulo; a empresa deve ser formalizada com CNPJ ativo e ter mais de um ano de funcionamento.

Além da parceria com a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, o programa tem apoio de divulgação da Rede Mulher Empreendedora, a maior rede de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil que busca a integração, capacitação e troca de conhecimento entre mulheres que possuem ou buscam o próprio negócio, espalhadas por todo o país.

 

Serviço:

Evento: Women Connect: Networking Estratégico para Acelerar o seu Negócio

Data: entre 3 de novembro e 16 de dezembro de 2021

Local: Evento 100% Digital

Preço: Gratuito

As inscrições, que serão realizadas até 26 de outubro, e as regras gerais podem ser acessadas através deste link:

Bit.ly/ProgramaWomenConnect  

Nenhum comentário