Últimas

Projeto InConto Marcado ganha novo site e faz um encontro entre a arte brasileira e a educação, incentivando o hábito da leitura


Com patrocínio da Enel Distribuição Rio e do Governo do Estado do Rio de Janeiro - Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, através do Edital Enel de Seleção de Projetos Culturais e Esportivos Incentivados - RJ, a produtora, diretora e atriz Daniele Yanes (que já foi a Narizinho do Sítio de Monteiro Lobato) promove o incentivo à leitura através do projeto InConto Marcado no Estado Rio de Janeiro. No dia 06 de outubro o projeto fará o relançamento do seu novo Site com novos conteúdos: oficina de teatro Literatura Brincante (para professores da rede pública de ensino nas cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim, Santa Maria Madalena e Niterói), histórico dos 10 anos do projeto (com imagens pelas cidades por onde circulou no norte e nordeste do país) e o conteúdo da atual peça/websérie Plantou Palavra, Colheu Poesia (baseado na obra da escritora Socorro Acioli), além dos espetáculos anteriores Fio após Fio (baseado em um da escritora Marina Colasanti) e Brejo das Flores (conto que faz parte da obra Proezas do Menino Jesus, do escritor pernambucano Luís Jardim).

“Pensamos o site, ou sítio, como um espaço de arte, de beleza, de registro histórico das nossas apresentações e oficinas de teatro, um espaço de troca e dicas de outros conteúdos de qualidade para crianças de todas as idades, e para divulgação das nossas ações e parcerias. O teatro e a literatura, o cuidado estético e de conteúdo, são a essência e o foco do que encontramos no site e em todo o nosso projeto. Dar acesso visual às crianças ao fazer teatral e ensinar a brincar de teatro, mostrar a magia dos livros e dessas histórias e estimular o gosto pela arte e pela leitura é isso que também queremos oferecer por meio do site", diz Daniele.

Lembrando que os sete episódios da websérie Plantou Palavra, Colheu Poesia continuam pelo YouTube.com/incontomarcado – os episódios são lançados toda sexta-feira às 11h até o início de novembro. Os links para os episódios 1 e 2 estarão disponíveis no site. O terceiro episódio será no dia 8 de outubro às 11 horas.

Em tempo: O espetáculo Plantou Palavra, Colheu Poesia terá apresentações gratuitas e de forma presencial a partir de novembro pelas cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim, Santa Maria Madalena e Niterói. Duração: 55 minutos Classificação etária: Livre (a partir de 5 anos).

Plantou palavra, Colheu Poesia – Daniele Yanes, Jeferson Tinoco e Georgia Amaro - Crédito: Rafael Martins

10 anos de estrada

Com 10 anos em atividade, o InConto Marcado é um projeto de incentivo à leitura que apresenta espetáculos teatrais baseados em obras da literatura brasileira. Através das potências do teatro, da poesia, da literatura e da música, se dedica a semear o gosto pela leitura e pelas artes em geral. É um encontro marcado entre a arte brasileira e a educação, entre os artistas e o público, entre professores e alunos, todos juntos no mesmo momento In Conto, dentro do Conto, através do Teatro.

“O InConto bebe em algumas das fontes mais tradicionais da arte, como o teatro mambembe, a contação de histórias e a literatura. O resultado é uma abordagem multidisciplinar que une forças para tocar e encantar pessoas de diferentes regiões e toda sorte de crianças, inclusive as enrugadas e calvas”, explica Daniele Yanes, idealizadora e produtora executiva do projeto.



Espetáculo Plantou Palavra, Colheu Poesia



O espetáculo teatral é uma adaptação do livro homônimo da escritora cearense Socorro Acioli, uma singela homenagem a todos os poetas e à arte popular brasileira. Com forte influência do teatro mambembe, a Trupe do InConto Marcado, como os célebres Saltimbancos, atrizes, atores, poetas e cantadores, se desdobra em diversos personagens que, juntos, contam a história de Francisco, um menino que se retira com a sua enorme família para Assaré. Lá ele conhece um agricultor e poeta chamado Antônio - na peça personificado na figura de Patativa do Assaré - e, a partir deste encontro mágico e transformador, começa a sua aventura em busca de descobrir como se faz poesia.



Sobre Daniele Yanes





Crédito: Rafael Martins



Com mais de trinta anos de carreira, com experiência no Teatro, Cinema e Televisão, a atriz curitibana, ainda na infância, interpretou personagens marcantes. Na TV, foi a segunda atriz a interpretar a icônica personagem Narizinho, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, na Rede Globo, nos anos de 1981 e 1982. Representou também Zélia Gattai, na minissérie ‘Anarquistas Graças a Deus’ em 1984. No mesmo ano estreou no cinema, com a personagem Expedita, filha de Lampião, no filme ‘O Cangaceiro Trapalhão’. Adulta, atuou nas novelas ‘Renascer’ e ‘Irmãos Coragem’ (Luiz Fernando Carvalho). Com formação em Artes Cênicas, é atriz e gestora cultural, com mais de 40 projetos produzidos sob sua direção e em parceria com diversas produtoras culturais do país. Desde o ano 2000 trabalha com arte ligada à educação, de forma plural.





Daniele Yanes e André Valli Foto: Arquivo pessoal



Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,9 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.



Serviço:

Projeto InConto Marcado - Plantou Palavra, Colheu Poesia



Atividades ON-LINE



06/10/2021 às 18h – Lançamento do site InConto Marcado completo + Formulário de inscrição para a oficina de teatro Literatura Brincante para professores

08/10/2021 às 11h - Lançamento do 3º episódio do espetáculo no canal do YouTube

15/10/2021 às 11h – Lançamento do 4º episódio do espetáculo no canal do YouTube.

22/10/2021 às 11h – Lançamento do 5º episódio do espetáculo no canal do YouTube.

29/10/2021 às 11h – Lançamento do 6º episódio do espetáculo “Plantou Palavra, Colheu Poesia” no canal do YouTube.

05/11/2021 às 11h – Lançamento do 7º e último episódio do espetáculo “Plantou Palavra, Colheu Poesia” no canal do YouTube.

Nenhum comentário