Semana da Odontologia: prevenção e tecnologia são aliadas da boa saúde bucal
Humanização do atendimento e evoluções em
técnicas e aparelhagem já são realidade na profissão regulamentada em 25 de
outubro de 1884
Houve um tempo em que a menção à palavra
“dentista”, para muitos, remontava ao barulho agudo de um motorzinho ou à
prática da extração de dentes e colocação de próteses móveis, muitas vezes, sem
necessidade. Felizmente, em muitos consultórios, este cenário vem se tornando
passado e, aos poucos, a profissão regulamentada em 25 de outubro de 1884,
vislumbra um futuro pautado em evoluções de técnicas e aparelhagem. Este é o
caso da Oral Sin – maior rede franqueadora especializada em implantes dentários
do Brasil.
Ao longo dos anos, a odontologia tem apresentado uma série de inovações
tecnológicas. Entre elas estão, por exemplo a adoção do escâner bucal e
impressora 3D, em substituição à tradicional moldagem em alginato ou silicone.
“Os materiais de moldagem, como o alginato, costumam gerar muitos incômodos ao
paciente, sobretudo em crianças pequenas, e o escaneamento já é uma realidade
na Oral Sin, o que é algo inovador na nossa atividade. Além disso, somos a rede
de clínicas pioneira na adoção do fluxo digital. Por meio do escaneamento dos
arcos dentários, exames de imagem e da utilização de softwares, conseguimos
planejar, de forma precisa, como se dará o implante. A partir daí, aumentamos a
previsibilidade, minimizamos os erros e otimizamos o tempo de recuperação do
paciente”, explica a consultora Técnica da Oral Sin, Fernanda L. Oliani Marur.
Palavras de ordem
Apesar de o carro-chefe da marca ser a implantodontia – opção de tratamento
quando o paciente já perdeu dentes ou, até mesmo, em casos de agenesia (quando
um ou mais dentes não nasceram), a Oral Sin também realiza outros procedimentos
clínicos. E em todos os casos, a profilaxia ou “limpeza” é uma palavra de
ordem. “Quando tocamos neste assunto, devemos ter em mente a necessidade de uma
rotina de higiene e também de visitas regulares ao dentista, que deve
acontecer, no mínimo, uma vez ao ano. Isso é fundamental para evitar quaisquer
problemas bucais, incluindo perdas dentárias que levam à necessidade de
realização de implantes ou de colocação de próteses fixas. O trabalho principal
de um dentista é zelar pela perpetuação da dentição atuando de forma
preventiva”, diz a dentista.
No entanto, estas visitas são programadas de forma individualizada e dependem
muito do número de implantes, tipo de prótese, e de como se dão os cuidados
bucais por parte do paciente. Com isso, Fernanda enumera outras três palavras
tão importantes quanto a primeira. “’Conscientização’, ‘manutenção’ e
‘acompanhamento’ devem estar sempre presentes na mente dos pacientes que têm
implantes. Somente com a conscientização da importância da manutenção,
realizada por meio do acompanhamento é que este implante durará. Não basta
apenas realizar o implante e não voltar ao consultório nunca mais”, completa.
Atendimento humanizado é
marca registrada
Além dos que, por algum motivo não voltam, há aqueles que têm verdadeiro horror
à dentista. Aliada à higiene deficiente, a odontofobia é um fator que contribui
para o aparecimento de problemas bucais que podem ser tornar sérios. E para
combater isso, a Oral Sin aposta no atendimento humanizado, uma de suas marcas
registradas.
“Em todos as unidades, prezamos pela empatia e o acolhimento. Antes de começar
a examinar o paciente, conversamos bastante, olhamos em seus olhos. Tudo isso
contribui para que criemos uma conexão e estabeleçamos uma relação de
confiança. Acreditamos que, somente assim, é que se tem sucesso no tratamento”,
finaliza Fernanda.
Sobre a Oral Sin
Fundada em 2004, no Paraná, a Oral Sin é a maior rede de
franquias de implantes dentários do país e, desde 2009 atua no segmento de
franquias. Atualmente, são mais de 400 unidades distribuídas por todas as
regiões brasileiras. Pioneira na adoção de tecnologias digitais ligadas à
odontologia, além dos implantes, a rede também oferece atendimento clínico em
geral, próteses dentárias, estética dental, ortodontia, harmonização orofacial
e enxertia óssea. Atendimento odontológico humanizado e de excelência,
acolhimento, respeito, carinho e flexibilidade no pagamento – que promove o
melhor custo-benefício do mercado – estão entre seus pilares.
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