Últimas

10 dicas para aproveitar as compras e não cair em golpes na Black Friday 2021


Atendo a Startup Reduza, A plataforma gratuita ajuda os consumidores a compararem preços e fretes. Para usá-la, basta colar o link da promoção anunciada, que a ferramenta testará cupons automaticamente, analisará o preço com relação aos últimos 90 dias, compara com outras lojas no mesmo dia, e ainda calcula o valor final da compra (preço + frete)  com base no CEP do consumidor.

O sócio- fundador da startup Reduza, por Alessandro Fontes da Reduza, separiu 10 dicas para aproveitar as compras de forma segura. 

 

1-Compre em sites confiáveis

Essa é a primeira dica e também a mais importante, pois durante a pandemia o número de golpes virtuais cresceu vertiginosamente e na Black Friday deve aumentar ainda mais, então, tenha muito cuidado com sites clonados e lojas desconhecidas:

Muito se ensina sobre o selo de segurança "https", que serve para criptografar os seus dados durante uma transação, mas lembre-se, isso não é garantia de segurança, os sites falsos ou lojas fraudulentas também possuem esses selos;

Sempre verifique se está na URL oficial da loja, os sites clonados, são idênticos aos  sites já famosos e geralmente trazem ofertas com preços impraticáveis, mas também nunca entregam as mercadorias ou roubam os seus dados;

Encontrou uma loja pouco conhecida, vendendo um produto muito barato? Desconfie. Verifique a reputação da empresa em sites de reclamações e redes sociais e também o tempo que aquele site ou empresa existe. Prefira sempre sites já tradicionais e conhecidos.

2-Black Friday todo dia

A Black Friday vem mudando e o que era apenas um dia especial de promoções, se tornou uma semana e agora a maioria das lojas fazem promoções durante todo o mês, inclusive com lives e a participação de grandes artistas e influenciadores. Então, fique de olho para aproveitar ainda mais.

Mas claro, cuidado para não cair em pegadinhas, a famosa "Black Fraude", veja as próximas dicas e se torne um especialista em Black Friday.

 

3-Compare preços e frete

Encontrou uma super promoção? Faça para si, essas perguntas e verifique essas informações com a ajuda de ferramentas gratuitas na internet:

É o menor preço do dia se comparado a outras lojas? 

É o menor preço para a forma de pagamento que você deseja pagar?

É o menor preço dos últimos 30, 60 ou 90 dias?  

Se somado o valor da entrega, essa oferta ainda tem o menor preço final para sua compra?

Existe um modelo ou marca superior ou equivalente que possa ter um produto como esse e que seja ainda mais barato? É sempre bom olhar os itens similares. Já imaginou comprar uma TV de 55" pelo preço de uma TV" de 50"?

As respostas para essas perguntas são fundamentais para sua decisão de compra. Se você vai pagar parcelado, tome sempre muito cuidado pois a maioria dos comparadores, destacam apenas o valor à vista das lojas e isso pode acabar te levando para uma loja que não tem o menor preço de fato.

 

4-Use cupons de desconto

Os cupons de descontos podem deixar a sua compra até 50% mais barata. Verifique sempre se há algum cupom de desconto da loja em questão, que possa ser aplicável aquele item que você deseja comprar. E lembre-se, os cupons podem ser submetidos a regras das lojas, limitando o uso por pessoa, faixas preço e também exceções para algumas marcas, itens, perfis, validade e até um canal específico onde ele possa ser usado, então, leia sempre o regulamento da promoção.

 

5-Pague com pix

Parece que foi ontem que o pix foi anunciado, e rapidamente caiu no gosto do brasileiro, inclusive das lojas, e por ter um baixo custo de processamento e rápida confirmação, há sempre vantagens exclusivas para pagar com ele, preços diferenciados, descontos e até brindes. Pagar à vista pode ser sempre uma boa opção para economizar, seja por pix, boleto, débito e até 1x no cartão, tudo é válido.

 

6-Preços de aplicativos

A principal estratégia das lojas, é sempre fazê-lo se tornar um usuário e não apenas um eventual consumidor, por isso os aplicativos são tão importantes para eles, pois uma vez no seu smartphone, provavelmente ficará lá por um tempo, e por isso, há sempre benefícios exclusivos para esse canal. Cupons de descontos, preços exclusivos e até frete grátis.

 

7-Ganhe cashback

O cashback ou dinheiro de volta, como também é conhecido, é um incentivo para comprar em alguma loja, plataforma ou cartão de crédito. O Ame da Americanas, por exemplo, devolve até 30% do valor da sua compra em uma carteira digital. Fique sempre de olho nas limitações de uso do "benefício" e também se o valor não fica mais caro pra você fechar sua compra com cashback.

 

8-Fique de olho nos e-mails das lojas

Assim como os aplicativos são uma ótima estratégia de fidelização, os e-mails ainda são excelentes canais de comunicação, para que as lojas possam levar para as pessoas que já compraram com eles, as melhores oportunidades, pois é muito mais barato vender para quem já é cliente da empresa. Então, fique de olho nos e-mails, que podem trazer preços exclusivos, ofertas antecipadas e até cupons de desconto.

 

9-Cuidado com os gatilhos mentais

Sabe quando você vai reservar um hotel e aparece lá que são as últimas vagas, e que você tem apenas 5 minutos para fazer a reserva? Isso pode ser uma estratégia de venda da empresa para provocar nas pessoas alguns estímulos, como:

 

Urgência;

Escassez;

Prova social;

Curiosidade;

Entre outras…

 

Os gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. Sabendo disso, fique sempre atento para não ser induzido a compra no momento errado.

 

10-Use a proteção de preço do seu cartão de crédito

Poucas pessoas sabem, mas a maioria dos cartões de crédito possuem benefícios como a garantia de preço, que assegura ao consumidor a devolução da diferença do valor, caso o item fique mais barato, até 30 dias depois da compra. Legal né?

Claro que esse benefício possui regras e exceções, informe-se com o seu banco sobre esse e outros benefícios do seu cartão de crédito.

Nenhum comentário