Últimas

5 dicas para economizar na BLACK FRIDAY (e não só nela)

Medidas simples podem tornar a data, marcada por promoções e condições especiais, ainda mais vantajosa para o consumidor

 

Belo Horizonte, setembro de 2021 – A Black Friday já se consolidou como uma das principais datas para o varejo no Brasil. A última sexta-feira do mês de novembro (este ano, dia 26), é aguardada pelos comerciantes como uma oportunidade de dar vazão aos estoques para se preparar para o natal e, é claro, aumentar as vendas e atrair e reter clientes com ofertas realmente vantajosas. E os consumidores também se mostram cada vez mais ansiosos para aproveitar melhores condições para fazerem suas compras. 

Além das promoções tradicionalmente oferecidas neste dia, ou mesmo ao longo de toda a semana, os consumidores atentos podem ser recompensados e economizar ainda mais. Veja abaixo algumas dicas:

 

  1. Planejamento e Pesquisa

A melhor maneira de aproveitar as ofertas é se planejar e pesquisar muito. Quem já sabe o que pretende comprar, deve ficar atento ao preço do produto já nos meses que antecedem a Black Friday. Além de consultar o valor em vários estabelecimentos (o que fica muito mais simples com a internet), os consumidores podem se cadastrar em newsletters de marketplaces e redes varejistas para acompanhar de perto a evolução de preço e, assim, conseguir analisar as ofertas da Black Friday e ter a certeza de que são vantajosas de verdade. 

Outra boa forma de não cair em falsas ofertas é consultar as plataformas que registram o histórico de preço. Essa alternativa pode ser muito útil para avaliar se vale a pena investir também em algum produto que não estava na lista mas que está em uma promoção realmente boa. 

 

2. Cashback e Cupons de Desconto

Além de preços mais atraentes, a Black Friday também é um momento para aproveitar recompensas ainda melhores, como cupons de desconto e percentuais aumentados de cashback. 

O Méliuz, empresa de tecnologia que conecta marcas e lojas a consumidores por meio de seu marketplace e da oferta de serviços financeiros, é uma das principais plataformas de cashback do Brasil e oferece dinheiro de volta nas compras realizadas em mais de 800 lojas online parceiras. 

Para aproveitar o benefício, o consumidor precisa se cadastrar gratuitamente no site ou no aplicativo do Méliuz. Depois, buscar o parceiro em “Lojas Online”, clicar em ‘Ativar Cashback’ e fazer sua compra normalmente, optando pela forma de pagamento que preferir. Após a confirmação da compra, o cashback é creditado no extrato do Méliuz e, ao completar R$ 20 de saldo disponível, o usuário pode solicitar o resgate do valor para sua conta corrente ou poupança, sem pagar nada por isso. 

Para facilitar ainda mais a experiência, os consumidores podem instalar no navegador de internet a Extensão Méliuz, que é gratuita, e está disponível para Google Chrome e Firefox. Ela permite que os usuários ativem o cashback diretamente no site da loja e ainda facilita a busca por cupons de desconto válidos.. 

Isso porque a Extensão conta com o Aplicador Automático de Cupons, funcionalidade similar ao Honey, startup vendida ao PayPal por US$4 bilhões, que permite que cupons sejam testados e aplicados automaticamente a uma compra, direto no site das lojas.. 

 

3. Melhores formas de pagar

A forma de pagamento também pode ser um caminho para quem quer economizar (não só na Black Friday!). Com o mercado cada vez mais digital, a oferta de produtos financeiros aumentou muito. Alguns cartões de crédito, como o Cartão PAN em parceria com o Méliuz,, além de não cobrar anuidade, oferecem benefícios como cashback em todas as compras. Além disso, algumas lojas oferecem descontos para quem faz o pagamento à vista ou via PIX. 

Escolher o melhor cartão ou serviço financeiro não é mais uma missão complicada já que sites como o Melhor Plano oferecem comparativos de forma rápida, prática e gratuita. 

 

4. Promoções de verdade (e com segurança!)

Pesquisar e ficar atento aos preços é importante, mas ficar por dentro das oportunidades da data também é fundamental para quem quer economizar. Neste caso, o Promobit, maior comunidade de ofertas e descontos do Brasil, pode ser uma ajuda valiosa para quem não quer perder promoção. O site funciona como uma rede social onde usuários compartilham as melhores ofertas e ainda avaliam produtos e suas experiências em compras realizadas em várias lojas (preço, atendimento, entrega, etc.). 

Além disso, o site promove uma curadoria que leva em conta, além das promoções, a segurança das lojas. Apesar de não ser um fenômeno restrito apenas ao período, golpes e fraudes, principalmente nas compras online, acabam afastando consumidores da Black Friday.

Fazer as compras em lojas virtuais confiáveis e pesquisar a reputação dos vendedores antes de fechar o pedido (e de disponibilizar dados pessoais e informações bancárias) são cuidados básicos que precisam ser tomados (o ano todo!). 

 

5. Entenda seu dinheiro 

Uma dica muito útil, e menos óbvia, é a educação financeira. Conhecer o seu dinheiro e entender as possibilidades que ele pode oferecer é um caminho para manter as finanças saudáveis para realizar os sonhos de consumo sem se complicar. 

Muita gente ainda é resistente e considera o tema complicado, mas a internet, mais uma vez, pode ser uma aliada. Vale a pena buscar informação qualificada disponível na rede. Acompanhar portais como o iDinheiro, que tratam os assuntos financeiros com abordagem leve e linguagem acessível, é um caminho para cuidar melhor das próprias finanças, manter as contas equilibradas e viabilizar grandes sonhos e projetos. 

O Méliuz preparou um vídeo especial, em parceria com Breno Perrucho, criador do canal Jovens de Negócios, com algumas dicas para aproveitar ainda mais a Black Friday. Clique aqui para assistir. 

 

Sobre o Méliuz:

Fundado em 2011, o Méliuz é uma empresa de tecnologia que oferece soluções digitais para conectar marcas e lojas a consumidores por meio do seu marketplace e da oferta de serviços financeiros. Finalizou o terceiro trimestre de 2021 com uma média de 30 mil novas contas abertas por dia útil, totalizando 20,8  milhões de contas cadastradas, que têm acesso a benefícios como cupom de desconto e o cashback em cerca de 800 lojas parceiras e ao usarem o Cartão de crédito Méliuz. Em 2020, foi a primeira startup a abrir capital na Bolsa de Valores brasileira, formando o grupo CASH3, que ainda conta com o site Picodi.com, marca global presente em 44 países; Promobit, plataforma de social-commerce; Melhor Plano, site que oferece ferramentas de comparação de preços e serviços de telecomunicações e serviços financeiros; Alter, empresa especializada na negociação de criptoativose e o iDinheiro, marketplace de serviços financeiros com mais de 3 milhões de visitas por mês.

Nenhum comentário