62,5% dos lojistas vão participar da Black Friday, diz ALSHOP
Faltam poucas semanas para uma das datas
mais esperadas por quem adora fazer compras, a Black Friday. E segundo a
pesquisa realizada pela ALSHOP
(Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) feita em âmbito
nacional com lojistas associados que representam 1.200 pontos de vendas, mostra
que pouco mais da metade dos comerciantes vão fazer ações promocionais para a
Black Friday 2021.
De acordo com os dados, 62,5% dos
lojistas farão promoções em seus pontos de venda, mas essa não será a realidade
de todos os comerciantes. 18,8% dos entrevistados gostariam de participar da
data, porém não conseguirão devido ao aumento de custos que pressionam os
preços e as margens de venda. 12,5% admitiram que não vão participar da Black
Friday 2021, e ainda, com a menor porcentagem, 6,2% dos lojistas entrevistados
vão apostar somente em promoções via internet em plataformas de
e-commerce.
Mesmo diante de fatores como aumento de
custos e perda de poder de compra dos clientes, a expectativa dos lojistas no
geral é positiva para a data. “Para a ALSHOP, a expectativa da data é que as
vendas superem os números alcançados em 2020 em cerca de 5%. Sabemos que o
varejo tem se erguido aos poucos, e mesmo diante da alta dos preços, em
conversas com outros empresários, há muito mais otimismo para essa nova fase”,
comenta Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da ALSHOP.
Dados da Confederação Nacional do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indicam que as vendas do setor vão
crescer 4,9% neste ano, muito pressionadas pela inflação, alta do dólar e
custos como logística e transporte (como aumento do preço de combustíveis) e
falta de insumos para produção na indústria.
Descontos
Segundo o diretor institucional da ALSHOP, mesmo com a alta do dólar e o aumento de custos indiretos, os consumidores podem visitar as lojas esperando descontos significativos. “Sabemos que os descontos não serão tão generosos como nos anos anteriores, mas com certeza fará diferença para o consumidor que está em busca de smartphones, eletrodomésticos ou até outros produtos que já estejam no radar. O importante é aproveitar a data e pesquisar para encontrar bons descontos.”, finaliza Luis Augusto.
Nenhum comentário