8 estratégias para se preparar e vender mais na Black Friday
Em 2020, vimos o comércio eletrônico
disparar. Com as restrições, estabelecemos e reforçamos rotinas e hábitos,
entre eles, a compra online. Segundo
dados da Neotrust, o e-commerce brasileiro registrou mais de 300 milhões de
pedidos e faturamento de mais de R$ 126 bilhões. O boom se manteve em 2021. No
primeiro trimestre, o setor registrou aumento
de 72,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, como
ampliar ainda mais esse sucesso e vender mais na Black Friday?
Originado nos Estados Unidos, o evento é
um dos mais importantes para o setor varejista. No Brasil, a primeira edição
aconteceu em 2010 e, de lá para cá, se consolidou, apresentando faturamentos
que alcançaram a casa dos bilhões. As PMEs brasileiras têm uma grande
relevância nesse cenário e em 2021 não deve ser diferente, já que, até
setembro, elas já movimentaram R$ 1,6 bilhão, mais de 100% do valor
transacionado no mesmo período do ano passado, segundo levantamento da
Nuvemshop.
A Black Friday 2021 ficará, mais uma
vez, concentrada no varejo online. Dessa forma, é preciso que você se prepare
para dar ao cliente o que ele espera: bons preços, agilidade e um atendimento
humano e descomplicado.
Pensando nisso, deixo aqui sete
estratégias para que lojistas possam vender mais e melhor na Black
Friday:
1) Defina seu objetivo com a Black
Friday
O primeiro passo para ter sucesso nessa
data, sem dúvida, é entender qual será o objetivo do seu negócio para a
ocasião. A prioridade é engajar os atuais clientes? Atrair novos? Queimar
estoque de um produto específico? Lançar um produto? Em seguida, é preciso
definir uma meta a partir desse objetivo, como “conquistar 100 novos leads”.
Essa decisão é crucial e indispensável, pois é ela que irá direcionar todas as
etapas a seguir.
2) Planeje o seu estoque
Programe-se com antecedência em relação
às quantidades e variedades dos artigos. Encomende produtos a mais com o seu
fornecedor – e foque nos que já têm grande saída fora da temporada da Black
Friday. Invista em artigos com margens de lucro altas, assim, será possível
incorporar descontos mais agressivos. Também aproveite para separar
produtos que estão parados no seu estoque – pense em boas promoções e combos
para fazê-los circular.
3) Ao precificar produtos, seja
transparente com você e com seus clientes
Pondere sobre os custos operacionais, as
despesas recorrentes e o lucro. Após essa avaliação, decida qual postura você
pretende adotar diante da concorrência: preços mais baixos, iguais ou até
superiores – neste último caso, seus artigos devem ter algum diferencial ou ser
acompanhados de brindes para “compensar”. Contudo, nunca perca de vista o
faturamento para depois não ter prejuízos financeiros. Além disso, seja
transparente e coerente com o seu público-alvo: nada de criar promoções “pela
metade do dobro”, combinado?
4) Garanta a boa funcionalidade do seu
site
Na semana da Black Friday, o tráfego e a
conversão das lojas virtuais sempre aumentam. Por isso, é essencial manter o
seu negócio em uma plataforma de e-commerce robusta e estável. Você não vai
querer que o servidor fique fora do ar no momento do check-out dos clientes,
certo?
5) Ofereça a melhor jornada de compra
possível
Verifique sua taxa de carrinhos
abandonados: qual a porcentagem de clientes que selecionam os produtos e saem
sem comprar? Se você tiver uma taxa muito elevada, tente achar o motivo: seu
checkout oferece segurança? Os dados sobre meios de pagamento e envio parecem
evidentes? O cliente se depara com custos “surpresas”? Todos estes são pontos
relevantes, porque interferem diretamente na experiência de compra do
consumidor, fazendo com que ele adicione mais produtos ao carrinho.
6) Aproveite o potencial de divulgação
das redes sociais
Compartilhe produtos e conteúdos
engajadores e também se comunique melhor com os clientes nesta época em que há
um forte envolvimento entre marcas e usuários. Crie uma hashtag para a sua
campanha. Também use os Destaques do Instagram, com o título “Black Friday”,
para salvar fotos e vídeos dos produtos que estarão em promoção. Aproveite o
recurso “Stories” para mostrar o dia a dia da sua equipe na preparação para a
Black Friday.
7) Diversifique os canais de venda
Além das vendas pelo site, permita que
seus clientes iniciem a jornada de compra a partir de outros canais, como as
redes sociais, e-mail marketing e WhatsApp Business. Essas ferramentas vão
ampliar sua capacidade de fidelizar e captar clientes, aumentando as chances de
transformar uma interação numa venda efetiva. As opções são muitas, mas não
opte somente por uma delas: diversificar os canais de venda é uma dica valiosa!
8) Garanta um excelente atendimento ao
cliente
Assim como o tráfego e as vendas no período
da Black Friday aumentam, as consultas dos consumidores também. Então,
considere estender horários de atendimento e otimizar a página de Perguntas
Frequentes (FAQ). Nas redes sociais e no WhatsApp, os usuários têm mais pressa
por respostas, portanto, fique atento a esses canais.
De forma geral, a chave é se preparar
com antecedência. A expectativa é que essa seja a maior Black Friday de todos
os tempos e quem deseja ter sucesso precisa antecipar suas cartas na manga. Não
deixe de olhar para os aprendizados do ano passado e entender, principalmente,
o que o seu consumidor espera, pois é ele a peça fundamental para o seu negócio
ter os melhores resultados.
Por Alejandro Vázquez, CCO e co-fundador da Nuvemshop.
Nenhum comentário