A estratégia dos jogos Hyper Casual para instigar os usuários no universo gamer
*por Rodrigo Russano Dias
Eu posso até não conhecer você, mas sei
que as chances de você já ter perdido horas e horas com aquele joguinho
simples, mas hipnotizador, no celular, são grandes. Isso porque, durante a
pandemia, a febre dos jogos Hyper
Casual aumentou. São aqueles games que viciam e que por serem mais
simples, instigam o usuário a querer chegar no final deles. Mas, para começo de
conversa, é preciso esclarecer o que é essa categoria de games digitais.
Jogos Hyper
Casual se caracterizam por possuírem uma mecânica simplória, com
design mínimo e que, na grande maioria das vezes, são gratuitos nas lojas de
aplicativos. Não são novos, pois conquistaram popularidade por volta de 2014,
mas tiveram grande alta durante o isolamento social, que fomentou a procura por
entretenimento online.
Para apresentar uma visão geral do
quadro dos jogos deste formato, atualmente, no mundo, o Sensor Tower, em 2020,
mostrou que games mobile desta categoria foram responsáveis por 31%, ou um
terço, dos downloads globais de jogos. Isso equivale a 6,3 bilhões de
downloads. Além disso, segundo a Limelight Networks, se o jogador médio gasta 8
horas e 27 minutos por semana jogando videogame, boa parte deste tempo
provavelmente está sendo gasto em jogos Hyper
Casual.
Mas o que muita gente, que inclusive
joga esse tipo de game, não sabe é que o objetivo deles é colocar novos
jogadores neste universo. É converter usuários ao ambiente de entretenimento
virtual por meio de jogos digitais. Diante disso, nota-se a importância dessa
porta de entrada para todo o resto do ecossistema.
Nós, na Nimo TV, temos visto milhares de
novos usuários nos últimos anos, principalmente no período de pandemia. Dessa
forma, observamos como um simples jogo pode, em pouco tempo, levar o jogador a
procurar por mais, até ele chegar a um novo estilo de consumo, como por
exemplo, acompanhar esports, streamers, mudar suas preferências de games e
ainda adotar o estilo de vida desse ecossistema. É incrível como a jornada do
gamer pode se transformar de forma tão rápida e inofensiva.
Sabendo disso, o grande desafio é como
receber, e manter, estes novos gamers nas plataformas de streaming. Por isso,
na Nimo TV, nosso foco é ser diversa, plural, receptiva e acessível, oferecendo
espaço para que qualquer pessoa que se interesse se sinta bem no nosso ambiente
online. A entrada pode até ser fácil, mas apenas empresas que realmente
investem na inovação de serviço e conteúdo conseguem manter tal público. E os
jogos Hyper Casual, com certeza, continuarão sendo uma tendência para os
próximos meses.
*Rodrigo Russano Dias é Head de PR e Social Media na Nimo TV
Brasil.
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Sobre a Nimo TV
A Nimo TV é
uma plataforma de streaming com foco na transmissão de jogos eletrônicos,
conteúdos criativos e esports. Criada pela Huya, um dos maiores
serviços de streaming de jogos da China, a Nimo TV chegou ao Brasil
com o propósito de oferecer conteúdo de qualidade e divertir quem quer
transmitir partidas ou assistir seus canais favoritos. Em 2018,
a Huya passou a ser listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE),
após receber investimento de US$ 460 milhões da Tencent. Dentre os
principais recursos da Nimo TV, estão o "Ultra HD
Broadcasting", "Video Second Open", "Full
Link Monitoring" e "Mobile Streaming", que permite a
transmissão de sessões de gameplay ao vivo diretamente do aparelho mobile para
o aplicativo do serviço.
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