A nova era da mineração já é realidade
Minery aposta na inovação do mercado
As tendências mais atuais nas áreas da tecnologia, finanças e ESG (Ambiental, Social e Governança) voltadas para o mercado de mineração foram discutidas no evento online Connect.mine. Para gerar as inovações que o mercado precisa, o futuro da área e as práticas internacionalmente reconhecidas como as melhores foram abordados no webnário.
O evento contou com a participação de especialistas: Felipe Stark (CTO na Minespider Especialista), Guillaume Légaré (Head – América do sol, Toronto Stock), Valdir Farias (especialista em finanças para mineração), Patrícia Procópio (Presidente Women in Mining Brasil), Marilia Abrão (fundadora da consultoria GEOMZ), Márcio Remédio (diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM), Manuel Correa (CEO da startup AdamaNT) e Rafael Brant (idealizador e cofundador do JAZIDA.com).
“Grandes nomes da mineração se reuniram para debater o investimento em mineração, melhores práticas e tendências do mercado, inovação e otimização na solução de problemas com tecnologia. Além disso, apresentamos a construção inédita de um banco de inteligências acessível e que se encontra de forma periódica para acelerar mudanças”, conta Eduardo Gama, CEO da Minery, startup voltada para a modernização do mercado de mineração.
A mais nova inovação no mercado da mineração é a rastreabilidade, em que passaportes digitais criados pela Minespider, são usados para a rastreabilidade de matéria prima. Assim, juntamente com as certificações do Certimine, criado pela Minery, agregam informações através da cadeia, desde informações, logísticas, análises e quaisquer outras informações que possam garantir a rastreabilidade do produto até o cliente final.
“A blockchain é usada para registrar transações e rastrear ativos. Assim, o processo é mais seguro, pois temos dados das mineradoras que permitem ver se a empresa tem boa procedência. Temos uma parceria com a Minery, em que colocamos toda a certificação e as transações através do blockchain para trazer segurança a todos”, relata Felipe Stark, CTO na Minespider.
“Temos uma vasta experiência em mineração e queríamos mostrar para as mineradoras brasileiras que é possível atuar com inovação, eficiência, tecnologia e respeito ao meio ambiente. Connect.mine atingiu nosso objetivo e foi incrível. Ano que vem faremos esse evento novamente de forma híbrida, para podermos debater com mais especialistas”, concluiu Raphael Jacob, CMO da Minery.
Sobre a Minery
A Minery é uma startup brasileira que tem o objetivo de facilitar e modernizar as negociações de commodities entre as micro, pequenas e médias mineradoras e os compradores. A plataforma funciona como um marketplace e, por meio da tecnologia, oferece transparência e segurança, incentivando a competitividade justa. O Certimine, certificação criada pela empresa, leva em conta diversos parâmetros com base nos princípios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para atestar a confiabilidade das mineradoras que vendem na plataforma. A Minery também presta serviços de consultoria para melhorar os processos das pequenas mineradoras, a fim de que o setor seja cada vez mais sustentável.
www.minery.com.br
Sobre Eduardo Gama
Engenheiro de Mineração pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), tem experiência mundial na indústria de exploração mineral e trade finance e já atuou como analista no mercado de trading de commodities minerais. Atualmente, é CEO da Minery e desenvolve soluções inovadoras para o setor de mineração. Natural de Goiânia/GO, vive em Palmas/TO desde 2000, onde já trabalhou na área de mineração do governo e da iniciativa privada. Tem o sonho de transformar o mercado de mineração por meio da tecnologia e da sustentabilidade.
Sobre Raphael Jacob
Natural de Brasília/DF, se mudou para Palmas/TO aos sete anos de idade e, por isso, se considera tocantinense. Graduado e pós-graduado na área de comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), além de comunicador, é um empreendedor nato. CMO da Minery, já atuou como diretor de criação e diretor de marketing e busca melhorar as cadeias produtivas por meio da comunicação assertiva. Acredita na sustentabilidade e na tecnologia como o caminho para melhorar o mercado de mineração no Brasil.
Nenhum comentário