Adobe projeta que compras online alcancem US$ 910 bilhões globalmente nos dois últimos meses de 2021
Novo estudo 'Adobe Holiday Shopping Forecast'
destaca as tendências de consumo no varejo eletrônico durante Black Friday,
Cyber Monday e Natal
São Paulo, novembro de 2021 - A Adobe acaba de lançar o levantamento
Adobe
Holiday Shopping Forecast com projeções de compras online e tendências de
consumo para a chamada temporada de férias de 2021, que vai de 1º de novembro a
31 de dezembro. O estudo projeta que as vendas online de fim de ano devem
atingir US$ 910 bilhões globalmente no período - um crescimento de 11% ano a
ano.
O relatório indica que mais de US$ 4
trilhões serão gastos em todo o mundo em 2021 - trata-se de um novo marco para
o comércio eletrônico. Só nos Estados Unidos, a expectativa é chegar a US$ 207
bilhões, o que representa um aumento de 10% em relação a 2020 e um novo recorde
no mercado local.
O levantamento revela, no entanto, que,
à medida que o e-commerce se torna mais onipresente, os principais dias de
compras estão perdendo destaque. O estudo prevê, por exemplo, que a Cyber Week
(do Dia de Ação de Graças até a Cyber Monday) gere US$ 36 bilhões em gastos
online - 17% de toda a temporada de férias. Esse crescimento, porém, é de
apenas 5% ano sobre ano para o período de cinco dias (menos do que a temporada
geral, de 10%).
A Adobe estima que a Cyber Monday gere
US$ 11,3 bilhões (+4% a/a) e continue a ser a maior data da temporada, com a
Black Friday chegando a US$ 9,5 bilhões (+5% a/a) e o Dia de Ação de Graças a
US$ 5,4 bilhões (+6% a/a). A conclusão, contudo, é de que os três principais
dias de compras estão crescendo menos do que a temporada em geral.
A general manager da Adobe Commerce,
Stella Guillaumon, explica que esse levantamento é feito com base nos dados do
Adobe Analytics. A análise abrange mais de 1 trilhão de visitas a sites de
varejo nos Estados Unidos, 100 milhões de SKUs e 18 categorias de produtos, com
visualizações globais baseadas em transações em mais de 100 países em três
regiões.
“Além das projeções de vendas, o
relatório apresenta as tendências de consumo online que podem ajudar o varejo a
definir melhor suas estratégias para atrair e fidelizar consumidores”, afirma
Guillaumon.
Confira abaixo os principais insights do
estudo da Adobe:
- Descontos menores: os níveis de promoção em eletrônicos,
por exemplo, atingirão o pico de 22% na temporada - abaixo dos 27% em 2020.
Outras subcategorias incluem computadores com 25% (vs 30% em 2020),
eletrodomésticos com 16% (vs 20%) e televisores com 15% (vs 18%). A pesquisa
também indica decréscimo em outros produtos, como brinquedos com 16% (vs 19%),
artigos esportivos com 14% (vs 20%), vestuário com 15% (vs 20%), móveis com 7%
(vs 9%) e ferramentas com 8% (vs 11%);
- Quando comprar: em uma pesquisa da Adobe com mais de 1
mil consumidores nos Estados Unidos, 67% estão preocupados com o fato de os
presentes estarem mais caros neste ano. Embora os descontos sazonais iniciem em
outubro, na faixa entre 5% e 15%, à medida que os varejistas procuram gerenciar
os desafios, os maiores descontos (na faixa de 5% a 25%) ainda devem acontecer
por volta do Dia de Ação de Graças e do Cyber Monday.
Espera-se que certas categorias, como os
eletrônicos, tenham os maiores descontos antes mesmo da Cyber Monday. Os
melhores dias para fazer compras incluem: Ação de Graças (25/11) para
brinquedos; Black Friday (26/11) para móveis, roupas de cama e ferramentas;
sábado (27/11) para eletrônicos e eletrodomésticos; domingo (28/11) para
vestuário e artigos esportivos; Cyber Monday (29/11) para televisores; e
quarta-feira (1º/12) para computadores;
- “Compre agora, pague depois” ganha
força: os
consumidores estão adotando novos métodos de pagamento, como o “Compre Agora,
Pague Depois” (BNPL), para liberar dinheiro neste período de festas. Com base
nos dados do Adobe
Analytics, a receita online do BNPL neste ano foi 10% maior do que em 2020
e 45% superior ao registrado em 2019. Os consumidores também estão usando o
BNPL para pedidos cada vez mais baratos, com o valor mínimo caindo 12% ano a
ano para US$ 225. Na pesquisa da Adobe, 25% dos entrevistados disseram ter
recorrido ao BNPL nos últimos três meses, com vestuário (citado por 43% das
pessoas), eletrônicos (33%) e mantimentos (30%) como as categorias principais;
- Telas maiores: à medida que os consumidores passaram
mais tempo em casa trabalhando de seus notebooks na pandemia, o crescimento das
compras com smartphones atingiu o teto. A Adobe espera que os smartphones
representem 42% da receita geral nesta temporada (US$ 86 bilhões) - um aumento
modesto de 5% a partir de 2020;
- Frenesi de compras: em média, um consumidor nos Estados
Unidos gastará 12 horas inteiras fazendo compras online nesta temporada de
férias. Durante as "horas de ouro" do e-commerce (das 7h às 23h na
Cyber Monday), os compradores gastarão US$ 2,9 bilhões online em apenas quatro
horas - 50% a mais do que em um dia inteiro normal de agosto de 2021 (U$ 1,9
bilhão). No horário de pico da Cyber Monday (das 8h às 21h), os consumidores
gastarão mais de US$ 12 milhões a cada minuto;
- Experiências como presente: por último, a pesquisa da Adobe indica
que, enquanto mais da metade dos entrevistados (51%) planejam comprar bens
físicos como presentes para outras pessoas nesta temporada de férias, quase um
quinto (17%) planeja oferecer uma experiência. As principais categorias incluem
tratamentos de spa (citados por 25%), ingressos para shows (25%), eventos
esportivos (22%), passagens aéreas (21%) e aulas de culinária (16%).
O estudo completo pode ser acessado neste link.
Sobre a Adobe Systems Incorporated
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