Alfa Collab completa um ano com 17 startups participantes e carteira de crédito prevista para cinco anos de até R$ 1,34 bilhão
Fundado em novembro de 2020, o hub de inovação
do Conglomerado Alfa celebra o primeiro aniversário com contribuições significativas
ao ecossistema de inovação brasileiro e números expressivos de transações e
projeções de investimentos
Francisco
Perez, diretor de Novos Negócios
São Paulo, novembro de 2021 – Lançado em novembro de 2020, o hub de inovação Alfa Collab,
pertencente ao Conglomerado Financeiro Alfa, completa um ano com uma carteira
diversificada de startups
participantes e operações com números expressivos. Nos últimos 12 meses, o
programa promoveu diversos negócios que ajudaram a fomentar o avanço do
ecossistema de inovação brasileira, apoiou o crescimento de startups, articulou a
formação de clusters colaborativos
focados em soluções inovadoras e ofereceu serviços de financiamento para o
crescimento das empresas participantes do programa.
Atualmente, 17 startups fazem parte do Alfa
Collab: 88i Seguradora Digital, Bot Nicks, CashU, E-ctare, Fiduc, Finpec,
GoBots, Impact Bank, InstaCasa, LooqBox, Marvin, Prestho, Predify, Size, SMU,
Vuxx e Zink. As empresas participantes são selecionadas em um processo que
contém cinco etapas: existência de sinergia com as áreas de negócios do
conglomerado, entendimento dos diferenciais competitivos da startup, realização de uma
análise minuciosa para início das negociações e formalização da parceria para
início dos trabalhos conjuntos.
Além disso, todas as startups do programa passam
por uma análise de investimento para, posteriormente, integrar o portfólio.
Logo, já foram consultadas cerca de 202 startups
de diversas áreas: fintech,
legaltech, taxtech, cybersecurity, agritech, big data e Artificial Intelligence,
sendo os principais setores que passaram pelo processo de seleção.
“Trabalhamos focados nas frentes de Open Innovation, com a
incorporação de novas tecnologias ao conglomerado, por meio das startups selecionadas, e de Corporate Venture Capital,
com os investimentos estratégicos nas startups.
Na plataforma de serviços financeiros para startups,
a oferta pioneira de venture
debt no segmento bancário foi importante nesse processo, tendo uma
dívida estruturada e customizada às necessidades das startups. Para 2022, temos
como desafios expandir as vertentes anteriores por meio do venture capital, que é a
gestão e aplicação de recursos de terceiros em equity e debt, e o mercado de capitais, com a
participação em operações de IPO e M&A’’, ressalta Francisco Perez, diretor
de Novos Negócios, responsável pelo Hub de Inovação Alfa Collab e pela Área de
ESG do Alfa.
Com base nessa estratégia de mercado, o
Alfa Collab conquistou números relevantes. Entre os principais resultados das parcerias
firmadas com as startups
destacam-se: a carteira de crédito com um valor de investimento estimado em R$
1,37 bilhão para duas startups em até 5 anos; as emissões de Cédula de Produto
Rural (CPR) e Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) nos valores de,
respectivamente, R$ 5 milhões e R$ 38 milhões, ambos para a fintech Finpec. Outro
destaque do programa foi a fintech
de crédito Size, que teve sua tecnologia utilizada no bem-sucedido produto Alfa
PAF Digital, lançado no começo deste ano para operacionalizar de forma
totalmente digital a antecipação de recebíveis para micro e pequenas
empresas.
Atuação do Alfa Collab
Um dos principais pilares do Alfa Collab
está na transformação digital. O hub
colaborou na criação de novos produtos, junto com algumas startups selecionadas que
ajudaram no processo de aceleração de várias áreas nas empresas do Conglomerado
Alfa.
Na comunicação interna, a plataforma
BotNicks realizou um onboarding
digitalizado e automatizado para novos colaboradores. A Oncase, startup de soluções
tecnológicas, efetuou a integração de dados das empresas financeiras do
conglomerado, enquanto a startup
A de Agro executou a avaliação, em tempo real, via imagens de satélite,
dos clientes de crédito do Alfa Rural. Além disso, a loja de construção C&C
também recebeu colaborações positivas, como a implementação da inteligência
artificial, tanto em seu e-commerce
quanto na realização de consultas de indicadores por meio de perguntas,
fornecidas respectivamente, pelas empresas Gobots e LooqBox.
Os pilares Ambiental, Social e
Governança Corporativa (ESG na sigla em inglês) são valores que o Alfa Collab
busca fortalecer em seu posicionamento como agente relevante do mercado
financeiro em termos de impacto socioambiental. Para isso, são levadas em
consideração quatro questões: respeito aos dez princípios universais enunciados
pelo Pacto Global das Nações Unidas; políticas claras e implementação de
práticas ESG; identificação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
da Organização das Nações Unidas (ONU) envolvidos e escolha de indicadores para
a mensuração e acompanhamento do impacto socioambiental gerado pela startup; e classificação do
Alfa Collab no espectro de capital do Impact Investing Institute e do portfólio
de startups com base
na escala “Agir para evitar danos, Beneficiar stakeholders, Contribuir para soluções (ABC)”
do Impact Management Project.
“Como case
de sucesso de impacto que está inserida em nosso programa, temos a startup Impact Bank, fintech de meios de
pagamento, com fins lucrativos, que oferece soluções financeiras completas para
ONGs, negócios e indivíduos. Com isso, a sua estratégia de impacto é apoiar
arranjos sociais inclusivos e mobilizar capital para financiar transformações
para um futuro mais justo e sustentável, estando, assim, alinhada às diretrizes
de ESG do Alfa. E, para o segundo ano de trabalho com o Alfa Collab, a previsão
é de expandir a parceria para a estruturação de blended finance (financiamento misto, em
português) com a área de Asset, do Banco Alfa’’, explica Perez.
Por fim, o Alfa Collab tem a missão de
posicionar a marca, difundir os valores e benefícios do programa, além de
oferecer conteúdos para o público de inovação e investimento que tenha
interesse em novos negócios. Assim, além da divulgação na imprensa, a
comunicação é realizada pelas redes sociais e pelo site do hub, tendo como destaques: Collab Trends, programa
semanal com mais de 40 entrevistas veiculadas na Rádio Transamérica (com uma
audiência que ultrapassou um milhão de ouvintes); canais no Spotify (que já
atingiu mais de 630 mil visualizações) e no YouTube; artigos científicos
publicados no site;
apoio em reports
da Fischer, envio de newsletters
com assuntos sobre o ecossistema; participação em eventos e realização de lives com executivos do Alfa
e das startups
selecionadas pelo hub.
“A comunicação do Alfa Collab está
diretamente ligada aos interesses do conglomerado e acreditamos que é uma área
essencial para conseguirmos alavancar os nossos negócios e impactar
positivamente futuros parceiros. Logo, enxergamos a comunicação como função
estratégica e nosso objetivo é continuar valorizando e expandindo-a em
diferentes tipos de canais, para atingir cada vez mais indivíduos do
ecossistema”, enfatiza Claudio Cardoso, consultor de Comunicação do Alfa
Collab.
Sobre o Conglomerado Alfa
O Conglomerado Financeiro Alfa é
composto por empresas atuantes em diferentes segmentos financeiros e de seguros
e, com vasta experiência e tradição construídas em mais de 95 anos de história,
busca a excelência no desenvolvimento de seus negócios, sempre visando
relacionamento de longo prazo tendo o cliente no centro.
Com atuação principalmente nos segmentos
de crédito a pessoas jurídicas e físicas, Tesouraria, Administração de Recursos
de Terceiros, Private Banking, Wealth Management; Mercado de Capitais e Fusões
& Aquisições, o Conglomerado é formado pelo Banco Alfa, Banco Alfa de
Investimento, Alfa Financeira, Alfa Leasing, Alfa Corretora, Alfa Seguradora e
Alfa Previdência e Alfa Collab (Hub de Negócios em Inovação). Oferecendo
segurança, agilidade na resposta e solidez, opera com respeito aos valores
éticos e sustentáveis da boa causa ESG, que sempre acompanharam sua trajetória.
Fazem parte do Conglomerado Alfa, também, empresas não financeiras de setores diversificados, tais como hotelaria (Rede Transamérica de Hotéis), materiais de construção (C&C Casa e Construção), agroindústria (Agropalma), águas minerais (Águas Prata), alimentos (Sorvetes La Basque), cultural (Teatro Alfa), comunicações (Rede Transamérica de Rádio) e eventos (Transamerica Expo Center).
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