Aluna se inspira nos próprios aparelhos auditivos para escrever livro sobre inclusão
Estudante que convive com uma condição auditiva e neurológica atípica reflete acerca da aceitação e da discriminação no livro que produziu em programa literário realizado pela escola
Aos nove anos de idade,
Bella de Souza Perlati acaba de lançar seu próprio livro, o primeiro impresso
em formato igual aos encontrados em livrarias – apesar dos inúmeros outros que
escreveu em seus cadernos espalhados pela casa. Se antes ela já queria ser astronauta
e veterinária, agora ela tem certeza de que também quer ser escritora. O
motivo? Poder “escrever sobre os direitos das pessoas”, como ela própria diz.
Bella estuda no quarto ano do Ensino Fundamental, sabe ler e escrever, mas
carrega o diagnóstico de perda auditiva neurosensorial bilateral e esclerose
hipocampal, o que torna seu processo de desenvolvimento mais delicado. Por usar
aparelhos auditivos e, em alguns momentos, ter dificuldade para se lembrar de
aprendizados recentes, está em constante batalha, porém, sempre acompanhada de
um sorriso no rosto, além de lápis e caderno na mão para não deixar de anotar
nenhuma de suas impressões.
Assim como os amigos da classe, a estudante participou do programa literário
Ciranda de Livro, incluído no planejamento pedagógico do Colégio The Joy
School, da cidade Jundiaí-SP. A atividade, feita ao longo do letivo e até de
maneira interdisciplinar, prevê que cada aluno escreva e ilustre o próprio
livro baseado em um tema proposta em sala. O desfecho se dá em um evento de
autógrafos que, no caso da Bella, acontecerá no dia 11 de dezembro.
“Quando eu recebi o livro digital da Bella para escrever sua biografia, fiquei
muito emocionada. Ela escreveu sobre o aparelho auditivo, sobre todo mundo ter
uma necessidade, independente de qual seja. A atividade foi superimportante
porque ela se sentiu verdadeiramente como a protagonista”, conta Paloma de
Paula Souza, mãe da Bella e maior incentivadora da menina, tanto no quesito
leitura quanto no da aceitação de suas diferenças.
“Somos todos iguais?”
Foi a partir do tema escolhido pelo colégio para a criação literária que a
professora Eliana Santinato trabalhou o conteúdo de apoio e sugeriu o que veio
a ser o título do livro da Bella, a pergunta “Somos todos iguais?”. “A Bella
teve uma participação significativa nas atividades porque dava depoimento da
vivência dela. Ela tirava o aparelho e mostrava para a classe, contava como era
usar e dizia como sentia orgulho deles. Foi gratificante!”, lembra a
professora.
Para o colégio The Joy School, aplicar o programa Ciranda de Livro foi a
oportunidade de reforçar entre os alunos os valores que já são trabalhados no
dia a dia da instituição. “A Ciranda de Livro vem bem ao encontro da nossa
filosofia, que é trabalhar e mostrar o diferente para os alunos. Então as
crianças puderam escrever suas próprias histórias e nós tivemos trabalhos
fantásticos”, concluiu Lilian Capella.
Ferramenta de empoderamento
Para Paloma, que é publicitária e se tornou especialista em projetos de inclusão
social junto a marcas após descobrir as necessidades especiais de Bella, a
atividade é essencial tanto para a evolução do aprendizado da filha, como para
o reforço de todo apoio recebido pela família em casa. “Essa é uma das
principais batalhas da inclusão porque, independente da tipicidade, todos somos
únicos, então ela tem que olhar dessa maneira, como uma criança que está
aprendendo”, afirma a mãe.
Bella, que nem imaginava escrever um livro de verdade tão cedo, teve ainda a
grata surpresa de ter sua história apresentada para alguns colaboradores de uma
empresa alimentícia, como parte de uma atividade sobre inclusão social. Ideia
de uma amiga da família que acompanha a menina desde pequena e que também se
emocionou com a obra.
Estímulo extra para que Bella continue preenchendo as páginas de seus cadernos
com muita história e, futuramente, as prateleiras das livrarias, com suas
lições de vida. “Se meu livro espalhar pelo mundo, eu posso ajudar muita
gente”, finaliza a estudante.
Sobre a Ciranda de Livro
Lançada em 2019, a Ciranda de Livro se posiciona como uma das principais
tecnologias educacionais de metodologia ativa para produções literárias. Seu
intuito é auxiliar colégios e professores na promoção da leitura, escrita e
desenvolvimento de competências estabelecidas pela BNCC. Tem sido destaque em
instituições de todo o Brasil por poder ser aplicada como atividade em sala de
aula ou de maneira remota, além de chamar a atenção pela qualidade do produto
final entregue às famílias.
Grupo School Picture
Ciranda de Livro é uma solução do Grupo School Picture, que há 35 anos atua no
segmento educacional como líder em Recordações Escolares e soluções digitais
para escolas. Ainda no grupo fazem parte o aplicativo de comunicação IsCool App
e a empresa de fotografia de formatura Conquista Formaturas.
Mais informações:
www.cirandadelivro.com.br
www.schoolpicture.com.br
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