BI: O que é e qual a sua função?
Com a revolução digital chegando dentro de empresas, logo foi desenvolvida a prática de Business Intelligence (BI) ou inteligência corporativa.
Na qual os dados e informações são analisadas em prol do auxílio nas decisões mais importantes dentro de um negócio.
Essa forma de trabalho guiado por análises sempre foi uma realidade dentro de empresas, principalmente naquelas que trabalham com investimentos continuamente verificados.
No entanto, nos últimos anos, com o advento das tecnologias e com o surgimento de programas específicos para recolher, organizar e sintetizar dentro de um entendimento corporativo informações importantes, o BI se tornou ainda mais utilizável.
Essa prática dentro de empresas passou a potencializar alguns tipos de benefícios, que hoje são a base de argumentos utilizados por profissionais na hora de sugerir seu uso.
No texto a seguir vamos entender mais sobre o BI, reiterando essas vantagens e sobretudo a importância em trabalhar com dados nos dias de hoje, por exemplo, em empresas de lavagem de tapetes residenciais.
Afinal, o que é o B.I?
O Business Intelligence (BI), ou Inteligência corporativa, é uma estratégia utilizada dentro de empresas com foco na utilização de dados dentro da tomada de decisões importantes.
Essa é uma prática voltada às escolhas inteligentes, baseadas em comprovações vindas de análises de informações recolhidas pela própria empresa, dentro de:
Pesquisas;
Relatórios;
Redes sociais;
Vendas.
Sendo assim, qualquer tipo de tecnologia, como sistemas e ferramentas, que são capazes de captar informações e transformá-las em leituras práticas, sugerindo um tipo de direcionamento para uma empresa de abrasivo para jateamento é considerado BI.
Ao contrário do que muitos imaginam, o BI não oferece a busca por um resultado, tal como uma decisão que a empresa precisa fazer para o bem de sua empresa.
O foco dessa prática é ser utilizada dentro de contextos específicos feitos pela empresa, sendo idealizada por meio do big data, uma estratégia complementar, que visa reunir todos os dados possíveis que podem favorecer um negócio, dentro de ferramentas.
Em um exemplo prático podemos entender que uma empresa do ramo de venda de guarda roupa de madeira rústica deseja entender mais sobre os principais desejos do cliente.
Buscar por essa futura proposta de produto que será oferecido pode ocorrer de inúmeras maneiras, desde pesquisas de mercado até entrevistas com consumidores.
Todos os resultados, bem como informações que dizem respeito aos próprios consumidores, como idade, gênero e profissão devem ser reunidas dentro de uma ferramentas ou sistema cabível, onde possa ser feita uma boa visualização.
Nessa fase geralmente participam alguns dos principais tomadores de decisões de empresas, bem como investidores e sócios, pessoas que juntas podem estar à frente das principais mudanças a serem feitas em selo mecânico duplo.
Um ponto importante é que quase sempre o uso do BI faz sentido dentro de uma análise total, ou seja, é preciso entender a situação como um todo para chegar em um resultado.
Por que esse recurso é tão importante?
O princípio do BI é a utilização de dados, sendo eles o ponto de partida para que haja uma compreensão melhor e maior de alguma situação que envolve uma empresa de manutenção corretiva de poço, seja em um investimento ou resolução de problemas.
Em relação às práticas que envolvem o Business Intelligence, como o caso da agregação de informações e montagem para visualização, podemos falar sobre a organização.
Muitas vezes uma empresa pode ter em mãos a chave para o sucesso, como um produto que está sendo desejado pelo público e até mesmo uma problemática que pode se agravar daqui há alguns meses, sendo a causa inclusive para perdas financeiras.
Logo, o intuito de permitir um filtro e uma boa organização de dados relevantes para análise é justamente entender de que forma é possível olhar a situação como um todo, com olhar clínico para o que está acontecendo, procurando sempre por mudanças viáveis.
Sem essa preocupação fica cada vez mais difícil começar a propor alguma mudança que faça de fato um efeito, ainda mais quando se usa apenas a experiência e a intuição.
Outro ponto que se destaca na importância dp BI é o valor dado a informações que antes poderiam nem ao menos ser colocadas como importantes, muitas das vezes sendo descartadas pelas equipes que trabalham dentro de uma empresa.
Ainda que um dado sobre seguidores em uma rede social de uma marca de cortina romana quarto possa parecer insignificante, é possível utilizar esse ponto dentro da obtenção de outros pontos positivos e importantes de uma estratégia.
Ter os dados mais importantes referentes a sua empresa e não utilizá-los da maneira mais inteligente possível é de longe um dos piores erros nas gestões atuais.
Por isso, sempre que for possível, tente introduzir o uso de BI dentro da sua corporação, esteja ela no começo da caminhada ou já estabilizada no mercado.
Algumas das vantagens agregadas a seu uso
Agora que já entendemos melhor a importância de utilizar BI dentro das estratégias da sua empresa, é o momento de entendermos um pouco mais sobre as suas vantagens, questões positivas que podem ser agregadas dentro do seu negócio de mangueira irrigação.
Gera oportunidades
A partir da análise de dados referentes a uma empresa, dentro de uma prática de Bi, é possível enxergar algumas oportunidades que estavam sendo deixadas de lado pela companhia, principalmente, em relação ao que é pedido pelo cliente.
Por exemplo, em uma análise de respostas nas redes sociais de uma marca de bolsas, muitos consumidores reclamaram sobre a falta de cores específicas do item.
A partir dos dados analisados, ainda mais em relação às demandas referentes a esse modelo, é possível que o tomador de decisões dessa empresa entenda que essa é uma oportunidade que precisa ser bem aproveitada.
Resolução de problemas
A resolução de problemas é um dos pontos fortes de se trabalhar com BI dentro de empresas de arqueação de tanques.
Isso porque fica fácil entender, a partir de dados específicos, quando algo pode estar fora de controle dentro da empresa.
Por exemplo, em muitos casos de uso de BI gerentes financeiros conseguem encontrar falhas relacionadas às entradas e saídas de dinheiro, provocando ganhos menores.
A partir dessa localização, facilitada pelas ferramentas utilizadas dentro do BI, como sistemas e programas específicos, as lideranças responsáveis pelas soluções podem começar a viabilizar mudanças, evitando que esse erro se prolongue.
Maior valor no mercado
De modo geral, o uso de BI representa uma inovação dentro de empresas a respeito do uso de tecnologias, capazes de agregar os melhores resultados possíveis.
Dito isso, fica fácil entender que a empresa que está utilizando essa ajuda se torna mais valorizada.
Isso ocorre, principalmente, dentro da área de B2B, onde empresas prestam serviços para outras empresas, sempre com o intuito de melhorar resultados.
Com o uso do BI e com a análise constante feita por membros da equipe, responsáveis pela captação e reconhecimento dos dados mais importantes, é possível trazer à marca um ar de tecnologia, inovação e sobretudo inteligência de primeiro nível.
Melhora o gerenciamento
O gerenciamento de uma empresa nem sempre é algo fácil, ainda mais dentro de negócios pequenos, onde a mesma pessoa que gerencia o dia a dia é aquela que propõe melhorias relacionadas a estratégias de mercado ou de compras de materiais.
Com o uso do BI essa realidade pode se modificar rapidamente, abrindo espaço para uma condição de empreendedorismo cada vez mais exata e próxima de bons resultados.
Por isso, é tão necessário o investimento em tecnologias que conseguem promover as principais ideias de Bi, colocando suas soluções em prática.
Agrega melhores investimentos
Os investimentos se encaixam perfeitamente em escolhas possíveis dentro de um gerenciamento de empresa.
Tendo em vista que são estratégias que precisam gerar um tipo de retorno, o que enfatiza as melhores decisões possíveis.
De certa forma, quando uma empresa passa a trabalhar com BI, é bem claro que a condição de seus investimentos passam a ser bem analisadas e tratadas.
Por exemplo, se o investimento em uma equipe de marketing não está trazendo um bom retorno, é importante que haja uma diminuição de pagamentos ou até mesmo quebra do serviço prestado por uma empresa especializada.
Considerações finais
O Business Intelligence é uma verdadeira ferramenta de potencialização de resultados dentro de uma corporação, utilizando como base de suas decisões dados e informações referentes tanto à empresa quanto à área de atuação.
A partir da junção, organização e análise de todos esses dados, tomadores de decisões de corporações conseguem firmar e posicionar as melhores ideias e soluções.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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