BIG DATA: Qual seu conceito?
O Big Data tem sido um grande aliado de empresas em todo o mundo, ajudando tomadores de decisões em suas escolhas, sobretudo oferecendo grandes oportunidades de crescimento e de investimentos, a partir da análise de dados.
Ainda que este seja um conceito bastante debatido atualmente, é importante trazer a informação de que, na realidade, sua utilização é muito antiga.
Entretanto, diante de novas ferramentas tecnológicas, cada vez mais acessíveis e inseridas na cultura da sociedade, principalmente em corporações de projeto comercial e residencial, a realidade das vivências com os dados têm se mostrado mais presentes.
Não à toa, empresas têm apresentado uma tendência nas contratações de pessoas que reconhecem o trabalho com dados, bem como marcas que concedem serviços do tipo.
Neste artigo, vamos entender mais sobre o que é o Big Data, relacionando suas vantagens às atuações recorrentes nos diversos ambientes organizacionais, além de pontuar as maneiras que você pode começar a trabalhar com essa atmosfera de análises.
O que é o Big Data?
O Big Data, que em português tem um significado aproximado a “grandes dados”, é um formato de trabalho, ou melhor, uma estratégia baseada em ferramentas tecnológicas com foco no recolhimento e análise de dados em computador semi novo.
Apesar de sua metodologia e prática serem utilizadas em todo o mundo, o Big Data se mostra potente no interior das empresas dos mais variados ramos e tamanhos, auxiliando nas decisões.
O conceito de dados em grande volume não é novo, pelo contrário: faz parte da realidade da história de muitas empresas e de governos ao redor do mundo, que utilizavam informações e dados diversos para criar potentes estratégias de defesa, por exemplo.
No entanto, foi no início dos anos 2000, na era da popularização da internet, invenção das ferramentas digitais originadas a partir desta e também com a integração de sistemas no contexto dos negócios que a análise de dados passou a ser uma função recorrente.
Exemplificar a quantidade de dados que estão presentes em uma empresa de qualificação de desempenho, por exemplo, é muito fácil a partir da verificação da realidade de Big Data.
Isso porque o negócio pode utilizar alguns pontos de retirada de dados essenciais, que vêm a influenciar positivamente a interpretação, a análise e verificação de situações, sejam problemas ou eventuais soluções a serem agregadas. Alguns desses espaços são:
Redes sociais;
Sistemas de vendas;
Sites e plataformas na internet;
Pesquisas públicas;
Dados em domínio público.
À primeira vista, a quantidade de informações retiradas desses e de tantos outros possíveis espaços pode ser confusa, e não parecer apresentar nenhum tipo de solução.
Porém, com a ajuda de ferramentas tecnológicas específicas para tal, é possível filtrar, tratar, organizar e começar a fazer uma análise do que todas essas informações têm a dizer.
A partir dessa compreensão, é possível adentrar naquela que é conhecida como ciência de dados, algo que cada vez mais vem atraindo profissionais em todo o mundo, tanto pelo retorno financeiro quanto pela essencialidade na estrutura de quase todos os negócios.
Quais as suas vantagens?
Como você já sabe, o Big Data auxilia empresas de projeto de ar condicionado em meio a análise de dados que vêm de diferentes fontes. Ter acesso a tudo isso, ainda mais por meio de uma organização clara, pode trazer muitas possibilidades aos negócios.
Nos tópicos a seguir, vamos trazer algumas delas, que podem contribuir e até mesmo impulsionar o investimento em ferramentas que trabalham com dados. Confira:
Decisões mais rápidas
Imagine que o seu negócio precisa tomar uma decisão o mais rápido possível, tendo em vista que essa questão pode trazer uma transformação para a empresa a respeito de um problema que vem acontecendo. Os dados, neste sentido, são o melhor caminho.
Quando o trabalho é feito sem a utilização do Big Data, pode ser muito mais difícil acessar decisões práticas, onde a resposta está apenas na análise e observação.
Dessa maneira, negócios que investem nesse tipo de estratégia e envolvem seus colaboradores na utilização de informações analisadas como parte fundamental das escolhas, certamente terão melhores e resultados mais rápidos do que sem este uso.
Resultados assertivos
Além da rapidez em encontrar um bom resultado de dados em uma companhia de avaliação patrimonial, as informações analisadas a partir do Big Data são capazes de trazer uma assertividade muito maior do que seria em casos onde não há essa verificação.
Isso porque, na maioria dos casos, sem o uso dessa tecnologia, as indicações de soluções e até de mudanças estratégicas de um negócio, são baseadas por outros pontos, como experiência, observação e até mesmo palpite, tendo chances de dar errado.
Se dentro da sua atuação os erros são praticamente inaceitáveis, é extremamente importante trabalhar com o uso de dados, e ter como guia profissionais competentes.
Auxilia em investimentos
Um dos pontos atrelados às decisões de uma organização são os investimentos, forças financeiras focadas em mudanças que visam transformar e modificar a força do negócio em algum sentido, trazendo melhores oportunidades e chances de crescimento.
Por exemplo, podemos ver que o investimento em publicidade é uma chance para que uma empresa de escritório planejado possa se tornar mais popular para o seu público.
No entanto, investir nisso pode custar caro, o que inclui uma potência em relação aos retornos que serão trazidos. A partir do uso do Big Data, é possível chegar a esse denominador com maior e melhor qualidade, sem nenhum tipo de erro.
Encontro de oportunidades
De todas as qualidades que podemos enxergar com a utilização de Big Data nos ambientes empresariais, o filtro de oportunidades oferece uma condição interessante - e muitas vezes necessária - para alguns tipos de negócios, em especial aqueles que andam mal.
Os dados recolhidos da companhia, por exemplo, em redes sociais e plataformas de interação com clientes podem apontar para uma demanda recorrente de camisa polo lisa.
Ou seja, tendo em mãos aquilo que pode fazer a sua empresa obter maiores vendas e sucesso com os consumidores, o ideal é partir para a ação. Isso só é possível graças ao estudo e a análise de toda a situação, por meio de dados e suas ferramentas.
De que forma começar a trabalhar com isso?
Até aqui, você já entendeu um pouco mais sobre a potência da Big Data para as estratégias das empresas, e como é tão importante trabalhar com esse recurso em um mundo cada vez mais tecnológico, onde informações e dados estão sempre sendo oferecidos.
Agora, vamos saber mais sobre o que é necessário para que uma companhia passe a trabalhar com essa estratégia da melhor forma possível.
1. Ter um objetivo de análise
É preciso que haja um foco na análise de dados da sua empresa de nutricionista esportivo, pois essa determinação vai ajudar tanto no recolhimento dos dados que fazem sentido para esse assunto, quanto na determinação das ferramentas e períodos de análise.
Isso se faz essencial para entender melhor como uma empresa está se saindo em uma avaliação de métricas e situações similares.
2. Filtrar as fontes de dados
Depois da compreensão sobre o ponto de partida da análise feita por meio do Big Data, é importante entender se todas as fontes de dados estão dentro daquilo que é determinado para que sua pesquisa traga bons resultados.
Comece entendendo os espaços que devem fazer parte da análise, como um site, um sistema tecnológico para a empresa, pesquisas feitas com clientes, dentre outros pontos.
3. Investir em ferramentas tecnológicas
As ferramentas tecnológicas têm uma grande responsabilidade para o Big Data, tendo em vista que é a partir delas que os resultados conseguem ser visíveis, prontos para serem analisados pelos tomadores de decisões das empresas responsáveis.
O ideal é que sua organização invista tanto nas ferramentas certas, geralmente sistemas de visualização e organização de dados, quanto em profissionais capacitados.
4. Inserir a Big Data na cultura empresarial
Sem uma rotina de utilização do Big Data na estrutura das equipes de trabalho, pode ser um tanto mais difícil entender como colocar essa prática de modo a influenciar os resultados.
O ideal é que toda a corporação, dentre todos os times, entendam a importância de trabalhar com dados e possam contribuir para que as escolhas e qualquer outro tipo de determinação na empresa seja baseada em informações relevantes.
Considerações finais
O Big Data é uma metodologia capaz de agregar resultados importantes para um negócio ou qualquer espaço que o utilize, considerando que ela utiliza dados para análise e captação de informações relevantes.
Para aplicá-lo em sua empresa, além de contar com a ajuda de ferramentas cabíveis, é necessário entender de que forma o Big Data pode entrar na cultura empresarial.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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