Black Friday 2021 promete ser a maior em vendas on-line nos últimos 10 anos
Especialistas dão dicas para
microempreendedores e consumidores
Uma pesquisa feita pela Offerwise
constatou que 70% dos entrevistados pretendem realizar compras on-line na Black
Friday 2021. Para o especialista em logística e presidente do Conselho de
Administração da Pathfind, Antonio Wrobleski, a Black Friday deste ano será a
maior de todas quando falamos em vendas pela internet. “Acredito que o mercado
como um todo não vai vender mais, mas o mercado como e-commerce sim”.
O especialista acredita ainda que há uma
tendência de microempreendedores trabalharem no marketplace dos grandes
operadores e que os pequenos varejistas vão se destacar nas vendas por
e-commerce. “De 1,5 milhão a 2 milhões de empresas se beneficiam com esse
processo de colocar seus produtos no mercado on-line. As pequenas e médias
empresas, conseguindo estabelecer um objetivo pé no chão, poderão vender pela
internet com a ajuda do marketplace dos grandes operadores e realizar muitas
vendas nesta Black Friday”.
Para isso, Antonio dá algumas dicas:
“Pesquisar sobre o seu produto e o posicionamento dele no mercado para concluir
se há necessidade de aumentar o estoque ou não. Algumas pequenas empresas não
têm histórico de vendas de outros anos na Black Friday, por isso é importante
que usem outras maiores como referência e inspiração para a logística e fluxo
de vendas”.
Cuidado na hora das compras
Segundo pesquisa feita pelo UOL, 92% das
pessoas que pretendem comprar durante a Black Friday estão optando por
pesquisar antecipadamente os percentuais de descontos dos produtos de
interesse. O especialista em direito internacional, Leonardo Leão, alerta que é
necessária atenção. “O consumidor deve ficar muito atento para que a Black
Friday não vire uma ‘Black Fraude’”.
Leonardo, que é CEO e consultor de
imigração e negócios internacionais da Leão Group - com sedes no Brasil,
Estados Unidos e Europa -, diz que a Black Friday é muito importante economicamente,
e compara a tentativa dos dias de promoções aqui no Brasil com a realidade dos
EUA.
“Nos Estados Unidos, há uma relação
clássica de ganha-ganha: os vendedores ganham na quantidade de vendas e os
consumidores ganham ao adquirir produtos caros, mas que entram em promoções
excelentes nessa época. No Brasil, infelizmente a regulação do direito do
consumidor é muito falha e vemos muitas coisas sendo vendidas pela ‘metade do
dobro’. Se houvesse promoções como as feitas nos EUA, também haveria uma relação
de ganha-ganha entre vendedor e consumidor.”
A Black Friday, que surgiu nos Estados
Unidos, era conhecida como uma sexta-feira ruim para o comércio. Por ser um dia
após o feriado de Ação de Graças, a queda das vendas era gigante. Para
atrair as pessoas a comprarem nesse feriado, criou-se as promoções de Black
Friday.
No Brasil, o mercado importou o dia da
mega liquidação em 2010 e a data passou a ser incluída no calendário comercial
do país, já que os lojistas perceberam o potencial de vendas do dia. “Em 2012,
a iniciativa cresceu, rendendo da mesma proporção lucros e polêmicas, como o
apelido pejorativo Black Fraude”, explica Leão.
Sobre Antonio Wrobleski
Antonio Wrobleski é presidente do
Conselho de Administração da Pathfind. Engenheiro, com MBA na NYU (New York
University), também faz parte do Conselho da BBM Logística e é sócio da Awro
Logística e Participações. Ele foi presidente da Ryder no Brasil de 1996 até
2008, em 2009 montou a AWRO Logistica e Participações, com foco em M&A e
consolidação de plataformas no Brasil. Foi Country Manager na DHL e Diretor
Executivo na Hertz. O trabalho de Antonio Wrobleski tem exposição muito grande
no mercado Internacional, com trabalhos em mais de 15 países tanto no trade de
importação como de exportação.
Sobre Leonardo Leao
É especialista em Direito Internacional, advogado, fundador e CEO/consultor de imigração e negócios internacionais da Leão Group. Mestre em Direito pela University of Miami School of Law, com especialização na University of Miami Division of Continuing & International Education. É pós-graduado em Direito Empresarial e Trabalhista pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui MBA pela Massachussets Institute of Business. Tem um vasto conhecimento e histórico comprovado de mais de 15 anos fornecendo conselhos indispensáveis aos clientes que buscam orientações em relação a internacionalização de carreiras e negócios.
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