Black Friday 2021 será uma das mais digitais de todos os tempos mesmo com a retomada do varejo presencial
Muitas transações serão realizadas por meio do celular, que passou a
ser o principal canal de compras de 30% dos brasileiros no último ano, de
acordo com a pesquisa Global Consumer Insights Pulse 2021 da PwC
Carlos Coutinho/Divulgação |
Apesar da reabertura do comércio e do retorno gradual das atividades
presenciais, as compras por meios digitais se fortaleceram como hábito de
consumo durante a pandemia (especialmente para as gerações mais novas) e devem
tornar a Black Friday deste ano a mais digital de todos os tempos. Segundo a
Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do setor
para a data em 2021 será 25% maior em comparação a 2020.
Boa parte dessas transações será por meio do grande companheiro do brasileiro
durante a pandemia: o celular. Ele passou a ser o principal canal de compras de
30% da população no último ano, de acordo com a pesquisa Global Consumer
Insights Pulse 2021 da PwC. “Todos sabemos que a pandemia provocou grandes
alterações de comportamento. Pelo tempo que está demorando, o ambiente
associado à pandemia está incentivando mudanças de hábitos que vão impactar o
comércio por muito tempo”, afirma Carlos Coutinho, sócio da PwC Brasil e líder
de Consumer Markets. “A pandemia e todo o seu entorno estão criando novos
hábitos de consumo e comportamentos da população bem distintos, que podem
definir padrões de longo prazo em atitudes de compra”, diz.
Na pesquisa da PwC, um dos fatores apontados por 39% dos brasileiros como
diferencial nas compras on-line é a possibilidade de examinar uma variedade
maior de produtos em comparação com as lojas físicas. Ainda de acordo com os
dados, na hora de decidir a compra, o brasileiro tem pressa: 49% apontam a
entrega rápida e confiável como o atributo mais importante para efetuar a
transação. Em seguida, com 36%, vem a disponibilidade em estoque dos itens
procurados. A facilidade de navegação no site, permitindo encontrar os produtos
de forma rápida, ocupa o terceiro lugar na lista de atributos essenciais para
36% dos respondentes.
“O consumidor procura valor em toda a jornada que começa. A equação de valor
vai desde achar o que ele quer, na hora em que ele quer, até receber com
tranquilidade para poder usufruir dessa jornada”, afirma Coutinho. Parte desses
hábitos já estava se instalando nos consumidores, aos poucos, mas esse processo
foi acelerado pela pandemia. "O isolamento habituou o consumidor a um novo
tipo de pensamento em se tratando de transações. A compra digital permite a
busca de uma variedade de opções, ‘uma prateleira infinita’, disponível de
forma rápida. O consumidor, ao voltar para a loja física, retornará desejando
passar pela mesma experiência que ele tem nos meios digitais. Esse será o grande
desafio do varejo", diz.
A Global Consumer Insights Survey 2021 é um estudo semestral que busca
acompanhar de perto as mudanças nas tendências do consumidor. A PwC colocou em
campo uma pesquisa no fim de 2020 e outra no segundo trimestre de 2021. Para o
segundo levantamento da série, foram entrevistados 8.681 consumidores em 22
territórios. O relatório completo está disponível em www.pwc.com/consumerinsights.
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