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Black Friday promete aquecer o mercado eletrônico no Brasil

Independentemente das promoções, as empresas precisam priorizar a experiência do Cliente para fidelizá-lo, não só neste período, mas durante o ano todo.

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A Black Friday é um período especial para o comércio. Conhecida pelas promoções, a data nasceu nos Estados Unidos e hoje acontece no mundo todo. Celebrada na sexta-feira, após o feriado americano de Ação de Graças, este ano ocorre dia 26 de novembro.

E os e-commerces do Brasil podem se preparar, pois, segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mais de 10 milhões de consumidores irão aproveitar as promoções. Ainda de acordo com a pesquisa, serão movimentados R$ 6,38 bilhões apenas nas 24 horas da sexta-feira (26) da Black Friday.

Neste ano a data ganhou uma importância ainda maior. Segundo o diretor de Customer Experience da NEO, Rodrigo Quadrado, com a pandemia e a quarentena imposta pela Covid-19, o comércio teve que ser fechado por um longo período, o que ocasionou a mudança dos hábitos de consumo da população. “Com o isolamento social e lojas físicas impedidas de receber o público, as vendas online cresceram e muitos se voltaram para o e-commerce, incluindo aqueles que não tinham o hábito de realizar compras online”, explica Rodrigo.

A estimativa para 2021 representa um crescimento de 25% sobre o faturamento registrado em 2020, que já havia sido positivo em razão da aceleração digital provocada pela pandemia. No ano passado, as vendas passaram de R$ 5,1 bilhões, ainda de acordo com a ABComm.

Mesmo com o avanço da vacinação e a retomada do varejo físico, até os consumidores mais hesitantes ao digital já aprovaram a Black Friday como uma oportunidade de encontrar bons produtos com descontos.

Mas, é importante que as empresas fiquem atentas, pois a Black Friday é a grande chance para conquistar o consumidor e o tornar parceiro da marca, não somente neste período, mas o ano todo. Independentemente das promoções, o ponto-chave que determina se os consumidores irão fazer negócio com uma marca ou não, está ligado às impressões que possuem da empresa. E, nesse processo, a experiência do Cliente deve ser o centro do negócio.

“É preciso que as empresas superem as expectativas do consumidor. A princípio, pode parecer que para inovar em experiência do Cliente as marcas precisam ir além, ou bolar grandes estratégias, mas não é bem assim. Fazer o básico, mas bem feito, pode ser o suficiente para encantá-loá-. Apostar em meios que aproximem e facilitem o contato entre empresa e consumidor também já são bons diferenciais”, completa.

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