Como as redes sociais podem ajudar um negócio?
Grande é o alcance das transformações que estamos vivendo nos últimos anos e décadas, graças à internet, como as redes sociais, que têm um alcance pessoal, profissional e macro cultural.
Sendo assim, trata-se de algo que vai muito além de simplesmente trocar fotos com amigos e parentes, postando um registro de prato de comida ou do churrasco do fim de semana.
Mesmo o sentido comercial, que é enorme, costuma ser subjugado.
Por exemplo, antes se uma pessoa precisava de algo como bolsa esportiva feminina transversal, ela certamente ia esperar alguém indicar, mais ou menos pelo antigo boca a boca. Hoje a pessoa pesquisa e cota algo assim pelo próprio celular.
Depois, só de ter escrito uma vez nos motores de busca, todas as plataformas digitais que ela visitar começarão a apresentar promoções customizadas de bolsas esportivas.
Sendo a principal delas as próprias redes sociais, que também personalizam a navegação.
Naturalmente, essa mudança comercial e profissional é algo que altera radicalmente a maneira como as pessoas lidam com as marcas.
O que já remete também à transformação cultural que a internet e as mídias sociais causaram, e que ainda estão por vir.
É o que ocorre quando se fala nas famosas Gerações Y e Z, das pessoas nascidas em meados de 1980 e 2000 para cá, respectivamente.
Como essas pessoas já nascem em contato com informática e até tecnologia móvel, eles têm um outro perfil.
Como no exemplo dado, elas podem puxar o celular e pesquisar por algo como adicionar categoria A na CNH.
Na verdade, nem é preciso escrever essa palavra-chave, pois os buscadores já operam por comando de voz, pelo próprio celular.
Aí é que entra o esforço do marketing e das empresas do mundo todo, que desejam compreender a fundo essas mudanças como modo de dialogar com seus clientes em potencial. Por isso decidimos aprofundar neste tema, por meio deste artigo.
Além de explicar como essas mídias sociais de hoje podem ajudar um negócio, detalhamos os motivos pelos quais vale a pena incluir esses recursos em uma estratégia de marketing digital, listando as vantagens e benefícios que estão envolvidos.
Um ponto interessante é que hoje essas ferramentas evoluíram tanto, que já podem ajudar qualquer modelo de negócio, seja na área de venda varejista de persiana romana com bandô ou no setor de prestação de serviços mais nichados e industriais.
Por isso mesmo, se o seu desejo genuíno é de entender melhor como as redes sociais podem ajudar a transformar a sua empresa, fortalecendo sua marca e até mesmo aumentando as vendas e os resultados gerais, basta seguir com a gente até o fim.
O que são as redes sociais?
Como referido, já se foi o tempo em que as mídias sociais se limitavam a ações meramente pessoais, de pessoas que trocavam fotos pessoais e ficavam esperando a curtida dos seus amigos, ou que usavam hashtags despretensiosamente.
Na verdade, as empresas e marcas logo perceberam o enorme potencial que esse tipo de plataforma tem, graças ao fato de tanta gente passar o dia todo com o celular nas mãos.
Assim, o que as redes sociais geram é um tráfego enorme de pessoas, que se bem aproveitado pode muito bem se converter em um banco de leads e de clientes em potencial.
Além disso, se uma empresa de higienização ar condicionado split quer marcar presença nesse universo, ela precisa entender que não podemos falar sobre “rede social” de modo genérico, já que existem vários tipos diferentes.
Basicamente, elas podem focar nos seguintes aspectos:
Mensagens instantâneas;
Frases curtas, médias ou longas;
Fotos, imagens, gifs e figurinhas;
Vídeos, lives, stories e afins;
Mundo profissional e financeiro.
Sendo assim, podemos falar de mídias sociais focadas apenas em um nicho de mercado, como a troca de currículos e o anúncio de vagas de emprego, ou o networking entre profissionais de um mesmo setor, como o mundo financeiro ou o mundo médico.
Ademais, é preciso entender a fundo qual o tipo de comunicação principal proposta ali, se são mensagens de texto, fotos em alta qualidade, vídeos ao vivo e daí em diante.
Reconhecer a natureza dessa multimídia principal é importante, pois é um dos principais fatores a definir a capacidade que a marca terá de engajar seu público.
Lembrando que contar apenas com curtidas pode não ser o caminho seguro do crescimento.
O que precisa ficar claro desde já é que as redes sociais são essas plataformas que funcionam como um universo digital inteiro, que opera dentro de suas regras próprias, às quais precisamos entender e seguir.
Saiba engajar o seu público
Alguns aspectos das redes sociais já invadiram nosso dia a dia, e hoje são dados culturais que superam não apenas esses veículos, mas a própria esfera digital.
Por exemplo, as hashtags ou o joinha das curtidas, que podem aparecer em propagandas e situações da nossa rotina, mesmo fora da internet.
Porém, isso também pode causar algumas confusões, como achar que uma marca só precisa de curtidas em seus posts.
Na verdade, isso é o que se convencionou chamar de métrica de vaidade.
Outro exemplo seria o da tal “viralização”, que consiste em ter uma postagem da qual todo mundo começou a falar de repente, o que nem sempre indica aumento nas vendas.
Afinal, como uma viralização ou um excesso de curtidas pode ajudar, por exemplo, um centro veterinário? É muito simples: basta mensurar se isso realmente está fortalecendo a penetração da marca no seu mercado, bem como as vendas e negociações.
De fato, um engajamento real vai muito além de curtidas, implicando traços de fidelidade por parte do público, como o compartilhamento consciente do que você posta, comentários pertinentes que mostram interação real e daí em diante.
Esse compartilhamento consciente não consiste apenas em viralizar algo por ser engraçado ou mesmo polêmico, mas em dividir uma promoção exclusiva com algum amigo.
Neste sentido, trata-se de a marca tomar as rédeas das suas próprias estratégias, como ao fazer um sorteio e dizer que somente quem compartilhar com conhecidos vai participar.
Isso cria um engajamento real, baseado em uma ação deliberada, não em algo genérico.
A humanização da marca
Além da capacidade de gerar um engajamento real do seu público, fazendo as pessoas quererem participar da rotina da marca, ela pode dar um passo além e conseguir se humanizar por meio das redes sociais, algo que hoje faz muito sentido.
De fato, o que as maiores empresas do mundo mais buscam é um modo de estar onde seus clientes estão, impactando as pessoas certas, do jeito certo e na hora certa.
Um aspecto fundamental para isso é humanizar-se, no sentido de falar a mesma língua do seu público-alvo.
Assim, uma empresa da área de chave codificada, pode adotar um tom mais descontraído, em vez de ficar apenas no aspecto formal e técnico.
O grande diferencial das redes sociais em relação a outras estratégias é que aqui elas ganham algo como um rosto, chegando a assumir uma personalidade.
Por exemplo, é possível responder comentários um a um, aproximando-se do cliente ou fazer fotos e vídeos que mostram os bastidores dos funcionários, o que também quebra a distância e aproxima de aspectos reais da marca.
Acelerando o funil de vendas
Outra vantagem das redes sociais que serve como modo peculiar de ajudar um negócio é a relação que elas têm com o funil de vendas ou a jornada de compra.
A começar pela própria captação de leads, que pode trazer pessoas interessadas em seu negócio de modo muito mais rápido, assertivo e eficiente.
Se uma empresa vende torre de inox para guarda corpo, ela vai fazer posts ligados a essa solução, de modo que atrai pessoas interessadas exatamente nisso.
Assim, cada vez que alguém faz um comentário, preenche um formulário ou simplesmente assinar a lista de newsletters, você ganha um lead novo.
Ademais, com as postagens é possível fazer esse contato comercial andar mais rápido pelas etapas, logo despertando seu interesse de compra e fechamento.
A segmentação e os relatórios
Por fim, outro benefício incrível que também ajuda é o de poder fazer propagandas profundamente segmentadas, que permitem definir o perfil exato de pessoas que você quer atingir.
Assim, quando uma marca de lava louça compacta faz propaganda nas redes sociais, ela só gasta dinheiro com quem realmente interessa, em vez de atrair os cliques de pessoas que não têm perfil ou sinergia com o produto em questão.
Lembrando que isso ainda permite fazer relatórios detalhados ao fim de cada ação, mensurando as estratégias de modo estratégico, para depois seguir com as que deram mais certo e declinar aquelas que não foram tão assertivas.
Considerações finais
Recapitulando, há mil e uma maneiras de uma empresa se beneficiar das redes sociais, sendo as que citamos acima as principais entre todas.
Assim, do engajamento real, passando pela humanização e pela segmentação do público até a questão dos relatórios e da aceleração do funil de vendas, qualquer um vai conseguir resultados muito mais práticos e seguros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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