Como a chegada do 5G deve impactar o Marketing Digital
por Eduardo Camargo
A chegada do 5G tem sido um dos temas do
momento. Prevista para chegar às principais capitais brasileiras em 2022,
após leilão realizado pela Anatel nas últimas semanas, a tecnologia deve mudar
os rumos do consumo e, também, as formas como trabalhamos, tendo impacto sobre
os mais variados setores do mercado nacional.
A expectativa faz sentido, uma vez que a
telefonia móvel vai permitir conexão que pode ser até 100 vezes maior que a do
atual 4G. Isso significa que a rede vai possibilitar uma quantidade maior de
dispositivos conectados simultaneamente, com tempo mais curto de resposta entre
a informação enviada pelo aparelho e retornada pelo servidor - ocasionando uma
velocidade de até 20 vezes maior que a da rede atual.
Na prática, beneficiam-se da tecnologia
os consumidores comuns por conta da velocidade e, também, companhias que se
utilizam de aplicações online e que terão um melhor desempenho de recursos
tecnológicos em sinergia com a inteligência artificial. Deste modo, é possível
que tenhamos avanços de tendências como, por exemplo, os veículos sem
motorista.
As vantagens chegam também ao mercado de
marketing digital. Com o 5G, teremos a criação de conteúdos mais interativos
para alguns formatos de mídia, como vídeos, live streaming, games e Realidade
virtual. Por meio de produções inteligentes, algumas ferramentas de edição populares,
como o TikTok e o Instagram permitirão que criadores de conteúdo produzam,
filmem, editem e propaguem suas ideias e publicidades de uma forma mais rápida
e eficiente.
Se para os criadores esse novo recurso
representa um mar de oportunidades, isso também se aplica para as marcas e seus
clientes. A experiência de compra, que passou a ser muito mais valorizada pelos
consumidores nos últimos anos, tende a ser potencializada com a inovação
trazida pelo 5g no processamento de dados, por exemplo.
Outro ponto a ser destacado é o uso da
realidade virtual - tecnologia em eventos híbridos como shows, feiras e
convenções, em geral. Deste modo, as apresentações com hologramas tendem a
crescer fazendo com que a tecnologia impulsione o alcance das iniciativas de marketing
digital em novas mídias. Além disso, a gamificação é outro recurso que também
deve ganhar cada vez mais espaço na vida das pessoas.
No entanto, é importante ressaltar os
desafios. Àqueles que utilizarão a realidade virtual por meio de óculos, por exemplo,
é preciso se atentar aos possíveis casos de tontura, dores de cabeça, náuseas,
entre outros sintomas, que, por sua vez, podem se tornar uma barreira na adesão
do consumidor a esta nova realidade.
Também vale destacar, no que se refere
aos dados, que o respeito aos limites impostos pela Lei Geral de Proteção de
Dados (LGPD) na privacidade e na segurança precisam receber muito mais atenção
das empresas nos próximos anos.
O 5G ainda não chegou ao Brasil, mas já
tem agitado os mercados. Neste momento, as empresas que tomarem a dianteira com
estratégias e produtos capazes de aproximarem ainda mais as marcas e
consumidores, provavelmente terão a preferência das pessoas. Afinal, inovar sob
o uso de tecnologia sempre será atrativo.
Eduardo Camargo é CMO na Guiando
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