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Como desenvolver um e-commerce?

 


O e-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, diz respeito às vendas realizadas pela internet, geralmente por uma única empresa, que pode ser um fabricante ou revendedor, por meio de uma plataforma virtual.

No Brasil, essa modalidade de compra e venda vem se destacando. Inclusive, a tendência para os próximos anos é que ela possa até mesmo substituir as vendas físicas.

O consumidor moderno já percebeu todas as vantagens de comprar pela internet, pois encontra produtos e serviços por valores mais acessíveis e recebe tudo no conforto de casa.

Por outro lado, existem os empreendedores, que já possuem um estabelecimento físico e entendem a necessidade de começar a vender pela internet.

Também não podemos deixar de mencionar as pessoas que gostariam de ter o seu próprio negócio, e encontram nas plataformas de e-commerce uma oportunidade de poder começar.

No entanto, isso não se resume a criar um site e começar a vender, visto que é preciso pensar em outros aspectos para que o empreendimento seja atrativo para os consumidores.

É por isso que, neste artigo, vamos explicar o conceito de e-commerce, como ele pode ser desenvolvido e quais são os benefícios que os acompanham. Se você se interessa, não deixe de conferir!

Afinal, o que é plataforma e-commerce?

Chamamos de e-commerce o modelo de negócio que se estrutura totalmente pela internet, ou seja, os processos de compra e venda são integralmente online.

Mas, para investir nesse tipo de negócio, é necessário fazer muito mais do que apenas criar um site, visto que esse empreendimento possui uma estrutura de funcionamento totalmente diferente e digital.

Nesse sentido, é possível vender todo tipo de produto ou serviço, como estruturas em alumínio e muitas outras possibilidades:

  • Roupas;

  • Sapatos;

  • Cosméticos e joias;

  • Eletrônicos;

  • Artigos esportivos;

  • Materiais de escritório.

Essas são apenas algumas das possibilidades do que pode-se comercializar pela internet, mas é necessário ter em mente que esse tipo de negócio integra dois conceitos básicos no comércio, que são a venda e o atendimento ao cliente.

Também é possível digitalizar outros pontos importantes para o negócio, como marketing, estoque e finanças. Porém, para levar o negócio adiante, é muito importante saber como estruturá-lo da maneira certa.

Como criar um site de comércio eletrônico

Assim como em qualquer outro modelo de negócios, precisamos conhecer um pouco mais sobre a estruturação do comércio eletrônico. 

Para estruturá-lo, é necessário considerar alguns pontos:

Planejar a loja

Para planejar a sua loja online, o primeiro passo é definir o quanto você pode investir. O montante total precisa ser dividido por 12, para determinar a quantia que você terá durante um ano.

O objetivo é alocar todas as despesas dentro desse prazo. Assim como no caso de uma autoescola especializada em carteira internacional de motorista, você deve considerar todas as despesas físicas do negócio.

No caso do e-commerce, estamos falando da manutenção do site, dos investimentos em marketing e da aquisição de insumos para venda.

Também é durante o planejamento que você decide em qual nicho vai atuar, seu tipo de público-alvo e quem são seus concorrentes.

Escolher um sistema de pagamento

Existem 3 opções de pagamento para plataformas e-commerce. Você pode optar pelo intermediador, que cobra uma taxa por transação, descontando essas taxas do valor que será transferido para a sua conta.

Também podemos usar o gateway de pagamento, que faz uma conexão entre a sua loja e os agentes financeiros. Esse método é bastante avançado e se integra totalmente com o sistema da sua loja.

O cliente só precisa escolher a bandeira do cartão e inserir os dados na rede, então, confere se existe saldo para poder liberar o pagamento.

Por fim, você também pode optar pela integração direta com adquirente, sendo a sua loja a responsável por fazer a integração e cuidar de toda a estrutura de segurança.

Criar boas descrições de produtos

Saber descrever os seus produtos é essencial dentro de uma loja e-commerce. Se você vai vender película térmica automotiva e itens similares, vai fazer com que essa descrição seja seu argumento de venda.

É muito importante caprichar nesse quesito, uma vez que quando o cliente vai comprar alguma coisa pela internet, ele não pode visualizar a mercadoria pessoalmente e muito menos tocá-la.

Quando vamos a uma loja, gostamos de pegar os itens para conferir a textura, tamanho, formato, entre outras características. Em uma loja virtual, é o conteúdo que cuida dessa parte.

As informações recebidas dos fornecedores não são suficientes para convencer os visitantes. Você precisa criar um conteúdo próprio que mostre todos os benefícios das suas mercadorias.

Além do texto, também é fundamental investir em imagens de qualidade, fotografando os produtos de diferentes ângulos. Procure abordar os diferenciais que eles trazem e escolha palavras-chaves que ajudem os usuários a encontrar o seu site.

Escolher uma boa plataforma

Para vender bateria automotiva 60a, tenha em mente que a plataforma utilizada precisa suportar todas as funcionalidades do seu negócio.

Ela precisa ser completa e contar com todo o suporte necessário para as transações de compra e venda, para que assim os seus clientes tenham uma boa experiência.

Utilize as ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) para otimizar ainda mais o seu site e fazer com que ele conquiste boas posições em mecanismos de busca, como o Google.

Quanto ao layout, ele precisa ser responsivo para que possa se ajustar a qualquer tamanho de tela, seja de computador ou de um smartphone.

Isso é importante porque muitas pessoas acessam a internet pelo celular e realizam suas compras por meio desse dispositivo.

Garanta a segurança da sua loja

Tanto um chaveiro 24hrs quanto qualquer outra empresa que venda seus produtos e serviços pela internet precisam garantir a segurança desse ambiente.

Lembre-se de que os visitantes vão inserir seus dados pessoais e bancários, e se forem parar em mãos erradas, podem se tornar extremamente perigosos.

Além disso, ninguém quer comprar em um local que oferece riscos de golpes e outros problemas do tipo. Nesse sentido, se você quiser garantir a credibilidade do seu e-commerce, deve providenciar a segurança do ambiente.

Vantagens de ter um e-commerce

Investir em um e-commerce também é uma modalidade de negócios que traz muitas vantagens, das quais as que mais se destacam são:

1 - Ajuda a monitorar os consumidores

Uma plataforma que vende cortinas e persianas pode obter informações valiosas sobre o perfil dos consumidores.

É possível descobrir os produtos mais buscados, os links em que os clientes mais clicam, horário de maior acesso, períodos do ano com aumento de vendas, entre outras informações relevantes.

2 - Não há barreiras geográficas

As vendas pela internet podem ser realizadas para qualquer lugar do mundo. Um estabelecimento físico se limita aos arredores, ou seja, apenas pessoas que estão próximas a ele podem comprar.

As plataformas de e-commerce não sofrem com esse problema porque é possível vender para qualquer lugar do mundo, desde que você tenha estrutura para exportar.

3 - Praticidade para os clientes

Uma loja de materiais de construção online que vende divisória com porta de correr, por exemplo, oferece mais praticidade para os consumidores.

Na internet, podemos fazer pesquisas e comparar preços de maneira muito mais simples, fácil e rápida, algo que os consumidores modernos valorizam muito.

Além disso, tudo o que os clientes compram recebem em casa, o que traz mais conforto e praticidade para o cotidiano.

4 - Estratégias de marketing mais práticas

As estratégias de marketing das plataformas e-commerce são totalmente digitais, e por esse motivo, são mais fáceis e práticas de serem trabalhadas.

É muito mais fácil criar anúncios e disponibilizá-los na rede do que imprimir materiais para distribuir para os consumidores. O que, além de exigir tempo, ainda requer recursos e desperdiça papel.

Uma empresa de navegação de apoio portuário que presta serviços online também tem mais controle sobre o desempenho de suas estratégias de marketing.

Com isso, elas podem ser corrigidas a tempo e redirecionadas, de acordo com as características do público-alvo.

5 - Funcionamento 24 horas

As lojas físicas precisam seguir um horário engessado de funcionamento, geralmente, cumprindo um horário comercial que dificulta a vida dos clientes que trabalham.

A plataforma e-commerce não sofre com esse tipo de problema, muito pelo contrário. É possível vender os produtos e serviços 24 horas por dia nos 7 dias da semana.

Conclusão

O e-commerce está em alta e ele é muito vantajoso, tanto para os clientes quanto para os empreendedores. Mas para trazer todas essas vantagens, é fundamental saber estruturá-lo e coordená-lo do jeito certo.

Com algumas práticas simples, você cria o seu negócio totalmente online, fazendo com que ele cresça e gere lucros satisfatórios. Também é uma ótima oportunidade de trabalhar com aquilo que você gosta, dentro do seu próprio negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.





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