Como garantir sucesso em vendas e fechar bons negócios
Por Severino Benner
Saber como atrair novos clientes é um dos
principais impulsionadores
para garantir o sucesso em vendas de uma
empresa. Desde o primeiro contato, passando pelas reuniões de negociações, até o
fechamento da proposta, é preciso seguir alguns passos para que o resultado
seja o mais satisfatório para a sua companhia e para
quem contrata o seu serviço. Neste contexto, ações como planejamento
estratégico, adoção de softwares
de gestão empresarial e
conhecimento prévio sobre o cliente, são peças fundamentais neste processo. Mas
afinal, quais são as características de um vendedor de sucesso?
Um estudo realizado pelo Gartner
traçou diferentes perfis, com características específicas para cada tipo de
vendedor. Os Hard Workers, são aqueles que não medem esforços para
atingirem metas; o Relationship Builder, conta com habilidades de
construção de laços e relacionamento; já o Lone Wolf, possui um perfil mais independente; o Problem Solver é
analista e perfeccionista, e, por fim, o Challenger, conhece a fundo o
mercado de seus prospects e apresenta insights desafiadores e inovadores aos
potenciais clientes.
Diante destas informações, a pesquisa constatou
que, quando se trata de alta performance em vendas, 39% encaixam-se na categoria Challenger, enquanto os Relationship
Builders apresentam o menor desempenho, com apenas 7%.
Quais são os passos para ter sucesso em vendas?
Com o passar do tempo, as abordagens de venda
mudaram. Antes, quando uma empresa desenvolvia uma nova solução e ofertava a outras companhias, quem participava da negociação eram os
profissionais da área de TI. Desta forma, a conversa tomava-se muito mais técnica. Agora, o cenário mudou. O centro das discussões não são mais os aspectos técnicos
do serviço. O
centro das discussões não são mais os aspectos técnicos do serviço, e, sim os
problemas que o cliente irá resolver ao adquirir determinada tecnologia.
Para isso, o planejamento é a
chave para que a equipe de vendas tenha um bom aproveitamento. Há quem acredite na
velha premissa de que vender é uma arte. Entretanto, é preciso mudar essa
mentalidade, uma vez que vender é uma ciência, em que o mais importante não é
manter um bom relacionamento entre ambas as partes, mas, principalmente, apoiar
o cliente a descobrir quais são suas dores e como solucioná-las.
Nesse contexto, o gestor possui um papel
imprescindível ao ter uma visão clara das atividades e do tempo disponível de seu time comercial para executar cada ação estratégica dentro
do processo de venda. Estabelecendo disciplina,
monitorando performance e, é claro, criando um plano de contas específico para
cada empresa.
Aliado ao planejamento, o treinamento é primordial
antes de iniciar qualquer negociação. O vendedor deve chegar preparado ao se
encontrar com o cliente, por isso é necessário que ele tenha em mãos dados
relevantes sobre o segmento de atuação da empresa, os novos investimentos, bem
como conhecer os valores, culturas e virtudes da companhia. Tais
informações são fundamentais para fechar o negócio e
para lidar com a conta após o início do projeto.
Além disso, é fundamental estar aberto a ouvir o que a
empresa que deseja contratar a sua solução precisa e saber questionar de
maneira inteligente. Assim, a conversa fluirá
de maneira natural e
o cliente irá se sentir cada vez mais seguro em fechar o negócio.
Como um software de gestão
empresarial pode ajudar a impulsionar suas vendas?
Em um mercado altamente competitivo, saem na frente
as empresas que inovam e estão atualizadas com relação às tecnologias
disruptivas. Além dos traços já citados que devem ser intrínsecos ao vendedor, estar conectado a um software de gestão
empresarial, como o sistema ERP (Enterprise Resource Planning) ou Planejamento
de Recursos, pode ajudar no momento do fechamento
de vendas, uma vez que torna os
processos internos melhores e mais eficientes, reduz falhas, automatiza
atividades manuais e melhora a comunicação entre os times.
O software proporciona, ainda, maior
agilidade na execução de processos e otimiza o fluxo
de trabalho. O sistema ERP também disponibiliza
dados confiáveis e atualizados, por meio de relatórios gerados constantemente,
além de apoiar o vendedor com questões burocráticas do fechamento de vendas,
fazendo com o que o profissional possa focar no que realmente importa: fechar
negócios de modo eficiente e ganhar cada vez mais a credibilidade e a confiança do mercado em que atua.
Severino Benner é CEO do Grupo Benner, empresa que disponibiliza informações por meio de softwares e processos com o objetivo de revolucionar os negócios.
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