Como tornar uma startup atraente para investidores
Especialista em investimentos indica os
principais passos a serem seguidos pelas empresas que estão em busca de
captação
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Uma pesquisa realizada em setembro pela
plataforma de inovação Distrito estima que o ecossistema de startups pode
fechar o ano de 2021 com investimentos que variam de US$ 8 a US$ 10 bilhões. Em
agosto, o mercado atingiu a soma de US$ 6,6 bilhões, registrando um crescimento
de 86% em relação ao mesmo período de 2020, o que torna esse cenário
extremamente promissor para as empresas que estão em busca de captação.
De acordo com Daniel Abbud,
sócio-fundador e CEO da 7Stars Ventures, holding de investimentos, o primeiro
passo para uma startup alcançar um aporte é ter em mente o momento ideal de
procurar investidores. “Apesar de existirem empresários que prefiram olhar para
negócios que estejam em estágios mais iniciais, como os investidores-anjo, de
maneira geral, a hora em que a marca está preparada é a fase do product market
fit”, explica.
Nesta etapa, o empreendedor já tem uma
validação mínima do produto a ser comercializado perante o público-alvo. Dentre
os itens que devem estar em alinhamento com os consumidores de interesse da
startup estão o projeto concretizado, a proposta de valor e a precificação.
“Aqui, não é necessário que a empresa tenha uma venda escalável, mas é preciso
ter o mínimo de tração’’, diz Abbud.
Em seguida, é fundamental entender o
modelo de investimento que irá se encaixar melhor no negócio, visto que essa
associação depende do estágio em que a startup se encontra. Em uma fase
inicial, é imprescindível que a empresa possa contar com um apoio além do
capital. Quando o empreendedor ainda precisa validar o produto no mercado, o
capital intelectual e o acesso a uma rede de relacionamentos apresentam a mesma
importância que o recurso financeiro. No entanto, se o foco da marca é
continuar a escalar as vendas, apenas o aporte financeiro será o
suficiente.
Já em relação a apresentar a marca para
os investidores, Abbud destaca que o empreendedor deve ter as respostas para as
seguintes perguntas básicas: qual é o problema a ser resolvido e qual é a minha
solução? Esses questionamentos, para o executivo, são um ótimo norte durante um
pitch. “Para respondê-los, é importante trazer um contexto de mercado,
concorrência, diferenciais do produto e serviço a serem oferecidos ao
público-alvo, o direcionamento que o aporte terá e um histórico de execução da
equipe’, explica o sócio-fundador.
Outro ponto de atenção que o executivo ressalta
nesta fase, é o domínio de fala do empreendedor. “Não é de bom tom ir até o
investidor somente com uma ideia que vai exigir um grande investimento para
acontecer. Ao conhecer a proposta da startup, os investidores querem ver a
capacidade de execução e a criatividade da equipe para entender a habilidade da
empresa em materializar a ideia inicial. É fundamental saber esclarecer o
projeto e como ele será executado”, afirma Abbud.
Por fim, o sócio-fundador conta que a
conquista de um aporte é um grande passo para uma startup, mas ainda sim é
necessário estar atento ao investidor que o empreendedor irá se relacionar.
“Quando se cria uma sociedade, gera-se um convívio no dia a dia do negócio. Ou
seja, é necessário que seja com alguém que se tenha afinidade, parceria e
know-how’’, pontua o executivo.
Sobre a 7Stars Ventures
Criada em 2020, a 7Stars Ventures é uma holding de investimentos formada por empreendedores e que fornece mais do que somente o capital necessário para tracionar as companhias, mas também o know how estratégico e de administração, execução operacional e networking, tudo para tornar estas startups, as melhores em seus segmentos e reconhecidas nacionalmente. Hoje, fazem parte do hub de inovação, startups como a Dryve, Take and Go, Alfred, Laundry, Quero2Pay, Cloudmed e BIODOC.
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