E-commerce gasta mais com publicidade para a Black Friday do que para o Natal
Relatório da Kantar IBOPE Media
estudou o comportamento dos players de mercado na última edição do evento e
aponta as expectativas para a edição de 2021
A 12ª edição
da Black Friday no Brasil está próxima. A data, que neste ano ocorrerá em 26 de
novembro, é muito aguardada pelos consumidores, uma vez que é possível
encontrar uma série de produtos com descontos tanto em lojas físicas como em
digitais. A popularidade cada vez maior, inclusive, tem feito com que as marcas
gastem mais com campanhas publicitárias, ao ponto de transformar o período em
um dos picos de investimento publicitário do ano.
A edição de
outubro do Data Stories, conteúdo temático lançado mensalmente pela Kantar
IBOPE Media, chamado de “AD to cart: a publicidade na Black Friday” traz dados
sobre como funciona a compra de propaganda nessa época.
Panorama da Black Friday
A Kantar IBOPE
Media estudou o comportamento dos players de mercado na última edição da Black
Friday. A partir destes dados, descobriu que 10% de toda a mídia adquirida em
2020 estava concentrada em novembro.
Ao comparar a
compra de espaços publicitários entre janeiro e outubro do ano passado com os
gastos em novembro, é possível ver um salto de 43%, atingindo um patamar
aproximado de R$ 358 milhões. O número supera o investimento feito em dezembro,
tradicionalmente considerado como o “mês das festas”.
A razão para o
crescimento está no novo comportamento do consumidor. Com a pandemia de
Covid-19, os brasileiros passaram a ter mais familiaridade com o e-commerce.
Isso fez com que as empresas criassem grandes expectativas sobre o volume de
vendas durante o evento.
De forma
geral, os varejistas que mais investiram em publicidade para a Black Friday
foram Amazon, Casas Bahia, Lojas Americanas, Magazine Luiza e Mercado Livre. Ao
que tudo indica, os cinco continuam apostando no sucesso da data. Isso porque,
neste ano, iniciaram tais comunicações já em outubro. As campanhas vão desde
contagens regressivas até dicas de planejamento.
Quando o
assunto é segmento, os setores que mais elevaram a compra de mídia no mês da
Black Friday foram telecomunicação (alta de 51%), turismo (41%) e comércio
(16%).
Plataformas
preferidas
A Black Friday
ainda apresenta um fenômeno em relação às plataformas. Entre janeiro e outubro,
as marcas costumam investir mais no meio digital. Em média, 59% da verba é
voltada para esse canal. Já em novembro, é a televisão quem recebe a maior
fatia, com 58% dos investimentos.
Isso ocorre
porque a Black Friday é considerada um evento de massa. Sendo assim, as
companhias optam por se comunicar em canais que têm alto grau de alcance e que
podem ser explorados por diversos segmentos.
É válido
destacar que estes movimentos das marcas ao longo do ano demonstram que, mais
do que nunca, analisar e compreender o comportamento do mercado pode gerar insights
valiosos, práticos e com aderência ao negócio.
Confira mais
informações sobre publicidade na Black Friday na edição de outubro do Data
Stories. O conteúdo está disponível no site da Kantar IBOPE Media: https://my.visme.co/view/01p39pm9-data-stories-ed-15-ad-to-cart-a-publicidade-na-black-friday.
Sobre a Kantar IBOPE Media
A Kantar IBOPE Media faz parte da Kantar, líder global em dados, insights
e consultoria. Oferecemos as mais abrangentes e precisas informações sobre
consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América
Latina dados para a melhor tomada de decisão. A Kantar IBOPE Media conta com
aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países
latino-americanos.
Mais informações em www.kantaribopemedia.com.
Nenhum comentário