Empresa dobra faturamento com tecnologia de gestão para lojas de veículos usados e seminovos
Nova plataforma integra grandes volumes de
informações à gestão de estoque e já é utilizada por 162 pontos de vendas de
automóveis em todo o Brasil.
Rodrigo Dal Bello e Ernesto W. Filho, do Autoconf.
No sentido
da palavra, crise é sinônimo de crescimento e pandemia é uma oportunidade de
aprendizado. Foi com essa visão que os empresários Rodrigo Dal Bello, Silvan Dal
Bello e Ernesto W. Filho, do Autoconf, criaram uma tecnologia que auxilia
empresas de veículos usados na gestão dos seus negócios e registraram, no
último ano, alta de mais de 100% em seu faturamento.
A novidade
vai ao encontro da necessidade do mercado de veículos usados, que teve alta
expressiva nas vendas de 55% em 2021, segundo a Federação Nacional das
Associações de Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Para a entidade,
a alta se dá pelo fato da produção de veículos zero-quilômetro ter sido
reduzida no Brasil durante a pandemia de Covid-19.
O sistema
do Autoconf é voltado para lojas de usados e seminovos e tem como objetivo
simplificar todo o fluxo do processo de negociação em uma única ferramenta,
seja on-line ou off-line. A plataforma permite avaliar um veículo, realizar a
negociação de compra e venda do veículo, preparar o carro, integrar com o site
da loja, tanto em atacado quanto em showroom, e com marketplaces de anúncios,
gerenciar os leads e os atendimentos da loja em um só lugar.
Em 2020
eram 60 clientes e uma receita de R$ 736 mil; e, até setembro último, este
número saltou para 162 pontos de vendas, em todo o Brasil, com faturamento de
R$1,5 milhão, representando um aumento de 115%, com projeções para
alavancar ainda mais até o fim de 2021.
'Mercado de usados teve alta
expressiva de 55% em 2021
e recebeu de braços abertos a
transformação digital'.
Estando à
frente de uma loja de veículos com 30 anos de história, Rodrigo, portanto com
experiência de sobra para falar das dores do setor, conta que a maior
dificuldade de gerir uma loja de veículos é a desenvoltura que se faz
necessária em vários campos de atuação, e que foi isso que motivou a criação da
tecnologia: “São processos na jornada de compra do veículo, desde a avaliação e
precificação, à negociação, contrato de compra e venda, emissão de nota fiscal
e toda parte financeira e tributária, preparação do veículo, LGPD”.
Além desses
obstáculos, segundo pesquisa sobre as tendências de comportamento para o mundo
pós-pandemia da Covid-19, divulgada pelo The Economist, como é fato que o
e-commerce continuará crescendo e fechará até 50% dos ambientes físicos nos
próximos 20 anos, isso significa que, o lojista que estiver fora do ambiente
virtual, estará fora do mercado. Por dentro desta realidade, o Autoconf, que
funciona como uma espécie de “e-commerce para carros”, cria um site para o
lojista e integra o estoque do cliente automaticamente aos mais
importantes e conceituados portais de venda de automóveis, como Mercado Livre,
Mobiauto, OLX, WebMotors, iCarros, entre outros.
Por fim, e
não menos importante: como a ferramenta, que funciona na versão mobile, é
programada para acompanhar toda a negociação durante a compra, e no decorrer da
venda, o lojista passa a diminuir os riscos, como erros na avaliação e
precificação do veículo.
Saiba mais: Autoconf – Sistema para Loja de Veículos.
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