Logística é essencial para operação de uma dark store
Modernização de processos por meio da
tecnologia ajudam esses estabelecimentos a acelerar a entrega dos produtos
A logística é um dos
setores mais importantes para o bom funcionamento da indústria e principalmente
do comércio. A combinação de novas tecnologias de automação e troca de dados
criou o conceito da Logística 4.0, com inúmeras aplicações e soluções
fundamentais para o crescimento constante de empresas que especialmente atuam
no segmento de e-commerce.
Um modelo logístico que
vem sendo adotado pelos grandes varejistas no Brasil é o da dark store. Trata-se de um
ponto para armazenagem dos produtos, com um layout
próximo ao de uma loja física comum, mas com aprimoramento para movimentação
dos produtos para acelerar a entrega das mercadorias.
Funciona como um centro
logístico e de distribuição no qual os funcionários não têm contato direto com
os clientes, já que a origem dos pedidos é on-line,
seja por uma loja virtual, catálogo digital, aplicativos de conversação como o
WhatsApp ou ainda outros modelos adaptáveis para vender pela internet ou
telefone.
Geralmente se localizam
em pontos estratégicos nas cidades, para estar em melhor alcance para o público
consumidor e oferecer custos menores de entrega. O frete geralmente é menor,
dependendo da modalidade escolhida, o que se mostra outro ponto atrativo.
Eduardo Maia, CTO da
GTI Plug, empresa especialista em logística 4.0, um dos principais
benefícios da dark store
é aumentar a eficiência do negócio. “Ao usar novas tecnologias para gerenciar
cargas, com armazenamento inteligente, controle de estoque, atendimento e
logística, o fluxo de trabalho funciona muito melhor”, atesta.
Além dos softwares,
tudo é pensado para oferecer uma melhor logística de trabalho dentro dos
espaços. A GTI Plug desenvolveu uma aplicação SaaS (Software as a Service) que permite controlar de
forma assertiva todo o fluxo de produtos das empresas diretamente da
plataforma, portanto, tudo o que entra no estoque, que movimenta e que saí.
Além disso, permite que toda rastreabilidade seja feita de forma inteligente,
garantindo a armazenagem correta e a disponibilidade do produto no local certo,
no momento da separação e venda. Ideal para quem quer operacionalizar uma dark
store.
Para Eduardo, existe um
movimento de inovação constante na área, devido principalmente a necessidade
das empresas de estabelecerem o fulfillment
(atendimento completo do cliente) e omnichannel
(múltiplos canais de venda) em suas operações. “A demanda por tecnologia nos
processos é essencial para fazer com que os negócios cresçam em seus
respectivos mercados. Atualmente empresas no Brasil perdem em média 9 bilhões
de dólares anualmente por conta de ineficiência logística e isso abre um enorme
espaço para soluções inovadoras atuarem nesses pontos”, finaliza o CTO.
Eduardo Maia é graduado em Ciência
da Computação, pós-graduado em Gerenciamento Estratégico de Projetos pela
Universidade Fumec e tem MBA em Finanças Corporativas pela Pontifícia
Universidade Católica de Minas Gerais, certificado no MPS.BR (P1-MPS.BR) e
implementador MPS.BR (P2-MPS.BR), melhoria no processo de software. Tem atuação
em relevantes projetos de desenvolvimento de softwares em grandes organizações.
É responsável técnico e tecnológico da GTI PLUG.
Sobre a GTI PLUG
A GTI PLUG é uma logtech que está
transformando o ecossistema de armazenagem do País, aplicando tecnologia nas
diversas etapas da logística. Seu principal objetivo é aplicar transformação
digital nesse setor, revolucionando e democratizando a logística no Brasil,
otimizando a conexão entre o cliente e a disponibilidade do estoque e assim,
gerar maior eficiência para a economia do País e melhorar a qualidade de vida
das pessoas.
No Brasil e no mundo a ruptura de estoque é algo que incomoda todas as empresas. A GTI Plug surgiu com a crença de que essas empresas não podem falhar com seus clientes para continuar crescendo. Profissionalizar as atividades logísticas das pequenas e medias empresas com a adoção de tecnologia é o norte da GTI Plug.
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