Últimas

O que é renda variável?


 

Chamamos de renda variável um tipo de investimento muito procurado por pessoas que querem uma rentabilidade maior. 

Entretanto, antes de optar por ela, é necessário conhecer os seus riscos e suas vantagens.

A maioria das pessoas, quando ouve falar sobre a renda variável, automaticamente pensa na bolsa de valores, que nada mais é do que a negociação de ações de empresas. 

No entanto, esse não é o único produto que pode ser trabalhado com esse tipo de renda.

Neste artigo, vamos explicar o seu conceito, os tipos que existem e quais as vantagens de investir na renda variável.

Entenda o conceito de renda variável

Chamamos de renda variável um investimento que não tem como característica um ganho fixo e não devolve o valor integral do que foi aplicado pelo investidor. Isso significa que tudo o que foi investido pode variar para mais ou para menos.

O que estamos querendo dizer aqui é que quando trabalhamos com esse tipo de investimento podemos perder ou ganhar dinheiro, visto que o valor da ação pode subir ou cair durante o período.

Uma pessoa ou até mesmo uma empresa fabricante de Expositor de acrílico não sabe com antecedência o quanto o seu dinheiro vai render e pode se sujeitar a receber um valor inferior ao que foi investido.

Tipos de renda variável

Quando falamos em renda variável, nos referimos a diferentes tipos de investimentos e dentre os mais procurados pelos investidores estão:

  • Ações;

  • Fundos de ações;

  • Fundos multimercados;

  • Ouro;

  • Câmbio;

  • Derivativo.

As ações são pequenos pedaços de uma empresa oferecidos à sociedade e aos investidores. 

Se você compra uma ação, automaticamente se torna um sócio da companhia. Ela é totalmente negociada na bolsa e seu valor pode subir ou cair.

Os fundos de ações, por sua vez, são cotas que podem subir ou cair, de acordo com os ativos, ações e outros fatores. 

O proprietário de uma empresa de sensor indutivo NPN também pode investir em fundos multimercados que são ações e outros ativos de renda variável.

O ouro é um metal negociado na bolsa ou como ativo físico, que é quando o investidor compra gramas, no entanto, sua cotação varia e ele pode ganhar ou perder valor dentro do mercado.

O câmbio nada mais é do que o investimento em moeda estrangeira, como libra, euro e dólar. 

Por fim, temos os derivativos que são contratos negociados na bolsa. Seu valor depende de outro ativo que pode ser físico, como ouro ou financeiro, como a bolsa.

Vantagens de investir na renda variável

Tanto uma pessoa quanto uma confecção de uniforme social podem obter muitas vantagens ao investir em renda variável.

Um dos maiores benefícios é o fato de que esse tipo de investimento tem um grande potencial de retorno, principalmente quando comparado aos demais tipos que podemos encontrar no mercado.

Se pensarmos nas ações, por exemplo, o ganho de lucros diz respeito tanto ao recebimento de dividendos quanto à compra e venda realizadas na flutuação do mercado.

A principal vantagem desse tipo de renda são os lucros maiores, visto que os ganhos podem ser muito altos, embora sejam imprevisíveis. 

O investidor também pode fazer aplicações de curto, médio e longo prazos e pode-se fazer aportes se os retornos são muito altos.

Outra grande vantagem é que durante a compra das ações é possível conquistar o direito de sócio de grandes organizações, inclusive, algumas oferecem a possibilidade de participar em assembleias gerais.

Como investir em renda variável

Para investir em renda variável, um motoboy entrega precisa, primeiro, saber qual é o seu perfil de investidor, depois disso, é necessário conhecer as opções de renda variável disponíveis do mercado.

Como vimos, ao longo deste artigo, existem diferentes tipos, portanto, são possibilidades distintas, mas que fazem toda a diferença se você souber trabalhar com elas.

Por fim, não deixe de pedir ajuda para um profissional capaz de prestar toda a consultoria necessária, a fim de que você faça boas escolhas com seus investimentos e tenha bons resultados.

Conclusão

Portanto, investimentos são muito importantes para quem quer aumentar consideravelmente a própria renda.

Em principal, quando falamos sobre a renda variável, que apesar dos riscos, pode trazer ganhos muito acima da média em relação aos investimentos mais conservadores.

Todavia, antes de partir para essa opção, é muito importante que você conheça o seu perfil de investidor e considere as características das ações possíveis, para então saber se pode arcar com os prejuízos trazidos, assim como no caso dos lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Nenhum comentário