O segredo para um bom desempenho no Enem
Gilberto Barroso e Vitor Azambuja*
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
é um momento importante na vida dos jovens que têm o objetivo de conquistar uma
vaga em uma universidade pública ou uma bolsa em uma instituição privada. Mas,
para que o estudante tenha um bom desempenho na prova, é preciso mais que
responder corretamente às questões de múltipla escolha: o interessado em
ingressar num curso superior precisa ter senso crítico para desenvolver uma boa
redação. Um dos segredos para um bom desempenho no Enem é, portanto, caprichar
na escrita.
A instituição sem fins lucrativos
norte-americana Education
Northwest, que atua para transformar o ensino e a aprendizagem,
desenvolveu um modelo de instruções chamado 6+1
Trait Writing para ajudar educadores a trabalharem a escrita com os
alunos em sala de aula. Segundo o artigo publicado no site da organização, um
bom texto conta com a mensagem principal, uma boa estrutura, opinião crítica,
vocabulário adequado, ritmo e fluência, gramática correta e boa apresentação.
Portanto, o estudante que tem formação
crítica e sabe se expressar sai na frente na hora de escrever uma redação para
o Enem. Vale ressaltar que, entre os critérios de avaliação da prova, estão a
capacidade de interpretação e de organização das ideias, a argumentação e a
capacidade de propor soluções. Tudo isso é adquirido por meio de metodologias
voltadas à criação e ao protagonismo infantil e esses conceitos devem ser
aplicados já nos primeiros anos escolares. Afinal, é desde a infância que o
senso crítico se desenvolve.
É claro que, com o advento da pandemia,
as escolas enfrentaram muitos desafios e precisaram se adaptar às pressas ao
ensino remoto. Infelizmente, isso ainda é uma dificuldade para boa parte das
instituições, especialmente as públicas, e, por isso, muita coisa acabou
ficando para trás. No entanto, os educadores não podem deixar de estimular seus
alunos, promovendo a criação de coisas novas. Ao longo desses anos atuando com
crianças, conseguimos entender que as novidades são indispensáveis para
instigar a reflexão.
Lá na frente, nos últimos anos
escolares, tudo isso fará diferença não apenas na hora de escrever uma boa
redação para o Enem, mas também quando este jovem vier a ingressar no mercado
de trabalho, que cada vez mais exige discernimento e respeito aos valores e às
diferenças socioculturais. Precisamos colocar os alunos no centro da
aprendizagem agora, estimular a curiosidade e a criatividade para que, no
futuro, eles possam se destacar como universitários e como profissionais. O caminho
para isso é o da democratização do ensino e das metodologias que acompanham as
novas demandas.
Gilberto Barroso e Vitor Azambuja são
criadores e gestores da plataforma educacional De Criança Para Criança
Sobre o De Criança para Criança
O programa De Criança para Criança
oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o
mundo. Do futuro para a escola, a proposta da startup é oferecer às crianças a
oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem. Através
de uma plataforma simples, os professores são orientados a serem mediadores,
fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre temáticas
diversas. A partir de discussões, constroem coletivamente histórias, fazem
desenhos e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que posteriormente
serão transformadas em animações feitas pelo DCPC, expandindo os horizontes
educacionais.
https://www.decriancaparacrianca.com.br/pt/
https://www.instagram.com/decriancaparacrianca/
Nenhum comentário