Obra propõe caminhos para pensar, refletir e estudar a educação das crianças e adolescentes
PAULUS
lança obra "Para além de regras e limites: um guia para pais e
educadores", de Luciana Maria Caetano
A PAULUS Editora apresenta a obra “Para além de regras e
limites: um guia para pais e educadores”, escrita por Luciana Maria Caetano.
Esta publicação inaugura a coleção “Desenvolvimento socioemocional”, parte do
catálogo de Educação da PAULUS Editora. É unânime entre pais, mães, professores
e educadores de modo geral que educar crianças e adolescentes nem sempre é uma
tarefa fácil, requer dedicação e práticas conscientes de boas condutas e
orientações sadias. Entretanto, a autora defende que apesar de ser um grande
desafio, é possível educar os filhos de modo que no futuro eles se transformem
em pessoas com um controle emocional, valores positivos, resiliência e,
principalmente, em pessoas do bem. A presente obra é uma reedição do livro
"É possível educar sem
palmadas?" (2011/2018), publicado anteriormente pela Editora
Paulinas.
Para
Luciana Maria, as chamadas “competências socioemocionais” podem e devem ser
desenvolvidas e os pais e educadores em geral têm um importante papel nesse
processo educativo. Vale ressaltar que todas as reflexões sugeridas nesta
obra são pautadas em pesquisas científicas que permitirão aos leitores
estabelecer relações afetuosas, respeitosas e favoráveis ao desenvolvimento de
crianças e adolescentes, auxiliando-os na construção de uma personalidade
ética. Num conteúdo de fácil compreensão, a autora traduz para pais e
educadores teorias densas sobre psicologia, como a de Jean Piaget sobre a
formação do julgamento moral na criança, a teoria de Martin Hoffman sobre as
técnicas de socialização familiar, entre outros.
Com esse
viés, a presente obra aponta caminhos para um desenvolvimento socioemocional
saudável, sobretudo para quem está no processo de autodescoberta e crescimento,
e, por consequência, para toda a sociedade, considerada pela autora como um
lugar de convivência e partilha. Deste modo, o conteúdo deste livro sugere
caminhos que irão auxiliar na reflexão da educação, seus entraves e principais
mudanças cotidianas. Para a autora, falar de autoridade, disciplina, respeito e
limites, nos dias de hoje, é algo extremamente difícil, delicado e, ao mesmo
tempo, necessário.
O livro
está dividido em três partes: na primeira parte, o leitor encontrará uma
conversa sobre os desafios e as mudanças no conceito de autoridade, de modo que
isso seja compreendido e aceito pela criança, sem que essa experiência lhe
cause traumas. Luciana Maria oferece reflexões que ajudarão a entender qual o
papel e responsabilidade dos pais, adultos responsáveis e educadores na
educação de pessoas em processo de crescimento. Na segunda parte, a autora
discute questões básicas a respeito do desenvolvimento social das crianças,
iniciando pelos limites e regras. O problema da desobediência infantil também é
discutido, além da questão das palmadas e outras formas de punições.
Por fim,
a terceira parte segue com o objetivo de trabalhar estratégias para a promoção
do desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes, com reflexões sobre
propostas que os ajudem a reconhecer e a lidar com os próprios sentimentos,
aprendendo estratégias de regulação emocional. Para os organizadores da
coleção, a ideia de abordar o tema do desenvolvimento socioemocional nasceu com
o desejo de oferecer subsídios para pais e/ou familiares e educadores
empenhados no delicado e contínuo processo de amparar crianças e jovens em seus
diversos processos de formação pessoal, intelectual, educacional e social.
Segundo a
obra, os pais precisam compreender que é pelo controle de seu próprio
comportamento e atitudes que vão conseguir formar seus filhos com valores
sociais e morais. O livro destina-se para pais, professores, orientadores
vocacionais, psicólogos e profissionais da área da saúde, em geral.
Sobre a autora: Luciana Maria Caetano é professora livre-docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos. Atua como pesquisadora, professora universitária, orientadora parental, formadora de professores e palestrante. Seus temas de pesquisa são: parentalidade e desenvolvimento socioemocional, desenvolvimento e educação moral, relação escola-família.
Nenhum comentário