Últimas

Obra propõe caminhos para pensar, refletir e estudar a educação das crianças e adolescentes

PAULUS lança obra "Para além de regras e limites: um guia para pais e educadores", de Luciana Maria Caetano

PAULUS Editorial

A PAULUS Editora apresenta a obra “Para além de regras e limites: um guia para pais e educadores”, escrita por Luciana Maria Caetano. Esta publicação inaugura a coleção “Desenvolvimento socioemocional”, parte do catálogo de Educação da PAULUS Editora. É unânime entre pais, mães, professores e educadores de modo geral que educar crianças e adolescentes nem sempre é uma tarefa fácil, requer dedicação e práticas conscientes de boas condutas e orientações sadias. Entretanto, a autora defende que apesar de ser um grande desafio, é possível educar os filhos de modo que no futuro eles se transformem em pessoas com um controle emocional, valores positivos, resiliência e, principalmente, em pessoas do bem. A presente obra é uma reedição do livro "É possível educar sem palmadas?" (2011/2018), publicado anteriormente pela Editora Paulinas.

Para Luciana Maria, as chamadas “competências socioemocionais” podem e devem ser desenvolvidas e os pais e educadores em geral têm um importante papel nesse processo educativo.  Vale ressaltar que todas as reflexões sugeridas nesta obra são pautadas em pesquisas científicas que permitirão aos leitores estabelecer relações afetuosas, respeitosas e favoráveis ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, auxiliando-os na construção de uma personalidade ética. Num conteúdo de fácil compreensão, a autora traduz para pais e educadores teorias densas sobre psicologia, como a de Jean Piaget sobre a formação do julgamento moral na criança, a teoria de Martin Hoffman sobre as técnicas de socialização familiar, entre outros.

Com esse viés, a presente obra aponta caminhos para um desenvolvimento socioemocional saudável, sobretudo para quem está no processo de autodescoberta e crescimento, e, por consequência, para toda a sociedade, considerada pela autora como um lugar de convivência e partilha. Deste modo, o conteúdo deste livro sugere caminhos que irão auxiliar na reflexão da educação, seus entraves e principais mudanças cotidianas. Para a autora, falar de autoridade, disciplina, respeito e limites, nos dias de hoje, é algo extremamente difícil, delicado e, ao mesmo tempo, necessário.

O livro está dividido em três partes: na primeira parte, o leitor encontrará uma conversa sobre os desafios e as mudanças no conceito de autoridade, de modo que isso seja compreendido e aceito pela criança, sem que essa experiência lhe cause traumas. Luciana Maria oferece reflexões que ajudarão a entender qual o papel e responsabilidade dos pais, adultos responsáveis e educadores na educação de pessoas em processo de crescimento. Na segunda parte, a autora discute questões básicas a respeito do desenvolvimento social das crianças, iniciando pelos limites e regras. O problema da desobediência infantil também é discutido, além da questão das palmadas e outras formas de punições.

Por fim, a terceira parte segue com o objetivo de trabalhar estratégias para a promoção do desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes, com reflexões sobre propostas que os ajudem a reconhecer e a lidar com os próprios sentimentos, aprendendo estratégias de regulação emocional. Para os organizadores da coleção, a ideia de abordar o tema do desenvolvimento socioemocional nasceu com o desejo de oferecer subsídios para pais e/ou familiares e educadores empenhados no delicado e contínuo processo de amparar crianças e jovens em seus diversos processos de formação pessoal, intelectual, educacional e social.

Segundo a obra, os pais precisam compreender que é pelo controle de seu próprio comportamento e atitudes que vão conseguir formar seus filhos com valores sociais e morais.  O livro destina-se para pais, professores, orientadores vocacionais, psicólogos e profissionais da área da saúde, em geral.

Sobre a autora: Luciana Maria Caetano é professora livre-docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos. Atua como pesquisadora, professora universitária, orientadora parental, formadora de professores e palestrante. Seus temas de pesquisa são: parentalidade e desenvolvimento socioemocional, desenvolvimento e educação moral, relação escola-família.

Nenhum comentário