Pesquisa mostra que a tecnologia omnichannel é irreversível no varejo
A melhora da experiência de
compra do cliente foi apontada por 78% das empresas que adotaram o modelo e 93%
assinalaram aumento das vendas
A Nexaas, retailtech brasileira desenvolvedora da
plataforma omnichannel Nexaas, realizou uma pesquisa sobre a aderência do
omnichannel no varejo brasileiro. A ação foi realizada no mês outubro, em
parceria com o portal E-Commerce Brasil e mostra que 50% dos pesquisados já
utilizam a multicanalidade para atendimento aos clientes. Desses, 36% pretendem
expandir para o omnichannel e integrar os canais, com gerenciamento de produto,
estoque e clientes.
Por outro lado, 43% dos pesquisados afirmaram que
ainda não utilizam nenhuma estratégia omnichannel, mas pretendem usar no
futuro. Os restantes 7% afirmaram que desconhecem estratégias omnichannel.
Das empresas que planejam aplicar ou expandir
estratégias omnichannel, 14% pretendem fazer em três meses, 28% afirmaram ter
planos entre 3 e 6 meses e 14% disseram de seis meses a um ano. Já 28% dos
entrevistados não têm uma previsão.
Entre a empresas que já adotaram alguma medida
omnichannel, 36% implementaram o despacho a partir da loja, 29% aderiram ao
clique e retire e 21% disseram ter investido na estratégia O2O (online to
off-line).
Resultados expressivos
A melhora da experiência de compra do cliente foi
apontada por 78% das empresas que já adotaram o modelo omnichannel, 57%
assinalaram aumento das vendas em função do clique e retire, ou Ship from
Store, e 36% relataram aumento de vendas pela integração do estoque a chamada
prateleira infinita.
Também teve redução de custos, 50% dos varejistas
que já adotaram o omnichannel relataram redução do custo de logística pela
maior opção de entregas (dark store, clique e retire, ship from store etc.).
Por outro lado, 21% das empresas que não querem
adotar o modelo omnichannel alegam que os principais motivos são o custo dos
sistemas e a complexidade da integração, 14% acham que a estratégia não se
aplica ao modelo de negócios da empresa. Também na faixa dos 14% estão os que
não adotam o modelo por prever dificuldades operacionais com treinamento e
adaptação da equipe.
Sobre a Nexaas
A Nexaas é uma Retail Tech nascida em 2018, parte
integrante de um sólido grupo de investimentos em Soluções Digitais, Software
B2B, Software B2C, Software de E-Commerce, Inteligência Artificial, entre
outros, que busca crescimento sustentável acelerado e geração de valor através
da inovação contínua.
O grupo teve início em 1998, com a fundação da
Mastersaf, adquirida pela Thomson Reuters em 2011. Hoje, conta com mais de 20
empresas, dentre elas, Engelink, Lexnnova, Ploomes, Fintera, LiveCapital,
ContabilOne, Ecomex, JExperts e Koli Capital, além das recém vendidas TaxWeb,
LinkAPI, ZeeDog e ZeeNow.
A Nexaas quer transformar o varejo, impulsionando
o varejista a alcançar seu potencial máximo, superando os desafios da evolução
global, por meio de soluções tecnológicas e inovadoras no modelo SaaS.
A paixão por esse mercado e o foco em entender as
necessidades dos clientes nos proporcionou construir uma plataforma omnichannel
robusta, extremamente intuitiva, escalável e segura, que possibilita aos
varejistas oferecer uma agradável experiência de compra para seus clientes.
Acreditamos que o mercado é um espaço colaborativo e buscamos parcerias com as melhores empresas de tecnologia do mercado para entender e satisfazer as necessidades mais específicas de cada um dos nossos clientes, entregando soluções flexíveis, fluidas e integradas.
Nenhum comentário