Planejamento da indústria para a Black Friday
*Camila Romualdo
O período mais esperado para quem lida
com vendas está chegando. A Black Friday é um momento de muitas oportunidades
para qualquer empresa que ofereça produtos ou serviços. Isso porque os
consumidores ficam mais atentos do que nunca a promoções e vantagens para
adquirir diversos tipos de soluções.
Mas, para conseguir aproveitar de fato
as oportunidades que o período oferece, varejistas e prestadores de serviços
precisam se planejar com antecedência e garantir que tudo esteja organizado
para a chegada da Black Friday. Nesse planejamento, a indústria tem um papel
fundamental e indispensável.
Hoje atuo em uma marca de produtos para
bebês e preciso estar aliada à minha equipe para garantir que todos os
parceiros, como farmácias e baby shops que vendem nossos produtos, estejam
alinhados com as expectativas e adequações legais da marca.
Há várias maneiras de garantir esse
êxito, mas é preciso ter uma preocupação genuína com o varejista em todos os
momentos. Desenvolvemos, por exemplo, no início da pandemia, uma cartilha com
um passo a passo para que os parceiros, como lojistas menores, conseguissem se
incluir no meio digital. Essa ferramenta e o aprendizado foram muito
importantes – e ainda são –, pois facilitam muito o contato com os
consumidores, principalmente em períodos de promoções, quando a demanda costuma
crescer.
Além disso, buscamos sempre realizar
treinamentos com a equipe de vendas, para que ela conheça de fato os produtos e
possa informar corretamente os consumidores sobre suas indicações, restrições e
diferenciais. No relacionamento com os parceiros de vendas, é extremamente
importante estabelecer condições similares para todos.
Outro ponto de atenção da indústria deve
ser a cadeia de abastecimento. Não adianta vender um produto que não esteja
disponível em estoque. É necessário gerenciar os vendedores e ter cada
categoria de produto muito bem catalogada no sistema, para que nada saia do
planejado e as vendas não se transformem em experiências negativas para os
clientes e em prejuízos financeiros e de imagem para o varejo.
Como nossa empresa é austríaca e nossos
produtos são importados, o planejamento começa já no primeiro semestre. Desde
abril, estamos trabalhando para garantir a quantidade suficiente de itens no
estoque, para atender às demandas da Black Friday, tanto para nosso e-commerce quanto para os
parceiros de vendas.
Em conclusão, quanto antes começarmos o
planejamento, alinhando estoque, cadastro e um bom preço, mais chances temos de
uma Black Friday promissora. Os desafios são muitos, mas pesquisas apontam que
a intenção de compra para esse novembro é grande, com iniciativa e criatividade
é possível alcançar números de sucesso.
*Camila Romualdo, gerente de marketing e e-commerce da MAM.
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