Plano de negócio 4.0: sua empresa está pronta para essa revolução?
Fabio Lima*
Estabelecer um plano de negócio é a melhor maneira de traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes para poder iniciar um empreendimento. Com a elaboração de um planejamento, é possível verificar a viabilidade, reduzir riscos, elencar oportunidades, criar metas e identificar pontos fortes e fracos de uma atividade.
Mas é importante
lembrar que a preparação de um plano de negócio é um grande desafio, pois exige
pesquisa, comprometimento, persistência, dedicação ferrenha e muita
criatividade.
Cada empresa é
diferente, mas todas têm uma necessidade em comum. Com a transformação digital,
o ciclo de vendas também muda. Toda empresa enfrenta o desafio de obter
informações em tempo real sobre o envolvimento de processos, produtos e
clientes.
É por isso que você
deve considerar a Indústria 4.0 como sua melhor aliada.
Também chamada de
Quarta Revolução Industrial, a indústria 4.0 reúne um amplo sistema de
tecnologias avançadas, como inteligência artificial, robótica, internet das
coisas e computação em nuvem, que estão modificando os modelos tradicionais de
produção e negócios em todo o mundo.
ADAPTAÇÃO TEM QUE
ACOMPANHAR OBJETIVOS
O caminho a ser seguido
pelas indústrias que buscam uma adaptação a essa nova realidade deve estar
ligada ao propósito do negócio – que vai além da venda ao cliente e geração de
lucro. Segundo Frank Piller, todas as empresas precisam se questionar sobre a
sustentabilidade de seus modelos de negócios existentes. Fundamentalmente, um
modelo de negócio é uma hipótese de gerenciamento sobre:
- O que os clientes querem;
- Como eles querem;
- Como uma empresa pode
satisfazer esses desejos e lucrar com isso.
O foco da empresa deve
permanecer na satisfação do cliente, mas com a utilização de todos os recursos
introduzidos pela indústria 4.0. É dessa forma que se consegue adicionar valor
à proposta entregue ao consumidor e potencializar os resultados obtidos. A
coligação entre negócios e tecnologia é o que pode diferenciar um
empreendimento de seus concorrentes. Além disso, traz a reboque benefícios,
como maior eficiência, custos mais baixos, maiores receitas e processos mais
inovadores.
*Fábio Lima é consultor e mentor de empresários e executivos, especialista em gestão empresarial. CEO da LCC – Light Consulting e Coaching.
Nenhum comentário