Projeto em Ipatinga alfabetiza alunos da rede municipal que tiveram impacto na pandemia
Alunos da rede municipal de ensino recebem o certificado de conclusão do Projeto de Alfabetização/crédito: Divulgação CSFX |
A
alfabetização é uma das fases mais importantes da vida escolar. A porta de
entrada para um mundo infinito de muitos saberes passa pela leitura, escrita e
os primeiros raciocínios matemáticos. Imagina só dar início a esse processo
justamente em meio à pandemia do coronavírus e em um momento em que os alunos
estavam em casa por conta das medidas de proteção à covid. Criado em parceria com
a Prefeitura de Ipatinga e a Fundação São Francisco Xavier por meio do seu
Colégio, o projeto de Alfabetização surgiu como uma forma de preencher essa
lacuna e ajudar estudantes do segundo ano da rede municipal que foram
impactados com a pandemia.
Depois
de quase cinco meses de muito trabalho e conquistas, o Projeto de Alfabetização
encerrou seu ciclo, com um saldo positivo e animador. Os 114 alunos do segundo
ano do ensino fundamental de duas escolas da rede municipal de Ipatinga que
participaram do projeto receberam o certificado de conclusão durante solenidade
realizada nesta quarta-feira, dia 24 de novembro, no Teatro Zélia Olguin, em
Ipatinga-MG.
“É
uma satisfação enorme para nós da Fundação Educacional São Francisco Xavier
participar desse projeto e contribuir com a formação desses estudantes.
Alfabetizar crianças em tão pouco tempo é desafiador e ao mesmo tempo muito
gratificante. Todos já estão lendo e escrevendo, esse é o melhor resultado que
poderíamos ter”, conta Simone Brandão de Almeida Barroso, coordenadora
pedagógica da FESX.
Evolução
Um
dos alunos contemplados pelo projeto foi Heitor Henrique Andrade, de 7 anos,
estudante do segundo ano do ensino fundamental da Escola Municipal Levindo
Mariano. A mãe dele Indyamara Andrade Silva Vieira, conta que ficou preocupada
com a interrupção da alfabetização do filho com a chegada da pandemia. “O
Heitor é um menino esperto, inteligente e justamente quando ele iria aprender a
ler, começou essa coisa toda de pandemia. Fiquei com medo disso atrapalhar os estudos
dele”, lembra.
Indyamara
é só gratidão ao projeto e conta que ele ajudou muito seu filho. “Fomos
abençoados no momento que mais precisávamos. Na primeira semana que o Heitor
começou no projeto ele já aprendeu a soletrar as letrinhas. Todos os dias ele
chegava em casa animado com que tinha visto. Em um mês ele já estava juntando
as palavras e sempre trazia um livrinho lá do Colégio São Francisco para ler
aqui em casa”, comemora. E acrescenta. “Está sendo muito bonito vê-lo
aprendendo tanta coisa. Eu e meu esposo estamos orgulhosos do nosso filho. Nós
queremos o melhor para ele, que ele estude muito e que tenha o que a gente não
pôde ter”.
Resultados
Para
a coordenadora de Projetos da Escola Municipal Levindo Lopes, Maria Olímpia
Batista Araújo, mais conhecida como tia Lolly, a parceria foi extremamente
valiosa para os alunos e seus pais. “Estamos felizes com os resultados. O nosso
grande objetivo foi alcançado, que foi proporcionar às crianças habilidades de
ler, escrever e desenvolver raciocínio lógico. Todos os pais que aderiram ao
projeto ficaram satisfeitos e são unânimes em dizer o quanto ele tem sido
importante para seus filhos”.
Tia
Lolly ressalta que o projeto é inclusivo e que vai gerar bons frutos para
aqueles que souberam aproveitar dele. É um projeto muito especial, que
possibilitou uma igualdade entre os alunos. São crianças que estavam
necessitadas e souberam aproveitar a chance que lhes foi dada. Ele vai fazer
toda a diferença na vida desses alunos. Temos a certeza de que essas crianças
vão chegar ao terceiro ano com mais habilidades, sem deixar nenhuma etapa para
trás. Já notamos como esses alunos estão mais confiantes e determinados para
seguir em frente na vida escolar”.
Processo
Convidada
pela Prefeitura de Ipatinga para realizar o Projeto de Alfabetização, o Colégio
São Francisco Xavier aceitou o desafio e colocou à disposição toda a sua
infraestrutura e expertise na área pedagógica e de ensino aos alunos que vieram
da rede municipal.
Segundo
a coordenadora da Fundação Educacional São Francisco Xavier, Janísia Fátima dos
Santos Dornelas, foram envolvidas 17 pessoas ao todo no projeto, entre
coordenadores, professores, inspetores, monitores e auxiliar de secretaria.
“Tem sido uma bonita parceria com a Prefeitura. Tudo foi pensado e
proporcionado para acolher e estimular essas aulas de reforço. Além das aulas
foram oferecidos uniformes, material pedagógico e didático, lanches e o
transporte”.
Todos
os alunos foram testados para covid no início do projeto em junho e receberam
um kit covid. Os alunos estão tendo aulas em períodos intercalados com os das
suas escolas. Ao todo serão mais de 400 horas/aula, de segunda a sexta-feira.
Metodologia
Quando
chegaram ao Colégio São Francisco Xavier para as aulas de apoio à
alfabetização, todos os alunos passaram por diagnósticos individuais. “Depois
de realizado um diagnóstico inicial, passamos a mapear cada necessidade e a
acompanhar o nível dos alunos”, conta Simone Brandão.
Ela
explica que a partir daí o planejamento foi voltado para os pontos mais
sensíveis. Entre as metodologias utilizadas, foram realizadas oficinas de
aprendizagem, momentos de leitura, encenações de histórias, produção de textos,
entre outros. Em matemática, os alunos trabalharam com situações problemas e
jogos.
Segundo
a coordenadora, a todo momento os alunos tiveram acompanhamento para avaliar a
evolução deles e os resultados são excelentes. “Tem sido um projeto muito
prazeroso. O Colégio São Francisco Xavier sempre foi referência em métodos
pedagógicos e estamos utilizando o que temos de melhor para alfabetizar essas
crianças”.
“A educação transforma. É gratificante fazer parte dessa construção de cidadania. Esperamos que venham novos projetos e que essa parceria público/ privada seja cada vez mais fortalecida para que possamos fazer o melhor em prol do desenvolvimento da educação e das pessoas no muncípio de Timóteo”, destaca a Superintendente da Fundação Educacional São Francisco Xavier, Solange Liége dos Santos Prado.
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