QA em Alta: Empresa criada na pandemia cresce em ambiente de mudanças rápidas
Férias de Verão pós-vacinas e Carnaval 2022
aquecem mercado, mas varejistas ainda estão cautelosos; Habilidade de adaptação
nesse momento é o diferencial de sucesso para empresas de Moda Praia como a
Beijo do Sol
Adaptabilidade à demanda é diferencial da Beijo
do Sol para crescer mesmo com a pandemia
Divulgação
Um novo perfil de empresa surgiu da
pandemia no Brasil: a dos negócios com alto quociente de adaptabilidade (QA),
índice que considera habilidade de adaptação, criatividade e resiliência diante
de ambientes com mudanças rápidas e frequentes. Empresas que investem em
equipes e gestão com alto QA têm como base inovação, flexibilidade e agilidade
para responder a novas demandas, tendo mais chance de sucesso no mercado atual.
É o caso da Beijo do Sol, que mesmo com a crise sanitária, inaugurou a marca,
manteve o ritmo de crescimento e já planeja internacionalização para 2022 com
gestão adaptável às mudanças.
A empresa foi criada em 2020 e este ano,
mesmo com a pandemia, já alcançou em outubro o faturamento do ano anterior
inteiro, que foi de R$ 360 mil. Para o trimestre de novembro a janeiro, a
expectativa de crescimento nas vendas é de pelo menos 30%, podendo chegar a
50%, dependendo dos fatores externos.
A variação grande na margem de projeção
final, aliás, faz parte do gerenciamento adaptado a um cenário em transição
como é o do pós-vacinas. “É o período em que mais temos pedidos e tudo indica
mais crescimento. Mas são muitas variáveis, dependemos de como o mercado vai
reagir”, diz Erika Nogueira Bianchini, diretora da Beijo do Sol.
A empresa também já alcançou a produção
de peças do ano passado, que foi de 10 mil unidades, e deve fabricar mais itens
até o final do ano. O plano de dobrar a produção, porém, foi substituído por
fabricação em pequenos ciclos. “Apesar do otimismo, nossa produção não está
acelerada, pois precisamos buscar o equilíbrio para não ficarmos com excesso de
estoque”, afirma a diretora.
Verão e Carnaval 2022
A chegada das férias de verão com
liberação do uso de máscaras em espaços abertos e a retomada do Carnaval devem
movimentar o setor de Moda Praia. Erika Nogueira, da Beijo do Sol, diz que a
empresa já se prepara para os vários cenários possíveis.
“Nossos resultados no último ano são
efeito do investimento em uma coleção mais diversificada, com mais produtos, e
ao mesmo tempo, de uma proximidade do fim da pandemia, com as pessoas comprando
e viajando”, diz.
Dólar alto afeta produção e beneficia
exportação
A constante variação da inflação e do
dólar no período tem afetado a produção, exigindo uma gestão dinâmica.
“Cada hora que precisamos comprar matéria-prima, o preço é diferente.
Mantivemos a mesma tabela de preços desde o início da coleção, mas os custos já
estão mais altos”, afirma a diretora.
As adaptações são feitas com base na
avaliação de três pontos principais: custo-benefício da matéria-prima,
desempenho de venda das peças e expectativas de mercado. Como tecidos, bojos,
arcos e até caixas de papelão tiveram um aumento significativo, a empresa
chegou a mudar fornecedores para conseguir manter qualidade e bons preços
finais. Também revisou em ciclos mais curtos o desempenho dos modelos.
“Da mesma forma que incluímos cores novas neste último mês, definimos que
determinada estampa não terá continuidade, por não ter tido muita aceitação”, explica
Erika Bianchini. A ideia é evitar produzir aquilo que provavelmente não terá
muita saída.
O próximo passo da Beijo do Sol com a
alta do dólar é a internacionalização. “O sonho do meu pai, Aluizio Nogueira,
fundador da marca, era vender a Beijo do Sol em outros países. Em 2022 irei
buscar realizar o sonho dele”, comemora Erika Bianchini.
Sobre a Beijo do Sol
Empresa especializada
em Moda Praia, a Beijo do Sol foi fundada em Ribeirão Preto em meio a pandemia
do novo coronavírus. Iniciou a fabricação de moda feminina em agosto de 2020 e
hoje também oferece peças masculinas e infantis. Conta com uma facção em
Votuporanga – indústria terceirizada de confecção e vestuário. Está presente em
lojas multimarcas por todo o Brasil e on-line. Suas coleções prezam pela
versatilidade, sustentabilidade e responsabilidade social.
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