Quem acelerou a transformação digital na sua empresa? Resposta no Hackatagro Cast, com Pedro Valério, do Instituto Caldeira
"Não falar sobre inovação e transformação digital é ingenuidade. O mundo está em disrupção. E quando eu digo isso não é sobre o 5G, que está chegando: temos uma explosão de foodtechs e uma série de confluências que, no meu ponto de vista, dão ao agro uma oportunidade única e fantástica, pela posição estratégica que temos em termos de geração de riqueza e de prosperidade para a sociedade como um todo". A afirmação é de Pedro Valério, diretor executivo do Instituto Caldeira, no Hackatagro Cast, podcast do Hackatagro, movimento nacional em prol da digitalização do agronegócio.
Um meme que
circula pelas redes sociais exibe a pergunta: "quem acelerou a
transformação digital na sua empresa?". As três primeiras opções são: o
chief executive officer (CEO), o chief information officer (CIO) e o diretor de
inovação. A quarta, assinalada por quem responde à questão hipotética, é: o
coronavírus. Esse exemplo, dado por Valério, indica que o caminho para o
sucesso digital de uma empresa começa por entender o novo contexto global e,
ainda, a nova economia.
"Costumamos
dizer que a nova economia é um tripé, baseado em novas tecnologias, novas
formas de gestão e novos modelos de negócios", comenta Valério. Para ele,
contudo, antes de falar em tecnologia, é preciso pensar a maneira de se
relacionar com o ecossistema de inovação, em busca de soluções que auxiliem o
enfrentamento dos desafios – algo que já está se tornando realidade.
Tecnologia
e expansão de negócios – Quem conhece bem a importância da inovação e da
tecnologia é a SLC
Agrícola, que participou – em parceria com a beOn, hub de inovação da Claro –
de um hackathon promovido pelo movimento Hackatagro.
No desafio, o
objetivo era atrair soluções baseadas em software para melhorar a gestão na
proteção de cultivos agrícolas, aliando as características de conectividade e
latência a soluções que utilizam ou venham a utilizar a computação de bordo,
sensores e novos terminais.
No total,
foram 595 inscritos. Entre eles, a
SprayTech, app mobile para empresas e produtores agrícolas, foi
a vencedora com um checklist das atividades necessárias para a
inspeção adequada de equipamentos, possibilitando padronização com mais
controle e precisão.
A SLC produz
soja, milho e algodão em 600 mil hectares espalhados por diferentes estados
brasileiros. De acordo com o ecosystem leader da empresa, Carlos Aranha, a
companhia sempre foi inovadora e a digitalização tem ganhado cada vez mais
relevância.
Aranha
salienta que a maior parte dos produtores rurais já utiliza aplicativos como o
WhatsApp para negociar. Além disso, quase a totalidade possui smartphone. Esses
fatos estão fomentando a conectividade nas regiões rurais. "Esse movimento
está cada vez maior. Na própria SLC, temos 16 fazendas conectadas e todas as
sedes têm internet. A conectividade faz com que o produtor rural consiga, de
fato, se conectar com as startups e se conectar com os ecossistemas de
inovação. O agronegócio é a mola propulsora do país, que utiliza e que gera
muita inovação", finaliza Carlos Aranha.
Para conferir
o episódio na íntegra, acesse: https://open.spotify.com/episode/1oUfhQYYn920svlJ8zYKbN.
Sobre
o Hackatagro
O HackatAgro é uma causa e um movimento em prol da digitalização do agronegócio brasileiro. A iniciativa reúne produtores, startups, investidores, empresas e entidades, com o objetivo de promover a colaboração entre parceiros que buscam o desenvolvimento digital. Por meio de desafios, o projeto estimula e promove um movimento de desenvolvedores para a criação de soluções inovadoras e disruptivas, garantindo eficiência, sustentabilidade e renda. Para saber mais, acesse: www.hackatagro.com.
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