Segundo dados da
pesquisa Racismo no Brasil, do Instituto Locomotiva, o país conta com 119
milhões de pessoas que se declaram pardas ou pretas, o que representa 56% da
população. Mas, mesmo sendo a maioria, a ausência de representatividade destas
pessoas no empreendedorismo ainda escancara o abismo social que existe. A falta
de outras pessoas negras nos ambientes que frequenta cotidianamente é algo que
desperta a atenção do empreendedor Rogério Gonçalves. "Fico
incomodado pelo fato de quase sempre ser o único ou às vezes a minoria em
determinados locais. Isso ocorreu na minha trajetória acadêmica e nos voos em
viagens internacionais, por exemplo”, conta. No entanto, Rogério destaca que
empresários negros tem a chance de dar oportunidade para outros negros,
contribuindo assim para que eles nunca mais se sitam sozinhos. Para se inspirar
no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, selecionamos as histórias de 10
empreendedores de sucesso.
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Ter
o próprio negócio sempre foi o sonho do administrador de empresas e professor
Rogério Gonçalves. A conquista, para ele, aconteceu no começo de 2020,
quando se tornou franqueado da Park Education, rede de educação bilíngue, criatividade
e soft skills. “Gosto de desafios e entendo que por meio da minha empresa
posso transformar a vida das pessoas. A certeza que eu já havia acumulado
experiência necessária, tanto com gestão de negócios como no segmento
educacional também foi determinante para empreender”, revela.
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O
médico de origem cubana Gabriel Gonzalez Moret
chegou ao Brasil em 2016 para trabalhar no programa do governo federal Mais
Médicos. No entanto, após o rompimento da parceria entre Brasil e Cuba em
2018, precisou achar seu sustento em outras atividades. Trabalhou em funções
como repositor e segurança, cargo este que exerceu até o ano passado, quando
o congresso aprovou uma lei que permitiu que pudesse voltar a exercer sua
profissão. Diante disso, o médico viu no franchising a chance de empreender.
Tornou-se franqueado da Emagrecentro,
uma das maiores redes de emagrecimento e estética do país, e conta com uma
unidade localizada em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.
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Outra
história inspiradora é a do Leandro Souza,
filho de porteiro e doméstica, nascido no subúrbio do Rio de Janeiro. Em sua
trajetória, trabalhou de entregador de pizza, segurança de boate até
manobrista, para, em 2011, apostar numa das maiores paixões do brasileiro: um
negócio focado em espetinhos, transformando a experiência por meio de um
ambiente de bar agradável e harmônico. O resultado disso é que o Espetto Carioca, 10 anos
depois, fechou 2020 com um faturamento de R$ 43 milhões e até o final deste ano
a expectativa é faturar R$ 100 milhões.
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Karla Capozzoli se formou em Engenharia
Mecânica e atuou por alguns anos na área de melhorias de processos. Foi então
que começou a estudar sobre investimentos e independência financeira com o
marido, despertando assim ainda mais o interesse por empreender. Foi então
que decidiram juntos adquirir uma franquia da PremiaPão. O investimento
inicial baixo e a área da atuação com foco em vendas foram fatores
determinantes para a escolha e desde 2019 Karla se dedica totalmente ao
negócio.
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De
funcionária a empreendedora, Gabriela Voltarelli Martins
era considerada ‘prata da casa’, além de ser uma excelente colaboradora do
diretor de marketing e co-fundador da Casa de Bolos,
Rafael Ramos. Ela conta que começou na rede untando formas, depois foi
confeiteira até ser promovida a gerente da loja. Em 2018, Gabriela resolveu
empreender e, claro, escolheu a rede que a apoiou e incentivou. Hoje ela é
franqueada de uma unidade em Cravinhos, interior de São Paulo.
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Antes
mesmo de ingressar na faculdade, com 17 anos, o empresário Eduardo Oliveira já
desbravava o mundo dos negócios. Após diversas experiências no ramo de
advocacia, vestuário e alimentação, conheceu seus sócios Daniel Bittencourt e
Arianne Bastos e juntos, em agosto de 2019, criaram o Mané, rede que tem como
objetivo proporcionar aos clientes experiências gastronômicas únicas por meio
de um ambiente despojado, gourmet e sofisticado, mas sem perder a cultura
raíz de boteco. Só no ano passado, faturaram R$ 10 milhões e em três anos
pretendem chegar a 80 unidades.
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A
enfermeira Mauricéa de Sant Anna sempre
teve o sonho de ser médica. De origem humilde, começou a trabalhar aos 14
anos e, com incentivo familiar, conseguiu ingressar em uma universidade
federal e concluir o curso de enfermagem, o que lhe permitiu entrar na área
da saúde. Mesmo realizada profissionalmente, sentia que faltava algo e foi
quando surgiu a ideia de empreender. A indicação do segmento que poderia
investir veio através da amiga e sócia, Elisabete. Como Mauricéa sempre teve
a vida ligada ao idoso, a avó com 103 anos, pai com 93 e a mãe com 83, as
amigas resolveram, juntas, abrir uma franquia da Home Angels, uma rede
especializada em cuidados com idosos.
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Formado
em Educação Física, Filipe Mendes dos Santos,
de 32 anos, adentrou no empreendedorismo em 2016, quando abriu uma empresa de
bartenders por enxergar nesta modalidade uma oportunidade de evoluir
profissionalmente e como pessoa. Com o intuito de ampliar os negócios, este
ano decidiu ser um licenciado da Take and Go,
rede de vending machine inteligentes que instala cervejeiras em áreas
residenciais e comerciais. Mendes revela que optou pelo licenciamento por
vivenciar e acreditar em todo o potencial do mercado de bebidas e pretende
adquirir outras licenças da marca e ampliar a atuação em São Paulo.
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Quando
ficou órfão de pai aos 11 anos, Márcio Flávio
começou a trabalhar para ajudar a mãe e os seis irmãos. Casou aos 21 e aos 39
conseguiu cursar faculdade. Durante 28 anos trabalhou como gerente regional
de uma loja de departamentos e, ao se aposentar, resolveu empreender, já que
isso era um sonho antigo. Adquiriu sua primeira unidade da Anjos Colchões & Sofás,
rede especializada em estofados e colchões. Alegre, Márcio acredita que o
empreendedorismo abre a mente e permite começar e recomeçar do zero.
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Paulo Elias foi criado em uma
comunidade do Rio de Janeiro com muita dificuldade e pouca estrutura, mas
isso não impediu de seguir seus sonhos e estudar. Trabalhou em muitos
empregos, fez carreira em uma das maiores redes de eletrodomésticos e móveis
do país, terminou a faculdade e dois MBAs. Em maio deste ano conheceu a Sofá Novo de Novo, rede
especializada em higienização e impermeabilização de estofados, e abriu sua
primeira franquia. Apesar de bem sucedido, Paulo ainda acredita que há um gap
que precisa ser reduzido de forma efetiva, já que sente que parte da
sociedade não se sente confortável em ver um negro em posições como a dele.
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