Saiba as vantagens de ter um especialista de cobrança nas empresas
*Por Alexandre Damasio
Alexandre Damasio é presidente da CDL de São
Caetano do Sul
Divulgação
O Brasil atingiu a marca de 62
milhões de pessoas em situação inadimplente. O índice de monitoramento, com a
plataforma do SPC, que é parametrizada pela quantidade de pessoas físicas,
ambos os sexos, de 18 a 69 anos, com restrição nos 2 birôs ( SPC Brasil e
Serasa), aponta que, somente na região do ABC, cerca de 745 mil consumidores
possuem algum tipo de restrição financeira.
Com o aumento da inadimplência, muitas empresas
possuem créditos a receber. Mas, com a vigência do Código de Defesa
do Consumidor e a lei do telemarketing são muitos os aspectos que devem ser
verificados. Além disso, pode acontecer o desgaste da marca. Delegando para um
especialista de cobrança, por exemplo, a empresa ganha em agilidade, tecnologia
e a marca SPC para cobrar as dívidas.
Abaixo, cito as principais vantagens de
contar com um especialista de cobrança nas empresas.
Identificação de dívidas
Muitas empresas assumem a responsabilidade
e obrigações financeiras para que seu negócio possa girar e expandir no
mercado. Mas, como monitorar e identificar cada uma das dívidas e obrigações
financeiras de forma clara? O especialista ajuda a empresa, na prática, a
identificar quais são as principais pendências e as melhores soluções para a
administração financeira.
Ações de cobrança
Um especialista de cobrança pode indicar
as ações mais eficientes para a empresa. No Brasil, os principais entraves na
hora de uma negociação de dívidas são as limitações legais, o desgaste do
modelo atual de telemarketing e o endividamento do consumidor, por isso, é
essencial contar com um profissional que entenda das necessidades e saiba
analisar as principais métricas para oferecer uma melhor ação de cobrança.
Atualização de dados
Por meio da atuação desse profissional,
os dados e informações podem ser organizados e atualizados regularmente nos
períodos necessários. Para que os processos sejam realizados de maneira
efetiva, é necessário que os dados e informações estejam sempre atualizados e
renovados, para saber a situação de cada cliente, como dados pessoais, números
de telefone, suas faturas e seu histórico de pagamento com a sua empresa.
Para que as cobranças sejam efetivas e
para que o grau de inadimplência diminua, o trabalho de um especialista no
setor de cobranças envolve manter essa base de dados útil e atualizada.
*Alexandre Damasio
Coelho é presidente da CDL São Caetano do Sul e advogado.
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