Últimas

SIG promove o livro "Campo Largo - A cidade da gente", produzido por estudantes da rede municipal

Patrocinada pela empresa, a obra fala sobre o patrimônio cultural, histórico e ambiental da cidade

São Paulo, 25 de novembro de 2021 – Com patrocínio da SIG, empresa especializada em envase e embalagens cartonadas, foi lançado nesta quinta-feira, 25 de novembro, o livro “Campo Largo - A cidade da gente”, que traz histórias da cidade que completa, em 2021, 150 anos de história. A cerimônia de lançamento ocorreu na Câmara de Vereadores de Campo Largo, contou com a presença de executivos da empresa e da Editora Olhares, autoridades da cidade e do estado do Paraná, professores e alunos da rede pública municipal que contribuíram para a obra, além da escritora Selma Maria, que escreveu a partir de textos das crianças. 

Desenvolvido pela Editora Olhares, o livro é um presente da SIG à cidade que escolheu para instalar sua fábrica no país. Pago através de recursos de incentivo fiscal do governo do estado do Paraná, ele estimula os alunos a investigarem e produzirem textos os patrimônios culturais, históricos e ambientais de Campo Largo, se transformando agora em um material didático sobre a cidade com o ponto de vista dos alunos. 

Segundo Isabela de Marchi, Gerente de Sustentabilidade da SIG na América do Sul, é muito importante fazer parte de um projeto tão rico e bonito. “Resgatar o passado dessa cidade, que completa 150 anos com tanta história, justamente quando é celebrado o aniversário de 10 anos da fábrica da SIG, é muito gratificante. E poder contar com a participação dos estudantes das escolas municipais, que tiveram a oportunidade de compartilhar sua herança cultural com todos nós, foi um verdadeiro presente, para nós e para a cidade”. 

O lançamento faz parte da coleção “A cidade da gente”, vencedora do prêmio Retratos da Leitura 2019, promovido pelo Instituto Pró-Livro para reconhecer ações destacadas de incentivo à leitura em estados como Maranhão, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Acre, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto já publicou livros sobre 15 cidades das cinco regiões brasileiras e mais oito estão sendo desenvolvidos ao longo 2021, como é o caso de Campo Largo, no Paraná.  

Para Dorotéa Stoco, Secretária de Educação de Campo Largo: “Ao ser construído por várias mãos, o livro é mais um instrumento fundamental de conhecimento da cidade, que completa 150 anos. É um presente rico e amável para os estudantes, para que possam identificar, admirar e visitar aspectos essenciais da bela cidade em que vivem”. 

O projeto chega no mesmo ano em que a SIG completa sua primeira década da fábrica em Campo Largo. A empresa está no Brasil desde 2003, mas em 2011 construiu sua planta para atender a demanda brasileira, que hoje representa 74% do mercado de embalagens cartonadas da América Latina. Por conta da grande atuação da empresa no mercado, hoje ela conta com mais de 600 colaboradores somente na América do Sul e sua capacidade produtiva é de 4,5 bilhões de embalagens por ano. Estima-se que além dos empregos diretos, a empresa gera mais de mil indiretos, considerando toda a cadeia produtiva como matérias primas, logística, entre outros. Isabela ressalta ainda que “valorizar a educação, cultura e a história da cidade de Campo Largo por meio do livro é algo que nos deixa muito felizes, já que também faz parte da nossa história”. 

O projeto tem o objetivo de apoiar a perpetuação e a disseminação da história das cidades abordadas e ampliar as noções das crianças locais sobre sua identidade e sobre o pertencimento à cidade e região onde vivem, além de valorizar lugares importantes da memória coletiva do município. Os livros da coleção se tornam importantes referências locais de conhecimento e têm sua tiragem distribuída gratuitamente para as escolas da rede pública da cidade, para que sejam utilizados pelas turmas ano a ano, apoiando as atividades didáticas em temas diversos.  

Sobre a SIG - A SIG é líder no fornecimento de sistemas e soluções para embalagens cartonadas assépticas. Trabalhamos em parceria com nossos clientes para levar produtos alimentícios e bebidas aos consumidores de todo o mundo de uma forma segura, sustentável e acessível. Nossa tecnologia exclusiva e excelente capacidade de inovação nos permite oferecer a nossos clientes soluções ponta a ponta para produtos diferenciados, fábricas mais inteligentes e embalagens conectadas, tudo para atender às necessidades em constante mudança dos consumidores. A sustentabilidade é parte integrante de nosso negócio e estamos indo muito além do Bem para criar um sistema líquido positivo de embalagem de alimentos. Fundada em 1853, a SIG está sediada em Neuhausen, Suíça. As habilidades e experiência de nossos aproximadamente 5.500 funcionários em todo o mundo nos permitem responder rápida e efetivamente às necessidades de nossos clientes em mais de 60 países. Em 2019, a SIG produziu 38 bilhões de embalagens cartonadas e gerou uma receita de 1,8 bilhões de euros. A SIG tem uma classificação AA ESG pela MSCI, uma classificação 18,8 (baixo risco) pela Sustainalytics e uma classificação Platinum CSR pela EcoVadis. Saiba mais em http://www.sig.biz/.

Nenhum comentário