SIG promove o livro "Campo Largo - A cidade da gente", produzido por estudantes da rede municipal
Patrocinada pela empresa, a obra fala sobre o
patrimônio cultural, histórico e ambiental da cidade
São
Paulo, 25 de novembro de 2021 – Com
patrocínio da SIG, empresa especializada em envase e embalagens
cartonadas, foi lançado nesta quinta-feira, 25 de
novembro, o livro “Campo Largo - A cidade da gente”, que traz
histórias da cidade que completa, em 2021, 150 anos de história. A
cerimônia de lançamento ocorreu na Câmara de Vereadores de Campo
Largo, contou com a presença de executivos da empresa e da
Editora Olhares, autoridades da cidade e do estado do
Paraná, professores e alunos da rede pública municipal que contribuíram
para a obra, além da escritora Selma Maria, que escreveu a partir de
textos das crianças.
Desenvolvido pela Editora Olhares, o
livro é um presente da SIG à cidade que escolheu para instalar sua fábrica no
país. Pago através de recursos de incentivo fiscal do governo do estado do
Paraná, ele estimula os alunos a investigarem e produzirem textos
os patrimônios culturais, históricos e ambientais de Campo
Largo, se transformando agora em um material didático sobre a cidade com o
ponto de vista dos alunos.
Segundo Isabela de
Marchi, Gerente de
Sustentabilidade da SIG na América do Sul, é muito importante fazer parte
de um projeto tão rico e bonito. “Resgatar o passado dessa cidade, que
completa 150 anos com tanta história, justamente quando é
celebrado o aniversário de 10 anos da fábrica da SIG, é muito
gratificante. E poder contar com a participação dos estudantes das
escolas municipais, que tiveram a oportunidade de compartilhar sua herança
cultural com todos nós, foi um verdadeiro presente, para nós e para a cidade”.
O lançamento faz parte da coleção “A
cidade da gente”, vencedora do prêmio Retratos da Leitura 2019, promovido
pelo Instituto Pró-Livro para reconhecer ações destacadas de incentivo à
leitura em estados como Maranhão, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Acre, Minas
Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto já publicou livros
sobre 15 cidades das cinco regiões brasileiras e mais oito estão sendo
desenvolvidos ao longo 2021, como é o caso de Campo Largo, no Paraná.
Para Dorotéa Stoco, Secretária
de Educação de Campo Largo: “Ao ser construído por várias mãos, o livro é mais
um instrumento fundamental de conhecimento da cidade, que completa 150
anos. É um presente rico e amável para os estudantes, para que possam
identificar, admirar e visitar aspectos essenciais da bela cidade em que vivem”.
O projeto chega no mesmo ano em que a
SIG completa sua primeira década da fábrica em Campo Largo. A empresa está no
Brasil desde 2003, mas em 2011 construiu sua planta para atender a demanda
brasileira, que hoje representa 74% do mercado de embalagens cartonadas da
América Latina. Por conta da grande atuação da empresa no mercado, hoje ela
conta com mais de 600 colaboradores somente na América do Sul e sua capacidade
produtiva é de 4,5 bilhões de embalagens por ano. Estima-se que além dos
empregos diretos, a empresa gera mais de mil indiretos, considerando toda
a cadeia produtiva como matérias primas, logística, entre
outros. Isabela ressalta ainda que “valorizar a educação, cultura e a
história da cidade de Campo Largo por meio do livro é algo que nos deixa
muito felizes, já que também faz parte da nossa história”.
O projeto tem o objetivo de apoiar a
perpetuação e a disseminação da história das cidades abordadas e ampliar as
noções das crianças locais sobre sua identidade e sobre o pertencimento à
cidade e região onde vivem, além de valorizar lugares importantes da memória
coletiva do município. Os livros da coleção se tornam importantes
referências locais de conhecimento e têm sua tiragem distribuída gratuitamente
para as escolas da rede pública da cidade, para que sejam utilizados pelas
turmas ano a ano, apoiando as atividades didáticas em temas diversos.
Sobre a SIG - A SIG é líder no fornecimento de sistemas e soluções para embalagens cartonadas assépticas. Trabalhamos em parceria com nossos clientes para levar produtos alimentícios e bebidas aos consumidores de todo o mundo de uma forma segura, sustentável e acessível. Nossa tecnologia exclusiva e excelente capacidade de inovação nos permite oferecer a nossos clientes soluções ponta a ponta para produtos diferenciados, fábricas mais inteligentes e embalagens conectadas, tudo para atender às necessidades em constante mudança dos consumidores. A sustentabilidade é parte integrante de nosso negócio e estamos indo muito além do Bem para criar um sistema líquido positivo de embalagem de alimentos. Fundada em 1853, a SIG está sediada em Neuhausen, Suíça. As habilidades e experiência de nossos aproximadamente 5.500 funcionários em todo o mundo nos permitem responder rápida e efetivamente às necessidades de nossos clientes em mais de 60 países. Em 2019, a SIG produziu 38 bilhões de embalagens cartonadas e gerou uma receita de 1,8 bilhões de euros. A SIG tem uma classificação AA ESG pela MSCI, uma classificação 18,8 (baixo risco) pela Sustainalytics e uma classificação Platinum CSR pela EcoVadis. Saiba mais em http://www.sig.biz/.
Nenhum comentário