Teto verde do Colégio Renascença trabalha questões climáticas através da Permacultura
Em área ao ar livre de 4 mil m2,
os estudantes estão utilizando os espaços verdes para aplicar diferentes
técnicas de compostagem, produzindo húmus e biofertilizante (média 5L por
semana), aplicados no cultivo de uma grande variedade de espécies
Após meses em casa,
praticamente 100% dos estudantes do Colégio Renascença, em São Paulo, voltaram
a se reunir com colegas e professores. No retorno ao presencial, a instituição
está aproveitando as áreas verdes da sede para aulas ao ar livre. Sob a luz da
ecologia, os alunos estão aprendendo como diminuir a emissão dos GEE (gases de
efeito estufa), promovendo o cultivo orgânico de hortaliças, e de outras
espécies, utilizando o húmus e o biofertilizante produzidos através dos
resíduos do lanche e do almoço. Além disso, aprendem a reaproveitar resíduos,
produzindo papel reciclado, sabão e enviando recicláveis a cooperativas e programas
de coletas indicados pela TerraCycle (programa Faber-Castell; programa Nestlé e
outros).
Com cinco minhocários,
os estudantes têm aprendido sobre a atuação das minhocas, abrindo caminhos para
uma legião de microrganismos, promovendo a ciclagem da matéria orgânica. As
protagonistas do processo contribuem na trituração, aeração e drenagem dos
nossos resíduos orgânicos. A produção do biofertilizante está na marca de 5L
por semana e com isso é possível ceder o excedente a comunidade escolar,
fertlizando hortas domésticas.
A investigação pulsa no
processo de tratamento dos resíduos orgânicos. Há exploração de outras técnicas
de compostagem, como o método Takakura. onde se altera o inoculante- “sopa” de
microorganismos - que transformam os resíduos em material que será absorvido
pelas plantas. Ao invés de usar o húmus da minhoca esses fermentos diferentes
agem de forma específica nas estruturas presentes nos resíduos, promovendo
aceleração do processo.
Teto Verde
A preocupação ambiental
sempre esteve em pauta no Colégio Renascença, mas não era possível imaginar o
valor que esses espaços ganharam nos últimos meses - quando se tornaram
essenciais para o bem-estar e segurança dos estudantes, além de espaços de
aprendizagem ativa. Um dos ambientes mais requisitados é o Teto Verde
localizado no 3° andar da instituição.
O espaço segue os
princípios da permacultura urbana e conta atualmente com diferentes setores,
contendo plantas medicinais; plantas bioindicadoras de poluição; plantas para
extração de biocombustíveis; PANCs e outras hortaliças. Em aderência à horta
contamos com um laboratório que propõe estudos dos solos e seus impactos;
extração de biocombustíveis e óleos essenciais; estudo e construção de
protótipos para exploração de energias renováveis.
Durante o isolamento
social, nem todos os estudantes puderam estabelecer um contato mais próximo com
a natureza. Assim, o colégio está incentivando o contato mais intenso com as
área desde a Educação Infantil.
Mudanças Climáticas e
Pandemia
O projeto educacional
do Colégio Renascença está diretamente ligado a busca de soluções para os
problemas complexos que envolvem a contemporaneidade, por isso, a Pandemia não
poderia ficar fora da sala de aula. Os alunos montaram um Mural do Clima, uma iniciativa
do Climate Reality com projetos no Brasil, que propõe identificar e articular
as relações causa e efeito das mudanças climáticas. A dinâmica é feita através
de cartas e de forma colaborativa e está trazendo reflexões importantes para os
alunos, tanto no reconhecimento dos projetos já trabalhados na escola, como na
necessidade da proposição de outros caminhos.
Para saber mais informações sobre os projetos socioambientais do Colégio Renascença, acesse: www.renascenca.br
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