Uva não é tudo igual
*Por Graco Farias
Os
consumidores estão praticando o que hoje chamamos de consumo consciente,
sobretudo quando é relacionado aos alimentos. Não se consideram apenas o preço
ou qualidade; as pessoas estão cada vez mais em busca de uma alimentação
saudável e equilibrada, por isso procuram informações sobre procedência,
rastreabilidade e segurança alimentar.
No que diz respeito a hortifrúti, mais
especialmente o mercado de uvas de mesa, o que se observa é uma exigência cada
vez maior não somente por parte do consumidor, mas também por parte do varejo,
que busca por parceiros que forneçam produtos de qualidade contínua e
procedência confiável. Não por menos, afinal, o segmento de hortifruti pode ser
responsável por até 10% do faturamento de um supermercado de varejo, de acordo
com dados da Hortifruti Brasil.
Atentos às mudanças do cenário
mercadológico, nós, da Agrivale, uma das maiores produtoras de uvas de mesa do
País com sede em Petrolina-PE, temos trabalhado em uma nova forma de introduzir
a qualidade das uvas no hábito de consumo. Realizamos com frequência pesquisas
de mercado, analisando o perfil consumidor, as tendências no mercado de frutas
e a dinâmica do varejo.
Desde 2018, temos adotado nova
estratégia no mercado de uvas de mesa consideradas premium e estabelecido um
alto nível de confiabilidade por meio de processos produtivos, que são
atestados por cinco certificações internacionais de qualidade, como a Global
G.A.P.; Nurture (Tesco); HACCP; Ethical Trading Initiative; e GRASP.
Com um background de quem produz uvas há
mais de 25 anos, hoje somos capazes de fornecer uma vasta gama de uvas de mesa
doce com e sem semente, em um portfólio que abrange mais de dez variedades e
uma produção contínua em 52 semanas.
Por essa guinada estratégica no mercado
hortifrúti nos destacamos em qualidade, rastreabilidade, respeito ao meio
ambiente, e entregamos um produto diferenciado até mesmo em sua apresentação,
pois as uvas são disponibilizadas em cumbucas transparentes respiráveis, que
garantem a exposição do produto de forma higiênica e duradoura. O rótulo
acartonado possui impressão especial, destacando o produto nas gôndolas.
Para o segmento supermercadista,
possibilitar o comércio de uvas de mesas de marca traz vantagens competitivas
junto ao consumidor e maior ticket médio. Ao trabalhar com marcas com
posicionamento bem definido e alinhado ao perfil de consumo das pessoas, o
varejo possibilita direcionar os produtos de acordo com a característica dos
consumidores. Mais do que isso, permitir ações de trade marketing focadas na
experiência no ponto de venda ajudam a agregar valor na loja.
O nosso papel, enquanto produtor de uvas
de mesa, é fazer com que o setor supermercadista possa levar à mesa do
consumidor o que há de melhor em termos de qualidade e, no fim das contas,
aumentar o consumo per capital no Brasil desse produto tão saudável e
saboroso.
*Graco Farias é fundador da Agrivale
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