5 tendências de IA para acompanhar em 2022
Por Marcela Vairo, diretora
da unidade de Dados, IA Apps e Automação da IBM Brasil
Em todo o mundo, o ritmo da transformação digital está se acelerando rapidamente. Em algumas áreas, como o e-commerce, as organizações experimentaram o equivalente a 10 anos de crescimento em menos de um. De fato, quase metade das empresas (41%) no Brasil acelerou a implementação da Inteligência Artificial (IA) no último ano, de acordo com o recente Índice de Adoção Global de IA da IBM, uma vez que as organizações se voltaram aos assistentes virtuais para gerenciar volumes crescentes de chamadas e a outras vias da automação similares. De acordo com a mesma pesquisa, 80% das empresas no mundo disseram que tinham planos para lançar alguma forma de software de automação nos próximos 12 meses.
Em 2022, com a continuidade de fatores adversos como a pandemia e a crise na cadeia de suprimentos, veremos surgir uma variedade de novos usos e inovações em IA, na medida em que a tecnologia avance para lidar com desafios como ganhar a confiança do consumidor na inteligência artificial e aplicações tecnológicas de ponta para enfrentar problemas associados à mudança climática. Na corrida por mais competitividade, maior eficiência e novos fluxos de receita, prevemos cinco principais tendências de IA para 2022.
O atendimento ao cliente usará IA para se tornar mais pessoal
Os assistentes virtuais se
tornaram uma ferramenta crítica para organizações e governos durante a
pandemia. Eles não apenas foram uma via fundamental para a divulgação de
informações, mas também começamos a ver a integração da automação que permitiu
aos assistentes virtuais concluírem fluxos de trabalho e tarefas como, por
exemplo, o agendamento de vacinação. Em 2022, os consumidores perceberão
interações mais personalizadas e plenamente realizadas com seus varejistas e
provedores de serviços favoritos, à medida em que a IA tem um impacto maior na
jornada do atendimento ao cliente. Um motivo para a explosão da personalização?
Melhor acesso a dados e de forma mais abrangente, fornecendo cada vez mais
personalização no atendimento.
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A IA criará um futuro confiável e sustentável
Consumidores, reguladores e
acionistas estão colocando cada vez mais pressão sobre as empresas para que
obtenham ganhos de sustentabilidade tangíveis. Uma vez que essas pressões devem
continuar a crescer em 2022, a inteligência artificial terá um papel chave para
ajudar as empresas a alcançarem indicadores de sustentabilidade por meio
de uma maior medição, coleta de dados e contabilidade de carbono, assim como
uma previsibilidade aprimorada e maior resiliência da cadeia de suprimentos. As
empresas também voltarão sua atenção para a mitigação das interrupções da
cadeia de suprimentos, investindo em automação desenvolvida por IA para tornar
os sistemas mais rápidos e eficientes. Graças aos dados gerados por sensores,
identificações RFIS, atuadores, GPS e muito mais, o inventário fará a sua
própria contagem, os contêineres detectarão seus conteúdos e os paletes
“avisarão” se eventualmente estiverem no local errado.
Melhor aproveitamento do potencial do 5G com a IA
A conectividade 5G tem um
enorme potencial para melhorar indústrias, desde streaming e comunicações, até
a robótica e manufatura avançada. Hoje, a complexidade das redes de
telecomunicações e a velocidade das mudanças tornaram o gerenciamento e o
controle de infraestrutura extremamente complexos. Para avançar na
implementação da conectividade 5G no mundo inteiro, os provedores de serviços
de comunicações (CSPs) estão se voltando para a automação impulsionada pela IA
e a orquestração de rede para melhorar seu controle e gestão, fornecendo
experiências mais rápidas ao cliente. Inovações, como a network slicing,
permitem às organizações configurarem níveis
de serviço para cada dispositivo segundo seu uso
da rede. A IA tem potencial para habilitar mudanças rápidas na rede que
otimizam o desempenho e a confiabilidade por meio da aplicação de Machine
Learning, ajudando os CSPs a entregar o potencial do 5G.
As empresas reduzirão custos
aplicando a IA para solucionar problemas de TI antes que aconteçam
Como administradores da
infraestrutura digital, em 2021 os CIOs foram incumbidos de habilitar a força
de trabalho remotamente, lidar com novos tipos de problemas de segurança como
resultado dessa mudança e encontrar sentido à explosão de dados gerada
pelos aplicativos modernos, soluções de monitoramento e uso cada vez maior de
canais digitais. Essas condições intensificaram o interesse na aplicação da
inteligência artificial para melhor prever problemas de TI, dando origem a uma
área chamada AIOps. Em 2022, o AIOps permitirá que as equipes de TI
diagnostiquem problemas de forma rápida e segura, liberando-as para que se
concentrem em aportar mais valor para a empresa. O AIOps também permitirá às
equipes de TI identificar padrões em dados, antecipando problemas do setor
antes que eles aconteçam.
Foco contínuo na
segurança
Para que a Inteligência
Artificial continue a avançar nestas áreas, as organizações precisam ganhar a
confiança do consumidor. A batalha por essa confiança ocorre em várias
frentes, desde a capacidade de tomar decisões de IA compreensíveis e
explicáveis, até garantir aos consumidores o conforto de que seus dados
pessoais estão sendo protegidos contra os ciberataques. Enquanto empresas e
governos continuarem a investir em segurança cibernética, a Inteligência
Artificial terá um papel ainda mais crucial para ajudar a identificar e
responder às ameaças virtuais de forma mais eficiente conforme caminham para
uma abordagem
"zero trust", buscando reduzir ainda
mais os riscos.
Essas tendências têm um enorme potencial para melhorar a vida das pessoas por meio do acesso a bens, serviços e informações aprimoradas e mais confiáveis. Para saber mais sobre como a IA está transformando as mais diversas indústrias, desde o varejo até serviços financeiros, clique aqui.
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