6, 7 e 8/12: Fórum mostrará potencial e oportunidades do mercado Halal
Evento está com inscrições abertas e a
participação é gratuita. Será no dias 6, 7 e 8 de dezembro
São Paulo, 1 de
dezembro de 2021
– A FAMBRAS Halal – primeira certificadora Halal do Brasil – em parceria com a
Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, promoverá um evento inédito sobre o
mercado Halal e suas oportunidades: o Global Halal Business Forum, que
acontecerá em São Paulo, entre os dias 6 e 8 de dezembro (colegas da imprensa que desejarem comparecer, basta entrar
em contato com a Jaê Comunicação, contatos ao final do release).
São chamados Halal
todos os produtos permitidos para o consumo dos muçulmanos com base na religião
islâmica. São produtos que, em seu processo produtivo, não contêm
matérias-primas que colocam em risco a saúde e o bem-estar das pessoas e
tampouco prejudicam o meio ambiente ou se utilizam de mão de obra inadequada no
processo fabril, entre outras características. “É um estilo de vida que, em
todo mundo, vêm despertando o interesse não só dos 1,9 bilhão de muçulmanos,
mas de todos os que se preocupam com o que consomem em todos os sentidos”, diz
Mohamed Zoghbi, presidente da FAMBRAS Halal.
O mercado Halal
movimenta cifras vultosas: US$ 4,88 trilhões por ano, segundo o State of the
Global Islamic Economy Report 2020/21. O Brasil é um dos principais
fornecedores de produtos Halal do mundo. O principal produto exportado pelo
país é o frango Halal – o Brasil ocupa o topo do ranking de exportadores deste
item em especial. De acordo com a ABPA, Associação Brasileira de Proteína
Animal, 40% do frango exportado pelo Brasil é Halal.
“A FAMBRAS Halal se orgulha
muito de ter aberto o mercado Halal para o Brasil há 42 anos. Entendemos que é
nossa missão mostrar aos empresários brasileiros o potencial deste mercado e
como existe demanda por produtos de qualidade. Daí veio o interesse de promover
o fórum”, explica Zoghbi.
De acordo com o
presidente, engana-se quem pensa que há espaço apenas para o produto
alimentício pronto para consumo. Observamos oportunidades em toda a cadeia
fornecedora - fazendas de criação de animais e plantações, indústrias de
materiais de embalagem, produtos de limpeza, lubrificantes de grau alimentício
e até mesmo empresas de armazenamento e transporte de produtos Halal”. Zoghbi
completa: “Há muita procura por fármacos e medicamentos. O turismo e as
finanças Halal também já despontam como nichos inexplorados, mas com forte
demanda”.
Por mais credibilidade,
certificadora investe em sistema - Para trazer ainda mais credibilidade e
confiabilidade aos produtos Halal brasileiros, a FAMBRAS Halal desenvolveu um
sistema inovador, o Sys Halal.
“O Sys Halal pode
ser acessado em qualquer dispositivo com acesso à internet – computadores,
tablets ou smartphones. É composto por três módulos: Certificação, Gestão e
Controladoria e Rastreabilidade de Produtos – este último, uma facilidade
especialmente para acreditadoras e consumidores finais. Eles poderão fazer a
leitura do QR Code de um produto com certificação Halal e, desta forma, ter
acesso às informações sobre o item em todas as fases produtivas – além de
verificar a autenticidade do certificado Halal”, explica Mohamed Zoghbi.
O sistema não vem
beneficiando apenas as empresas – cujos produtos passaram a ter mais valor no
mercado mundial – ou os consumidores finais, que sabem exatamente o que estão
consumindo, com total transparência e segurança. “Ganha todo o sistema
brasileiro, que contará com mais confiança das acreditadoras e consumidores de
todo mundo – o que fortalecerá a economia nacional e fomentará a geração de
empregos”, destaca.
Serviço - Global Halal
Business Forum
Data: entre 6 e 8 de dezembro,
a partir das 9 horas
Local: Hotel
Renaissance, São Paulo
Programação e
inscrições: https://globalhalalbrazil.com
Sobre a FAMBRAS e
FAMBRAS Halal
Fundada em 1979, a
Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS é uma referência em se
tratando do Islam no Brasil – uma religião que conta com 1,9 bilhão de fiéis no
mundo de acordo com dados do Instituto Pew Research Center.
A FAMBRAS atua nos
âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático por meio de
projetos educacionais, culturais e assistenciais - tanto em benefício dos
muçulmanos como de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Outra missão
é combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação.
O trabalho da Federação conta com o apoio da FAMBRAS Halal - a primeira instituição certificadora Halal do Brasil, em operação desde 1979. A certificadora é líder de mercado e realiza auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de Garantia Halal junto a indústrias e frigoríficos interessados em comercializar seus produtos especialmente para os países islâmicos. Trata-se de um mercado crescente que, com base no Relatório do Estado da Economia Islâmica Global 2020/21, aponta que os gastos muçulmanos devem chegar a US$ 2,4 trilhões até 2024.
Nenhum comentário