6 lições que aprendemos com a Geração Z em 2021
Muito além do termo "cringe" veja as lições que os nativos trouxeram e que certamente serão tendências para 2022
Luiz Menezes - Founder da Trope
Nunca se
falou tanto sobre a Geração Z como no ano de 2021. Os nascidos de 1996 a
2010, permearam diversas discussões e ditaram o que é “cringe” ou não. De
acordo com o Google, a segunda pesquisa do tipo "o que é" que mais
atraiu a curiosidade dos internautas foi a palavra 'cringe', na onda da
expressão que levou a internet de volta ao ano 2000 (inclusive com a máxima: se
você não sabe o que é, provavelmente você é). No entanto, o termo foi apenas o
topo da discussão da geração cque envolve 23
milhões de nativos digitais no Brasil, correspondentes a 20% da
população que são economicamente ativos e 32%
da população mundial.
- Discussões Geracionais servem para
agregar e não separar: Impulsionada no meio do ano a discussão
sobre o termo “Cringe”, que significa “vergonhoso” e ganhou palco no Twitter
por meio criadora de conteúdo e podcaster Carol Rocha, também conhecida como
Tchulim e amplificou a discussão entre millenials e Gen Z. O lado positivo foi
a visibilidade para geração que busca profundas mudanças nos padrões
comportamentais e deixa ensinamentos importantes para próximo ano. Como já
foram concebidos num mundo globalizado e unido pela internet, nativos têm uma
uma exposição maior de informação e realidades virtuais nunca vividas antes
pela sociedade. Com as marcas de olho nas conversas, os millenials passaram a buscar
mais informações sobre o tema: Segundo um estudo realizado pela Adventures,
houve um aumento de 127% no interesse das buscas pela Geração Z na
internet, 37% de aumento no interesse pela Y e 33% pela X. Resumindo, é
importante aprender sobre seu comportamento, pois os números não mentem e essa
fatia é importante para fazer a economia girar.
- As
danças do TikTok não são algo passageiro: Os
vídeos curtos tipo TikTok/Reels e Shorts estão longe de ser uma tendência
momentânea. De acordo com Trend
Report divulgado pelo Instagram, um relatório anual com um guia de
previsões do que provavelmente será tendência em 2022, mais de 1 em cada 3
adolescentes estão animados para ver mais desafios de dança em 2022. Além
disso, 40% dos adolescentes e jovens adultos esperam ver mais vídeo games trends no próximo ano.
- Uma
geração mais inclusiva: Um estudo conduzido pela Trope, em
parceria com grupo de pesquisa AlgoritmCOM, teve como objetivo identificar
se a pluralidade se sente representada na publicidade para gamers.
Evidenciou-se que 59% dos respondentes concordam que as marcas não representam
a diversidade, sendo que 93% dos gamers de diversidade consideram importantes
os investimentos das marcas em publicidade para o público. Outro dado é que 77%
dos respondentes concordam que falta inclusão nas empresas/marcas para mais
diversidade na publicidade. Cerca de 4 mil respondentes participaram da
pesquisa que considerou toda e qualquer diversidade, que joga games digitais e/ou
consome conteúdos de jogos (transmissões ao vivo, notícias, influenciadores,
campeonatos, entre outros) desde que pertencentes a pelo menos um dos seguintes
recortes: pessoas não brancas, LGBTQIAP+, PcDs (pessoas com deficiência).
-
Educação deve ser proativa e pode acontecer em qualquer lugar: A
pandemia veio para que os pertencentes a essa geração pudessem repensar alguns
aspectos de suas vidas. De acordo com o Trend Report, 90% da Gen Z acredita que
a melhor educação vem de experiências do mundo real, considerando os custos
altos de uma universidade, eles realmente apostam em caminhos alternativos para
agregar o aprendizado como YouTube e outras plataformas.
-
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: Outro
aprendizado é os nativos são relutantes em seguir os moldes de serem totalmente
“consumidos” pelo trabalho. Priorizam a saúde mental e estão bem conscientes
dos riscos que a rotina pode causar, além de doenças como a síndrome de
burnout, por exemplo, que recentemente entrou na classificação da OMS “doença
ocupacional” e traz sintomas como sensação de esgotamento, cinismo ou
sentimentos negativos relacionados ao seu trabalho e eficácia profissional
reduzida.
- O
mercado de games como nunca visto antes: Sem
dúvidas o ano de 2021 foi o ano das ações in game e do multiverso. A prova
disso é que o jogo GTA RP como a novela da Geração Z, pois possui uma conversa
descentralizada, com dezenas de narrativas possíveis e muitas histórias para
ser contadas por diferentes creators que estão ao vivo em seus streamings.
Proporciona conexões genuínas e escapismo da realidade. Sendo que 1 a cada 5
esperam que shows de realidade virtual se tornem mais populares em 2022.
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Sobre a Trope: Nascida no digital, aceleradora de influência da geração Z, Trope impulsiona o protagonismo dos nativos digitais na influence economy e atende marcas em formato customizado, co-criando com a experiência de times multigeracionais novas demandas de comunicação. Para saber mais, acesse: trope.se
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