6 tendências de comunicação e marketing para 2022
*Por Talita Scotto
Talita Scotto, diretora executiva da Agência
Contatto
Divulgação
Está mais do que claro que a
pandemia mudou a forma de trabalho, acelerou a digitalização de empresas e
consumidores, além de transformar a maneira como os eventos acontecem – tudo
isso abriu mais espaço para a inovação das marcas-, acesso a talentos sem
fronteiras e, claro, a internet se tornou território ainda mais constante de
todos.
Diante disso, confira 6
tendências de comunicação e marketing que podem auxiliar as estratégias da sua
empresa em 2022.
1) A volta dos eventos
presenciais e o formato híbrido
Os eventos online foram muito
bem-vindos durante a pandemia e houve um grande avanço neste quesito, mas o
presencial pode ganhar força em 2022. Para o próximo ano, a expectativa é de
700 feiras e evento de negócios no Brasil, de acordo com a Ubrafe (União
Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios).
Feiras como a Couro Moda, uma
das principais do setor de moda e calçados, já é uma das primeiras a abrir o
ano com transmissão ao vivo das palestras presenciais, reforçando o sucesso de
eventos no formato híbrido.
2) Publicidade
Autêntica
Para 64% dos jovens entre 16 e
24 anos, a publicidade tradicional não impacta mais. Estes dados são do
Think With Google e mostram que autenticidade é a melhor forma de engajar as
marcas com a geração Z. Como destaque vemos o crescimento do TikTok e o
interesse pela presença de marcas que, veem nos influenciadores e na capacidade
do app, em levar sua comunicação para um público que quer algo cada vez mais
próximo do real.
Ser espontâneo, ter bom-humor e
uma boa CTA podem conduzir marcas ao sucesso.
3) Produção de conteúdo
Parece mais do mesmo, mas a
criação de conteúdo se tornará ainda mais importante quando falamos de gerar
interesse em meio a consumidores cada vez mais conectados. Se estamos mais
grudados nas telas, reter atenção é mais desafiador.
Portanto, criar conteúdo
multiplataforma é ainda mais necessário e isso não significa que eles devam ser
iguais, mas sim, que possam engajar dentro do formato de cada plataforma. Isso
também envolve co-criação com influenciadores.
4) Canal exclusivo de
comunicação e captação de dados
Acessar o consumidor pode ser
tornar ainda mais difícil no futuro, isso porque até 2023 o Google pode deixar
de rastrear os Cookies, que são fundamentais para campanhas de marketing e
remarketing. Desta forma, o mercado ainda aguarda um substituto aos cookies,
mas também já pode se adiantar para criar estratégias de comunicação exclusivas
com o seu cliente.
Pensar em canais exclusivos de
relacionamento, como portais, blogs e landing pages próprios para
relacionamento com o cliente e captação de dados (desde que adequados a LGPD) é
uma saída. A partir daí, nutrir estes leads com qualidade é o próximo passo
para ganhar autoridade criando uma comunicação eficiente nos canais digitais.
5) Influenciadores
digitais
Para o Influencer Marketing,
82% das pessoas acreditam na opinião de influenciadores digitais e eles
continuam como interlocutores importantes na comunicação, visibilidade e
conexão entre marcas e consumidores. A Satiko, persona/influenciadora digital
da apresentadora Sabrina Sato, é um exemplo recente das novas experiências que
o marketing de influência pode proporcionar. Mais conteúdos e mais
oportunidades de negócios.
6) Programa de
assinaturas para “tudo”
Se você já foi impactado por
diversos planos para assinar algo que gosta, prepare-se porque a tendência é
que, cada vez mais, haja uma crescente nas assinaturas – principalmente em
plataformas de stream.
Com mais público consumindo o
que realmente gosta, a publicidade também tende a migrar da mídia tradicional
para ambientes em que já conhece seu cliente e pode entregar uma comunicação
mais customizada e assertiva.
Talita Scotto é diretora da Agência Contatto, empresa de Digital PR com 12 anos de expertise no mercado de comunicação.
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