Últimas

8 erros para evitar ao contratar o seguro de carro

 

Os erros ao contratar o seguro de carro podem ser simples, mas alguns resultam em prejuízos financeiros.

O seguro de carro teve uma queda na procura durante a pandemia. As mudanças no setor e novos produtos fizeram com que a procura retornasse.

Ao adquirir o serviço, alguns motoristas não se atentam exatamente o que estão comprando. Seja por inexperiência ou distração, isso pode gerar problemas no futuro.

É possível evitar erros ao contratar o seguro de carro e com algumas dicas isso se torna possível.


Imagem: Pixabay

1. Contratar sem se atentar as coberturas

Uma das coisas bem comuns é contratar um seguro sem se atentar às coberturas que estão inclusas. Ao pedir a cotação e receber propostas olha apenas valores, mas não o que foi disponibilizado.

Quando precisar acionar o serviço, descobrirá que não tem o que é essencial e ficará desamparado. É claro que existem situações em que você não deve acionar o seguro auto, mas essa é outra história.

2. Adquirir pacotes já montados

Uma possibilidade ao contratar um seguro é abrir mão da personalização. Existem alguns “pacotes prontos” que reúnem algumas coberturas.

Em um primeiro momento pode parecer interessante, mas se tornam erros ao contratar o seguro. Isso porque ele não necessariamente atenderá as necessidades do motorista, normalmente é feito para um grupo específico.

E se não quiser se arrepender depois, vale a pena perder um tempinho e personalizar a proteção do carro.

3. Errar sobre os condutores

É preciso informar quem são os condutores do veículo. Não se deve confundir o condutor principal que é o que passa maior parte do tempo no volante, com os demais.

Esse é um dos erros ao contratar o seguro que pode acabar pesando no bolso. Por exemplo, se em vez de se colocar como condutor incluir um filho jovem, o seguro terá um valor muito elevado.

Também não vale a pena adicionar como condutor secundário os que raramente utilizam o veículo. Entretanto, se omitir algum motorista e ocorrer um sinistro, a indenização pode ser negada.

4. Ignorar o valor da franquia

É claro que todo mundo está mais preocupado com o valor do prêmio, afinal, não espera que alguma coisa aconteça com o carro. O problema é que isso faz com que a franquia seja totalmente ignorada.

Quando acontece de o seguro ser acionado e chega a hora de pagar a franquia, por falta de atenção e planejamento as coisas se complicam. Pode acontecer de não ter como arcar com o custo e ficar com o carro parado.

5. Pesquisar em uma seguradora

Rapidez é algo que se busca, afinal, não se pode perder tempo. Isso faz com que os erros ao contratar um seguro de carro sejam cometidos.

Não se pesquisa em diferentes seguradoras para comparar preços e serviços. O resultado é que pode ter uma proposta com um custo bastante elevado nas mãos e não saber. Por não ter o que comparar, acaba contratando o que é mais caro e nem sempre significa ser o melhor.

O melhor é fazer a pesquisa com um pouco de tempo, mesmo que seja online, procure em mais de uma seguradora. Não leva mais do que alguns minutos para pedir a cotação e ter dados suficientes para comprar e escolher a melhor proposta.

6. Mentir no formulário

Existem fatores que fazem com que o valor do seguro se eleve. Alguns deles são conhecidos, como deixar o carro na rua e circular em determinadas localidades.

Para tentar baratear os custos, informações podem ser manipuladas e fornecidas as que não são verdadeiras. O resultado é que o seguro realmente pode ficar mais barato do que se falasse a verdade. Por outro lado, pode ter a indenização negada se o fato for descoberto.

Para não perder dinheiro, a melhor opção realmente é falar a verdade, por mais que isso eleve um pouco o preço.

7. Não ler a apólice

Por ter um monte de letras diminuídas, as pessoas não leem a apólice. Esse é o documento que assegura o serviço que foi contratado e determina as obrigações e deveres das partes.

Pode até parecer chato, mas terá que ler a apólice para garantir que entendeu o que foi contratado e não há erros.

Para não cometer erros ao contratar o seguro de carro, tirar alguns minutos para ler o documento. Em caso de dúvida em relação aos termos, questione ao corretor.

8. Confiar cegamente no corretor e corretora

O corretor é o profissional que lhe ajudará na contratação do serviço. Ele lhe presta todas as informações e apresenta as propostas.

Por ser tão importante é preciso verificar referências sobre ele. Se não o conhece, veja se ele é habilitado para exercer a atividade. Pesquise sobre a corretora que ele trabalha e veja se não existem reclamações.

Esse cuidado fará com que não caia em fraudes e acabe pagando para pessoas que só querem te lesar.

Os erros ao contratar o seguro de carro podem ser muitos, mas se atentando a essas dicas é possível minimizá-los.

Texto de Jeniffer Elaina, da Smartia.com.br

 

Fontes: 

https://www.seguroauto.org/erros-escolher-melhor-seguro-automovel/

https://autopapo.uol.com.br/noticia/erros-contratar-seguro-de-carro/

https://blog.rodobens.com.br/veja-os-7-erros-mais-comuns-na-contratacao-de-um-seguro-de-carros


Nenhum comentário