A cultura como pilar para construir a melhor empresa para se trabalhar
André Scatolini
O mercado de tecnologia vive um momento
único e muito importante. A pandemia impulsionou a digitalização das empresas e
criou oportunidades de diversificação de ofertas e serviços, acelerando em anos
este processo de transformação, que não foi apenas digital. Ter as pessoas como
o centro da estratégia ganhou relevância ainda maior. O mercado está mais
atrativo e cheio de oportunidades para os profissionais de tecnologia e, embora
a remuneração ainda seja um aspecto bastante relevante na escolha de onde
trabalhar, já não é mais o fator decisivo em grande parte dos casos. A cultura
de uma empresa é o que faz com que as pessoas se sintam confortáveis, acolhidas
e felizes com seu ambiente de trabalho, e isso faz toda diferença neste
processo.
Transformação por meio das pessoas e
valores
A construção do melhor ambiente para se
trabalhar baseia-se na estruturação de valores sólidos, na capacitação das
pessoas, na oferta de oportunidades de carreira e em mantê-los engajados em
projetos relevantes e desafiadores. Apostar apenas em remunerações agressivas
para atrair profissionais e, deixar de lado os aspectos de cuidado com o ser
humano e de desenvolvimento de suas carreiras, pode gerar relacionamentos de
curto prazo para a companhia.
Em um mercado competitivo, em que a
demanda por profissionais qualificados é maior do que a oferta, crescer acima
das taxas do setor de tecnologia parece improvável. O foco em pessoas como
centro de nossa cultura, tem nos permitido crescer de forma acelerada –
registramos aumento de 90% em relação ao último semestre. O estudo Global Labor Market Survey, realizado
pelo Gartner , divulgado
em 2021, revelou os atributos considerados mais importantes por colaboradores
no Brasil. Entre os principais estão remuneração (49,1%), seguido por respeito
(41,3%). Não menos importantes, integridade e ética (29,9%), oportunidades de
carreira (29,6%) e estabilidade (27,2%).
Esses indicadores confirmam que não
basta contratar os melhores profissionais, é necessário oferecer um ambiente e
cultura que levem em consideração o que mais os agrada, para que se sintam
motivados e queiram permanecer na empresa.
Estratégia e humanização das relações
É necessário pensar em aspectos essenciais
como qualidade de vida e, consequentemente, o equilíbrio entre o pessoal e
profissional para humanizar as relações profissionais.
Uma das primeiras medidas neste sentido
é ajustar a estrutura interna para que os times de People Office e Marketing
ganhem a mesma importância estratégica que os departamentos de vendas e
financeiro. Como um dos principais resultados deste movimento, colocamos
diversas ações em prática neste semestre, melhorando a percepção e a
experiência das pessoas.
Foco na experiência das pessoas (ou Employee Experience)
Iniciar este movimento com ações de employer branding, promovendo
uma comunicação constante e transparente com as pessoas e reforçando a
atratividade para o mercado como marca empregadora é o primeiro passo. A proximidade
da equipe de People Office, desde o início do processo de recrutamento e
seleção, passando pelo onboarding,
treinamentos e conversas direcionadas com outras áreas da empresa, tem sido um
diferencial importante para garantir essa experiência.
Para colocar tudo isso em prática,
apresentar os resultados da empresa em lives mensais e convidar pessoas para
contar novidades sobre suas áreas de atuação, além de promover bate papos com o
CEO, em que converso com pessoas das diferentes áreas da companhia, são
extremamente importantes. Esse contato tem sido extremamente valioso para
estreitar o relacionamento e trocar experiências.
Como resultado, a validação do ambiente
de trabalho por alguém que faz parte do time também contribui muito para
trazermos bons profissionais. Temos mais de 200 vagas em aberto e um programa
interno de indicação bastante ativo. Acredito que, se a pessoa está feliz e se
sente acolhida, a possibilidade de indicar alguém que compartilhe dos mesmos
valores aumenta exponencialmente.
O investimento em pessoas é a principal
prioridade. Os gestores de equipe não devem poupar esforços para estar ao lado
delas. Carinho e atenção são investimentos em cultura organizacional e precisam
permear as equipes. O senso de propósito une os profissionais e cria um
ambiente de trabalho colaborativo incrível. As pessoas se identificam com isso
e, embora exista pressão para produzir resultados, essa cultura traz à tona o
melhor de cada um e faz com que as pessoas se sintam parte de algo maior.
Acredito profundamente que a
transformação cultural, estruturada nos pilares de respeito, integridade,
oportunidades de carreira e estabilidade profissional, tem hoje um papel
preponderante no crescimento da empresa, não somente como valor de mercado, mas
como na constituição da melhor empresa para se trabalhar.
*André Scatolini é CEO da NAVA Technology for business
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