Aeroporto Internacional de Belo Horizonte espera fechar o ano com fluxo de 7 milhões de pessoas
Com gestão
eficiente e desenvolvimento de uma estratégia empresarial moderna, com foco nos
projetos certos, BH Airport tem ano favorável com boas perspectivas para
2022
Belo Horizonte,
dezembro de 2021 – O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte se manteve em evolução
ao longo deste ano. Mesmo com os desafios impostos pela pandemia da Covid-19,
foi possível elevar a qualidade dos serviços prestados e retomar as operações.
Com o avanço do plano nacional de vacinação contra a doença e aumento da
confiança das pessoas em viajar, a previsão é fechar o ano com fluxo de cerca
de 7 milhões de passageiros, alta de 50% na comparação com o ano passado. A
movimentação de cargas também seguiu em expansão e será de cerca de 30 milhões
de toneladas, alta de 90% em relação ao ano passado.
“Apesar dos
impactos globais trazidos pela pandemia, conseguimos superar as adversidades e
registrar crescimento da nossa movimentação de pessoas e cargas em 2021.
Investimos em ações para melhorar ainda mais a jornada dos passageiros no nosso
terminal e seguimos em destaque entre os melhores aeroportos do país. Quem passa por aqui percebe nitidamente a melhoria na
qualidade e no serviço oferecido. Atualmente, nós temos uma operação de classe
mundial”, avalia Kleber Meira, CEO da BH Airport.
Em 2021, o
aeroporto completou sete anos sob a concessão da BH Airport, um período
marcado pela transformação da infraestrutura e pelo fortalecimento do papel do
terminal como indutor do crescimento e desenvolvimento socioeconômico de Minas
Gerais. Ao longo desses sete anos, foram registrados cerca de 730 mil pousos e
decolagens e mais de 74 milhões de passageiros passaram pelo aeroporto. O total
de investimentos foi superior a R$ 1 bilhão na ampliação e modernização das
instalações.
O
compromisso de oferecer a melhor experiência a passageiros e visitantes se
mantém firme e, em novembro, o aeroporto entrou em uma nova etapa da reforma do Terminal de Passageiros 1, na sala de embarque. O
projeto de modernização prevê a ampliação das áreas comerciais, assim como a
revisão dos fluxos e processos – que englobam raio-X, check-in, restituição de
bagagens, salas e portões de embarque. A estimativa é que essa etapa da reforma
tenha duração de 14 meses.
O objetivo das obras é oferecer ainda mais conforto e comodidade a
passageiros, visitantes e toda a comunidade aeroportuária, bem como ampliar as
áreas comerciais no terminal em 100%. “A partir da reforma, o aeroporto
entra em um novo patamar de excelência. Além de melhorar
significativamente a eficiência operacional, as intervenções vão contribuir
para oferecer um ambiente mais moderno e pronto para conectar Minas Gerais com
os demais estados brasileiros e também com o mundo”, afirma Kleber.
Evolução da malha aérea
Ampliar a conectividade de Minas com o Brasil e mercado
internacional se manteve como foco no Aeroporto Internacional de Belo
Horizonte. Ao final de 2021, o terminal estará em conexão com o mesmo número
de destinos que tinha antes da pandemia da Covid-19. Com isso, passam a ser
oferecidos entre voos extras e regulares para 45 destinos. São eles: Aracaju
(SE), Belém (PA), Barreiras (BA), Brasília (DF), Cabo Frio (RJ), Campinas (SP),
Carajás (PA), Comandatuba (BA), Congonhas (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis
(SC), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Galeão (RJ), Guanambi (BA), Guarulhos
(SP), Governador Valadares (MG), Goiânia (GO), Ilhéus (BA), Ipatinga (MG),
Jericoacoara (CE), João Pessoa (PB), Marabá (PA), Maceió (AL), Manaus (AM),
Montes Claros (MG), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Porto
Velho (RO), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Salvador (BA), Santarém (PA),
Santos Dumont (RJ), São José do Rio Preto (SP), São Luís (MA), Teixeira de
Freitas (BA), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Vitória (ES), Vitória da Conquista
(BA), e os internacionais: Lisboa (Portugal) e Panamá.
Em 2022, o Aeroporto
Internacional de Belo Horizonte inaugura dois novos destinos internacionais
operados pela Eastern Airlines. A companha aérea confirmou o lançamento do voo
para Miami, em março, e para Nova Iorque, em junho. As cinco frequências
semanais serão realizadas em um Boeing 777-200 em duas classes de serviço:
Econômica Premium e Econômica.
Ao todo, serão três frequências
semanais entre Miami e Belo Horizonte, a partir de 27 de março, e duas
frequências semanais entre Nova Iorque (JFK) e Belo Horizonte, a partir de 8 de
junho. “A inauguração desses dois destinos para os Estados Unidos é muito
aguardada pelos mineiros e estamos confiantes na operação e manutenção dessas
rotas, bem como lançamento de outros destinos”, ressalta Herlichy Bastos,
diretor de Operações da BH Airport.
Vale ressaltar que essa será a
primeira vez que a companhia aérea fará voos regulares ao Brasil, bem como a
capital mineira é a primeira cidade brasileira contemplada pela
empresa. “Disponibilizar o acesso a esses destinos, partindo do Aeroporto
Internacional de Belo Horizonte, é um ganho para todos os mineiros. Estamos
sempre em negociação com as companhias aéreas para ampliar a conectividade de
Minas Gerais com o mundo. A parceria com a Eastern Airlines é mais uma
iniciativa que demonstra esse potencial do aeroporto”, afirma Herlichy.
Realizações
ao longo do ano
O Aeroporto
Internacional de Belo Horizonte se manteve em destaque ao longo do
ano e foi eleito o melhor do país. Em Pesquisa Nacional de Satisfação
de Passageiros e Desempenho Aeroportuário, referente ao terceiro
trimestre de 2021, o terminal foi destaque na categoria de aeroportos acima de 10
milhões de passageiros/ano. O aeroporto já havia ficado em primeiro lugar no
ranking divulgado em setembro. O levantamento é realizado pelo Ministério da
Infraestrutura, com a coordenação da Secretaria de Aviação Civil. Conforme
os resultados, a nota geral do aeroporto alcançou 4,5 (em uma escala de 1 a 5),
enquanto a média obtida pelos demais aeroportos da categoria chegou a
4,39.
As práticas socioambientais do
aeroporto também foram reconhecidas e o terminal recebeu o selo verde durante a
edição 2021 do “Green Airport Recognition”, a conferência anual do Conselho
Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC), em Cancún, no
México. O reconhecimento é destinado a valorizar as iniciativas sustentáveis
que minimizem os impactos da aviação no meio ambiente e nas comunidades do
entorno.
O aeroporto
recebeu o prêmio pelo projeto Coletiva Seletiva
Solidária, desenvolvido desde o início da concessão da BH Airport, em 2014. A
iniciativa alcançou a marca de mais de 1.600 toneladas de resíduos doados à
Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamare) de Lagoa Santa,
cidade do entorno do aeroporto. A ação reflete diretamente na geração de renda
para 27 famílias de associados à Ascamare que comercializam os resíduos. Entre
os materiais doados estão papel, papelão, plástico, vidro, pallets de madeira e
metal.
Em 2021, o terminal também conquistou a certificação Airport
Health Accreditation, Credenciamento de Saúde Aeroportuária (tradução livre),
da Airport Council International (ACI). A entidade avaliou as medidas de saúde
adotadas para promover a segurança de passageiros, visitantes e toda a comunidade
aeroportuária. A certificação foi concedida após avaliação
criteriosa de todas as ações realizadas pelo aeroporto desde o início da
pandemia do coronavírus. Ficou constatado que o aeroporto fornece uma
experiência segura para todos os viajantes, que está de acordo com as medidas
de saúde recomendadas nas diretrizes de Retomada e Recuperação de Negócios de
Aviação, da ACI, e da Força-tarefa de Recuperação de Aviação do Conselho da
Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO).
16 lojas inauguradas em 12
meses
Os negócios do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte também
tiveram incremento. Ao longo de 2021, foram inauguradas 16 operações no
terminal, o que demonstra a confiança dos empresários na gestão do
aeroporto e também na retomada das operações. A tão aguardada Starbucks,
Nescafé, Track&Field, Maybelline, Living Heineken, GoBox, Budweiser, O’Gin,
Fiber Knit e Cacau Show são as marcas que passaram a fazer parte do mix de
operações. A Havaianas também lançou sua segunda loja. Ainda este ano, estão
confirmadas as inaugurações de mais duas lojas Starbucks, uma operação da
Pandora e o Vila Francisca by Café Cambraia.
“Iniciamos 2021 atentos ao cenário de pandemia e sempre seguindo
todos os protocolos de saúde e segurança para prevenção da Covid-19. Apesar das
baixas na movimentação de passageiros durante a segunda onda da doença, os
negócios se mantiveram acelerados, com prospecção de marcas de renome no
mercado nacional e internacional. Isso se refletiu nas inaugurações que
ocorreram. Conseguimos agregar ao mix de lojas grandes marcas, de renome
internacional”, ressalta Régio Fernandes, diretor Administrativo Financeiro da
BH Airport.
O ano começou com a inauguração, em janeiro, da Coffee Shop
Nescafé, localizada no saguão do aeroporto e com funcionamento 24 horas. Já em fevereiro, foi a vez de a Track&Field abrir as portas
da sua operação no térreo, próxima à Praça Mineira. Em abril, foi inaugurada a Maybelline,
uma das principais marcas de maquiagem do mundo. Em maio, foi a vez do Living
Heineken. Com um conceito de lounge bar, o espaço funciona 24 horas por dia
e está localizado no saguão do aeroporto.
Em junho, o quiosque GoBox foi lançado. Já no mês de julho,
foi realizada uma atualização da operação do Sports Bar, que por meio de uma
parceria com a Budweiser, implantou um novo espaço conceito na loja
localizada no terminal 2 - próxima ao portão 16. Também em julho, a marca
mineira O’Gin inaugurou sua primeira loja conceito no saguão do
aeroporto. Para completar o mês de julho, foram lançadas duas operações da Fiber
Knit, com venda de máscaras de proteção facial. Em outubro, foi a vez de
Havaianas lançar sua segunda loja, agora na sala de embarque.
Em setembro, foi a vez de inaugurar o Vila Francisca by Walls,
um espaço que une a qualidade do restaurante a uma marca de cerveja mineira,
premiada e de renome no mercado nacional.
Em novembro, foi a vez de inaugurar a primeira loja da Starbucks
em Minas Gerais. A operação está localizada no térreo, próxima ao check-in 2.
Para completar a parceria com a marca, outras duas unidades estão confirmadas
para abrir no aeroporto até o final de 2021.
Em dezembro, foi aberta a segunda unidade da Starbucks. A operação
está localizada no primeiro pavimento, próxima ao embarque de passageiros, e
oferece uma infraestrutura ainda maior, o que traz mais conforto e comodidade.
Até o final de 2021, uma terceira operação está confirmada para abrir no
aeroporto.
Para completar, também em novembro foi inaugurada uma loja da Cacau
Show e, em dezembro, está prevista inauguração da Pandora.
Inovações a favor da experiência do passageiro
Em 2021, o aeroporto investiu em inovações para entregar a melhor
experiência aos usuários. Exemplo disso foi a plataforma de reservas online
(vendasonline.bh-ariport.com.br). O serviço tem o objetivo de atender a todas
as necessidades dos clientes
e acompanhar as novas tecnologias do mercado. Entre os benefícios
está o acesso a promoções e preços exclusivos oferecidos pela ferramenta. Os
clientes conseguem fazer a reserva e o pagamento antecipado das diárias de
estacionamento pelo site, bem como ter acesso a voucher de desconto para a sala
Vip.
Além disso, em novembro, a Latam iniciou o Despacho de Bagagem
Express no terminal. A tecnologia possibilita ao cliente despachar sua bagagem
de forma autônoma, o que reduz em 50% o tempo de atendimento, se comparado ao
processo conduzido no balcão de check-in. A companhia aérea é a primeira a
oferecer essa tecnologia no terminal.
Terminal de Cargas bate recorde de faturamento
Outro destaque é o Terminal de
Cargas do aeroporto, que bateu recorde de faturamento em outubro. No mês foi
registrada a maior receita do ano: R$ 3,8 milhões, 12% a mais que em setembro.
O valor é ainda maior se comparado a outubro de 2020 (R$ 2,4 milhões) e até
outubro de 2019 (R$ 2,6 milhões), ano anterior a pandemia da Covid-19.
Para o gestor de Soluções
Logísticas Integradas, Marcelo Farias, o resultado é fruto do trabalho que vem
sendo realizado para fortalecer o aeroporto como hub logístico multimodal.
Nesse sentindo, a área de importação teve um incremento considerável e 72% das
importações ocorreram pelo modal aéreo.
“Como planejamos, os produtos
desenvolvidos no último ano estão gerando os frutos esperados. Apostamos também
em setores estratégicos que seguem crescendo mesmo com os desafios enfrentados
nos últimos dois anos, como o de ciências da vida, que tem um foco especial
dentro do nosso hub logístico multimodal e uma solução tailor made (feita sob
medida) para receber cargas especiais. Não posso deixar de mencionar a
performance do nosso cargueiro regular, que conquistou a confiança do mercado
mineiro, com ótima frequência neste ano de operação, e do Programa de Parceiros
Logísticos, que multiplica oportunidades e clientes”, ressalta Marcelo.
O crescimento de outubro
reflete também no resultado do ano que já soma R$ 35 milhões em faturamento,
número maior que os valores de 2020, quando foi alcançada receita de R$ 31
milhões, e também de 2019, que fechou em R$ 27 milhões. Vale ressaltar que o montante
de 2021 ainda não contempla a receita de dezembro.
Em 2021, o Terminal de Cargas
ganhou, pelo menos, uma dezena de novos clientes de ciências da vida, grandes
empresas e multinacionais. Dentre elas, segundo Marcelo, é possível destacar a
operação de importação de insulina e vacinas, que movimentou uma quantidade
significativa de contêineres refrigerados.
O futuro bate à porta
Para 2022, o aeroporto projeta
a retomada da movimentação de pessoas e aeronaves, com retorno aos patamares
pré-pandemia. Novas marcas estão sendo prospectadas para ampliar o mix de lojas
e oferecer grandes nomes a passageiros, visitantes e toda a comunidade
aeroportuária. A expectativa é de também incrementar os serviços do hub
logístico e do Aeroporto Industrial.
“O balanço do ano de 2021
apresenta resultados expressivos que reforçam a esperança de um novo cenário
tanto no aspecto da saúde, quanto em relação à retomada econômica e social para
2022. Estamos confiantes na retomada do setor de aviação e de termos operações
cada vez mais segura para todos”, conclui o CEO, Kleber Meira.
Ações no combate à Covid-19
Desde o início do ano, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte
é porta de entrada dos voos que trazem vacinas contra a Covid-19 a Minas
Gerais. De janeiro até agora, mais de 21 milhões de imunizantes desembarcaram
no terminal. Toda a carga sempre é encaminhada à Central de Rede de Frio da
Secretaria Estadual de Saúde (SES) para envio às Unidades Regionais de Saúde
(URS) do Estado.
Mesmo com o avanço do plano nacional de vacinação contra a
Covid-19, o setor de aviação segue em busca de uma retomada gradativa e segura
para passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária. No Aeroporto
Internacional de Belo Horizonte são colocadas em prática todas as orientações
da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Agência Nacional de Vigilância
Sanitária (Anvisa) e da Agência de Aviação Civil (Anac) para que as pessoas se
sintam seguras para circular pelo aeroporto e para voar.
Há
dispensers de álcool em gel em todo o aeroporto, barreiras de proteção nos
locais de atendimento aos usuários e adesivos informativos para piso, assentos,
banheiros e elevadores. Com apoio do exército, uma equipe foi capacitada para
atuar na descontaminação e higienização de áreas de grande circulação. Entre as
demais medidas já adotadas para o combate à disseminação da Covid-19, também
foi reforçada a limpeza e desinfecção das áreas comuns de todo o aeroporto,
especialmente dos banheiros.
O aeroporto também lançou uma campanha de comunicação no intuito
de conscientizar passageiros, visitantes e a comunidade aeroportuária sobre a
necessidade de higienização das mãos, de manter o distanciamento, isolamento de
assentos, uso de máscara e demais atitudes que podem garantir a saúde e
segurança de todos.
Para quem viaja a Belo Horizonte, em voos internacionais, há
obrigatoriedade de realização de teste PCR para Covid-19. O exame precisa ser
feito com até 72 horas de antecedência e apresentado durante o embarque no país
de origem. Também deve ser apresentada declaração de Saúde do Viajante (DSV)
preenchida com a concordância sobre as medidas sanitárias que devem ser
cumpridas durante o período que estiver no Brasil.
Ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em
voo internacional, os passageiros terão contato com a Agência de Vigilância
Sanitária (Anvisa), que identifica se há alguém com algum sintoma de Covid-19
ou precisando de atendimento médico.
Sobre a BH Airport
A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.
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