Avaliação precisa estar a serviço do currículo escolar, afirma especialista
Principal função de avaliações é monitorar
aprendizagem para garantir Educação de qualidade para todos, como dita
Constituição
Créditos: divulgação |
“As grandes vedetes da escola precisam
ser o currículo e a atuação dos professores”, afirma Maria Inês Fini,
ex-presidente, ex-diretora de Avaliação para Certificação e Competências e ex-diretora
do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos
(Encceja), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep). Hoje presidente da Associação Nacional de Educação Básica
Híbrida, a especialista defende que a avaliação precisa estar a serviço do
currículo da escola - e não o contrário.
Desenvolver métodos de avaliação
condizentes com as necessidades da Educação brasileira é um dos grandes
desafios enfrentados nos últimos anos. Instrumentos fundamentais de
monitoramento da aprendizagem, as avaliações convencionais são, muitas vezes,
alvo de questionamentos sérios por parte da comunidade escolar. Mas a simples
abolição desse instrumento não pode estar em discussão, diz Maria Inês. “A
avaliação é importante para uma política pública de garantia de Educação de
qualidade para todos, como prevê a Constituição. É ela que permite monitorar se
a Educação oferecida no Brasil tem os padrões de qualidade a que todos têm
direito.”
Do ponto de vista das escolas públicas,
são as avaliações que possibilitam identificar e corrigir possíveis lacunas de
aprendizagem ao longo da vida escolar. Segundo a supervisora de avaliações da
Editora Aprende Brasil, que atende a rede pública municipal de mais de 200
cidades, Rita Schane, além das avaliações oficiais, é fundamental que as
escolas e secretarias de Educação tenham à disposição formas de avaliar o que
está sendo aprendido. “Ter à disposição avaliações internas e externas é muito
importante para que seja possível adaptar e melhorar os currículos das escolas
de acordo com as necessidades de cada município”, afirma.
Não basta avaliar
A integração entre a avaliação e o
currículo da escola é um ponto-chave para a Educação brasileira, como destaca
Fini. “Os professores precisam aprender a fazer instrumentos de avaliação, a
criar referências curriculares que apoiem a avaliação, a fazer itens de
avaliação e analisar os resultados para poder, depois, interferir no currículo
da escola”, explica. Atualmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
oferece uma referência segura para entender quais são as expectativas de
aprendizagem que se pode configurar no currículo de cada escola e cada
sistema.
“Tudo precisa girar em torno do
currículo. A avaliação, por sua vez, tem que estar ajustada àquilo que o
professor ensina e da maneira como ele ensina”, afirma a especialista. Ela
lembra que, neste momento, os currículos da Educação Básica estão sendo
revisitados por uma série de razões, inclusive a pandemia. Da mesma forma, é
preciso atualizar os sistemas de avaliação oficiais. “O Sistema de Avaliação da
Educação Básica (Saeb) precisa ser urgentemente atualizado nas suas
referências. Até mesmo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) precisará se
modernizar. Além disso, hoje sabemos pelas avaliações internacionais que outras
maneiras de avaliar são muito importantes, devido ao advento da educação
híbrida.” Ou seja, em pouco tempo não será suficiente ter apenas testes
padronizados e outros tipos de tarefas que estão, inclusive, previstos na BNCC.
Neste momento de relativa superação da
pandemia, que tanto interferiu no aprendizado de milhões de crianças em todo o
mundo, mas sensivelmente no Brasil, uma boa compreensão do que realmente foi
aprendido pelos estudantes é crucial. “Precisamos entender o que foi possível
ensinar e, a partir disso, o que os alunos puderam aprender. Somente com esse
diagnóstico será possível construir um currículo escolar que possa incluir o
que ficou para trás ao longo dos próximos anos de estudo dessas crianças”, finaliza
Rita.
Maria Inês Fini é a convidada do
episódio 36 do podcast PodAprender, cujo tema é “Modelos de avaliação e seus
impactos na aprendizagem”. Todos os episódios do PodAprender estão disponíveis
no site do Sistema de Ensino Aprende Brasil (sistemaaprendebrasil.com.br),
nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e nos
principais agregadores de podcasts disponíveis no Brasil.
Sobre o Aprende Brasil
O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente, o Aprende Brasil atende 290 mil alunos em mais de 210 municípios brasileiros. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.
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