Brindes e presentes para os clientes podem ser mais do que mimos
Além
de um atendimento de excelência, pequenos agrados demonstram o quanto o
consumidor é importante para sua empresa
Kit vinho enviado para cliente para parabenizar
sobre lançamento de empreendimento Arquivo da empresa |
Uma garrafa de
vinho, um calendário, uma caneca, blocos de notas, uma agenda ou até mesmo uma
simples caneta. Ao final do ano, acostumamos a acumular no escritório ou em
casa uma série de brindes e presentes recebidos de fornecedores ou parceiros de
negócios, mas se algum desses itens estiverem fora de uma pilha de
"tranqueiras" para serem jogadas no lixo, é sinal de que o objeto que
você ganhou foi mais do que um simples mimo. Ele certamente ajudou a estreitar
um relacionamento e marcou positivamente algum momento do seu ano.
Mais do que “presentinhos” ao cliente, o envio desses agrados, sejam simples ou
sofisticados, é uma forma de proporcionar uma experiência boa, marcante e única
ao seu cliente. Para isso, segundo explica a analista de marketing e
responsável pelo departamento de Sucesso do Cliente da Skyline Inovação e
Produções, Andressa Mariane Romero, o mimo ou presente não precisa ser,
necessariamente, algo caro e nem só para uma pessoa. Ele deve ser significativo
e agregar à vivência desse cliente com quem se quer estreitar e fortalecer
laços.
“A experiência do cliente é todo e qualquer contato que ele tenha com sua
empresa. Por exemplo, você vai a uma loja de roupas e a vendedora te recebe com
um sorriso, o provador dessa loja é bem iluminado e você se vê melhor, tem
ventilação e a temperatura é confortável. Nessa mesma loja, ao pagar a compra,
você recebe um bombom de lembrança ou então num restaurante, sem o cliente
pedir, o garçom oferece um cafezinho de cortesia ao final do almoço. Tudo isso
são experiências que vão marcar positivamente o cliente”, explica a
especialista.
Levantamento feito em 2020 pela Salesforce Research, uma das maiores
plataformas do mundo em gerenciamento de relacionamento com o cliente, revelou
que 92% dos 12 mil consumidores ouvidos em diversos países estão mais propensos
a fazer outra compra após uma experiência positiva de atendimento. Mas, assim
como uma boa experiência é valiosa, uma interação frustrante é
proporcionalmente danosa. Pelo menos é o que revela um levantamento da Zendesk,
empresa de CRM [customer
relationship management] voltada para atendimento ao cliente. A
pesquisa realizada no ano passado aponta que aproximadamente 50% dos clientes
afirmam que mudariam para um concorrente após apenas uma experiência ruim. No
caso de mais de uma experiência ruim, esse número chega a 80%.
Experiência positiva
Tendo incorporadoras e construtoras como seu principal mercado, a Skyline,
empresa onde Andressa atua, desenvolve justamente soluções digitais que buscam
facilitar e maximizar a experiência de venda dos consumidores finais de seus
contratantes, ou seja, o comprador de imóvel.
Por ser justamente uma empresa que tem por missão melhorar a experiência e o
processo de vendas, a Skyline criou o departamento de Sucesso do Cliente, para
não descuidar dos contatos que seus contratantes têm com a empresa até o
resultado final. “Quando pensamos em criar esse departamento, a ideia não era
somente fazer um pós-venda, mas sim acompanhar todas as interações que mantemos
com os nossos clientes. Ou seja, não é só saber se ele ficou satisfeito ou não
com o resultado final, mas também saber como foi toda a caminhada com a nossa
empresa”, afirma Andreyve Melo, diretor e um dos sócios-fundadores da
Skyline.
De acordo com Gabriel Caixeta, também sócio fundador e diretor da Skyline,
ouvir o cliente e sempre dar resposta é obrigatório dentro da empresa. “Temos
aqui uma preocupação muito grande de que o nosso cliente perceba que, o que ele
nos pede ou sugere, é ouvido e levado em consideração, sempre. E muitos dos
nossos serviços se aprimoraram e até surgiram por causa disso”, revela.
Mas como medir essa satisfação e fidelização do cliente? Como saber se a
experiência do contratante com a empresa tem sido sucesso? De acordo com
Andressa Romero, há métricas para isso. No caso da Skyline é usada a nota de
NPS [Net Promoter Score].
“Ela avalia, em uma escala de 0 a 10, quanto o nosso contratante indicaria a
empresa a um amigo ou parceiro. Essa nota mede, além da fidelidade, a confiança
dos nossos clientes em nossos serviços e produtos. Porque você não indica
aquilo que não tem certeza que vale a pena. É a sua palavra que está em jogo”,
explica a analista de marketing.
Proximidade
Responsável pelo Departamento de Sucesso do Cliente, Andressa Romero
explica que os mimos e presentes dados aos clientes são uma forma de demonstrar
que sua marca ou empresa está ali, com ele, que é de fato único e importante.
Para demonstrar essa atenção ao cliente, ela revela que a Skyline promove ações
simples, mas que sempre proporcionam boas experiências aos clientes e seus
colaboradores.
Uma dessas iniciativas é o que Andressa chama de momento “Sky Wow”.
“Recentemente, enviamos para os colaboradores de um cliente nosso, em
Florianópolis, um cheesecake para o lanche da tarde. Não era uma data especial,
nem nada, mas uma forma de demonstrar o quanto são importantes e queridos”,
conta a analista de marketing.
“Uma das primeiras experiências do cliente que fizemos foi para um cliente em
Recife. Quando inauguraram a sala interativa que montamos, mandamos para os
incorporadores um kit de vinho. Mas o grande diferencial, na minha avaliação,
foi o fato de termos enviado um bilhete escrito à mão, com uma arte bem bonita
feita só para esse cliente e com uma mensagem parabenizando e desejando sucesso
no novo empreendimento", relata Andressa, ao confirmar que demonstrar
atenção ao cliente não é, necessariamente, o valor do presente, mas o cuidado
que é investido no mesmo.
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