Brindes e presentes para os clientes podem ser mais do que mimos
Além
de um atendimento de excelência, pequenos agrados demonstram o quanto o
consumidor é importante para sua empresa
Kit vinho enviado para cliente para parabenizar
sobre lançamento de empreendimento
Arquivo da empresa
Uma garrafa de
vinho, um calendário, uma caneca, blocos de notas, uma agenda ou até mesmo uma
simples caneta. Ao final do ano, acostumamos a acumular no escritório ou em
casa uma série de brindes e presentes recebidos de fornecedores ou parceiros de
negócios, mas se algum desses itens estiverem fora de uma pilha de
"tranqueiras" para serem jogadas no lixo, é sinal de que o objeto que
você ganhou foi mais do que um simples mimo. Ele certamente ajudou a estreitar
um relacionamento e marcou positivamente algum momento do seu ano.
Mais do que “presentinhos” ao cliente, o envio desses agrados, sejam simples ou
sofisticados, é uma forma de proporcionar uma experiência boa, marcante e única
ao seu cliente. Para isso, segundo explica a analista de marketing e
responsável pelo departamento de Sucesso do Cliente da Skyline Inovação e
Produções, Andressa Mariane Romero, o mimo ou presente não precisa ser,
necessariamente, algo caro e nem só para uma pessoa. Ele deve ser significativo
e agregar à vivência desse cliente com quem se quer estreitar e fortalecer
laços.
“A experiência do cliente é todo e qualquer contato que ele tenha com sua
empresa. Por exemplo, você vai a uma loja de roupas e a vendedora te recebe com
um sorriso, o provador dessa loja é bem iluminado e você se vê melhor, tem
ventilação e a temperatura é confortável. Nessa mesma loja, ao pagar a compra,
você recebe um bombom de lembrança ou então num restaurante, sem o cliente
pedir, o garçom oferece um cafezinho de cortesia ao final do almoço. Tudo isso
são experiências que vão marcar positivamente o cliente”, explica a
especialista.
Levantamento feito em 2020 pela Salesforce Research, uma das maiores
plataformas do mundo em gerenciamento de relacionamento com o cliente, revelou
que 92% dos 12 mil consumidores ouvidos em diversos países estão mais propensos
a fazer outra compra após uma experiência positiva de atendimento. Mas, assim
como uma boa experiência é valiosa, uma interação frustrante é
proporcionalmente danosa. Pelo menos é o que revela um levantamento da Zendesk,
empresa de CRM [customer
relationship management] voltada para atendimento ao cliente. A
pesquisa realizada no ano passado aponta que aproximadamente 50% dos clientes
afirmam que mudariam para um concorrente após apenas uma experiência ruim. No
caso de mais de uma experiência ruim, esse número chega a 80%.
Experiência positiva
Tendo incorporadoras e construtoras como seu principal mercado, a Skyline,
empresa onde Andressa atua, desenvolve justamente soluções digitais que buscam
facilitar e maximizar a experiência de venda dos consumidores finais de seus
contratantes, ou seja, o comprador de imóvel.
Por ser justamente uma empresa que tem por missão melhorar a experiência e o
processo de vendas, a Skyline criou o departamento de Sucesso do Cliente, para
não descuidar dos contatos que seus contratantes têm com a empresa até o
resultado final. “Quando pensamos em criar esse departamento, a ideia não era
somente fazer um pós-venda, mas sim acompanhar todas as interações que mantemos
com os nossos clientes. Ou seja, não é só saber se ele ficou satisfeito ou não
com o resultado final, mas também saber como foi toda a caminhada com a nossa
empresa”, afirma Andreyve Melo, diretor e um dos sócios-fundadores da
Skyline.
De acordo com Gabriel Caixeta, também sócio fundador e diretor da Skyline,
ouvir o cliente e sempre dar resposta é obrigatório dentro da empresa. “Temos
aqui uma preocupação muito grande de que o nosso cliente perceba que, o que ele
nos pede ou sugere, é ouvido e levado em consideração, sempre. E muitos dos
nossos serviços se aprimoraram e até surgiram por causa disso”, revela.
Mas como medir essa satisfação e fidelização do cliente? Como saber se a
experiência do contratante com a empresa tem sido sucesso? De acordo com
Andressa Romero, há métricas para isso. No caso da Skyline é usada a nota de
NPS [Net Promoter Score].
“Ela avalia, em uma escala de 0 a 10, quanto o nosso contratante indicaria a
empresa a um amigo ou parceiro. Essa nota mede, além da fidelidade, a confiança
dos nossos clientes em nossos serviços e produtos. Porque você não indica
aquilo que não tem certeza que vale a pena. É a sua palavra que está em jogo”,
explica a analista de marketing.
Proximidade
Responsável pelo Departamento de Sucesso do Cliente, Andressa Romero
explica que os mimos e presentes dados aos clientes são uma forma de demonstrar
que sua marca ou empresa está ali, com ele, que é de fato único e importante.
Para demonstrar essa atenção ao cliente, ela revela que a Skyline promove ações
simples, mas que sempre proporcionam boas experiências aos clientes e seus
colaboradores.
Uma dessas iniciativas é o que Andressa chama de momento “Sky Wow”.
“Recentemente, enviamos para os colaboradores de um cliente nosso, em
Florianópolis, um cheesecake para o lanche da tarde. Não era uma data especial,
nem nada, mas uma forma de demonstrar o quanto são importantes e queridos”,
conta a analista de marketing.
“Uma das primeiras experiências do cliente que fizemos foi para um cliente em
Recife. Quando inauguraram a sala interativa que montamos, mandamos para os
incorporadores um kit de vinho. Mas o grande diferencial, na minha avaliação,
foi o fato de termos enviado um bilhete escrito à mão, com uma arte bem bonita
feita só para esse cliente e com uma mensagem parabenizando e desejando sucesso
no novo empreendimento", relata Andressa, ao confirmar que demonstrar
atenção ao cliente não é, necessariamente, o valor do presente, mas o cuidado
que é investido no mesmo.
Nenhum comentário