Cinco fatores que podem prejudicar a inovação na sua empresa
Especialista em Inovação, Criatividade e
Excelência Operacional mostra que as perdas podem ser maiores para quem não
arrisca em novas ideias
A inovação pode ser a chave para que uma
empresa aumente seus rendimentos e sua clientela. E os números podem provar. Um
estudo divulgado em agosto de 2021 pelo Programa Brasil Mais, do governo federal,
Sebrae, Senai e ABDI (Associação Brasileira de Desenvolvimento da Indústria),
feito a partir de cerca de 5 mil empresas que apostaram na inovação e melhorias
no processo de gestão, mostrou que, em média, pequenos negócios tiveram aumento
de 52% na produtividade, além de melhoria de 18% no faturamento.
Ainda assim, algumas atitudes ou
simplesmente o medo em apostar em novas ideias pode atrapalhar empreendedores,
o que faz com que empresas fiquem para trás na concorrência. Segundo o
especialista em Inovação, Criatividade e Excelência Operacional, Marco Santos,
da empresa Marco Santos Pro, ainda que possa ocorrer algum risco no processo de
inovação, maiores são as perdas de quem não aposta nas mudanças. "Ao
inovar de forma correta, isto é, com métodos, os riscos podem ser
mitigados", explica.
Santos enumera cinco fatores que podem
prejudicar a inovação na sua empresa. Confira:
1 - Falta de propósito
Alguns empreendedores podem ter a
intenção de mudar processos internos, mas a falta de um propósito claramente
definido pode impedir que objetivos como aumento na clientela e a satisfação do
consumidor sejam conquistados. "Acredito que uma boa forma de saber se o
que estamos fazendo gera valor é responder à pergunta: ‘Por que estamos fazendo
isso?’. Se não há um propósito claramente definido, temos apenas algo novo, mas
a resposta não será satisfatória", afirma o especialista.
2 - Profissionais desatualizados
A falta de atualização em cursos, novas
metodologias e processos também pode prejudicar uma empresa na hora de inovar.
Santos aponta o conceito de lifelong
learning, ou seja, que o aprendizado de gestores e colaboradores
precisa ser contínuo dentro de suas áreas de atuação, de forma que a satisfação
dos clientes seja sempre atendida. "As mudanças são constantes. O que era
novidade ‘ontem’, pode ser algo ultrapassado ‘hoje’. Ter novos conhecimentos,
estimular a criatividade e um repertório amplo são básicos para a inovação”,
explica.
3 - Medo de ser criativo
Na hora de praticar a inovação, um dos
vilões pode ser o receio da própria pessoa de mostrar sua criatividade. Segundo
Santos, é comum que profissionais tenham vergonha de suas ideias e do que
outras pessoas podem pensar de suas sugestões, pelo medo de serem julgadas ou
ridicularizadas. "Esses fatores acontecem por vários motivos, desde
crenças pessoais, história de vida, situações anteriores ou até mesmo a cultura
ultrapassada de uma empresa, que não valoriza ideias e realiza a gestão pelo
medo (quando as pessoas são punidas ao errar)", aponta.
4 - Falta de estímulo
Outra atitude comum que pode prejudicar
a inovação em uma empresa é a falta de estímulo aos colaboradores. Ou seja,
soluções de problemas não são geradas devido à falta de organização do ambiente
empresarial. Muitas vezes, a rotina não possibilita alterações e o colaborador
não consegue dedicar parte de seu dia para revisar processos. Como
consequência, não há como propor mudanças. "As atividades do trabalho
existem para atender as necessidades dos clientes e para resolver os problemas
quando essas necessidades não são atendidas de forma satisfatória", diz
Santos.
5 - Receios de parte da clientela
Santos aponta que é comum que
consumidores que estejam apegados a produtos ou serviços já conhecidos não
aceitem bem as mudanças que uma marca ou empresa apresente. Isso pode gerar
receio por parte dos empreendedores de arriscar em inovação. Contudo, segundo o
especialista, isso pode ser amenizado. "Ao se desenvolver ou redesenhar um
produto/ serviço, esses riscos podem ser diminuídos ao se estabelecer planos de
contingência e, principalmente, envolver clientes nesse desenvolvimento",
explica.
Sobre a Marco Santos Pro
Marco Santos Pro é uma marca criada pelo especialista em Inovação e Excelência Operacional Marco Santos. O profissional tem experiência como consultor e facilitador de treinamentos, em apoio a organizações e pessoas na transformação do conhecimento em resultados práticos e sustentáveis. O especialista capacita pessoas por meio de treinamentos de inovação, criatividade, melhoria contínua de processos, métodos ágeis e liderança. Combina e desenvolve treinamentos para preparar pessoas e organizações a superar os desafios apresentados diariamente, estimulando a cooperação e criatividade.
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