Últimas

Confira dicas para minimizar os riscos de alergia na depilação com lâmina

Opção prática e de baixo custo pode prejudicar peles mais sensíveis e especialista destaca os principais cuidados

Freepik

A depilação com lâmina é um dos métodos mais utilizados, já que envolve baixo custo, praticidade e pode ser realizado em qualquer lugar e a qualquer momento. Principalmente as mulheres acabam recorrendo a esta opção quando se deparam com alguma emergência, mas o ponto negativo são as reações alérgicas relatadas por muitas delas. Para esclarecer mais sobre o tema, a fundadora e CEO da rede de franquias Pello Menos, pioneira nos serviços de depilação à cera indolor e sem hora marcada no Brasil, Regina Jordão, destaca os cuidados a se considerar em relação ao procedimento. Confira:

  • Durabilidade

A primeira desvantagem é que o procedimento corta o pelo de forma superficial, eliminando-o apenas por cerca de dois dias, sendo necessário repetir o método em um curto período de tempo.

  • Riscos de alergia

Mulheres com a pele mais sensível costumam sofrer muito com o uso de lâminas para se depilar, apresentando bolinhas indesejadas como a foliculite - uma infecção dos bulbos em que cresce o pelo. Neste caso, o melhor é suspender o procedimento, pois a inflamação constante pode acarretar em uma vasodilatação crônica na superfície da pele e até deixar cicatrizes permanentes. 

  • Ficou com alergia? O que fazer? 

O mais recomendado nesse caso é procurar um especialista, como um médico dermatologista. O profissional vai avaliar a alergia e identificar a causa da reação para recomendar o tratamento mais apropriado. Vale lembrar que a automedicação é muito arriscada e nessa situação pode acabar piorando o quadro.

  • Evite irritações com a esfoliação constante

A esfoliação ajuda na retirada de células mortas e minimiza as chances da lâmina provocar irritações na superfície da pele. Porém, é indicado fazê-la duas vezes na semana, não mais do que isso, pois a região pode ficar sensibilizada até demais. Esse cuidado não deve ser realizado pouco antes ou logo depois da depilação e a dica é respeitar o período de três dias antes e depois do procedimento. 

  • Evite produtos com álcool

Produtos que tenham álcool ou ácidos na composição devem ser evitados, pois eles também podem deixar a pele mais sensibilizada e suscetível a alergias. Outra opção para ficar livre de irritações é apostar em óleos vegetais, já que preparam a pele e ajudam a acalmá-la logo depois da utilização da lâmina, tratando rapidamente a região. 

  • Mantenha-se hidratada

Durante a depilação são removidos os queratinócitos, elementos presentes na pele que dão sustentação à ela, assim como a camada superficial de oleosidade que dá proteção. Logo, é preciso recuperar essa película protetora e a melhor forma é com a hidratação diária, que além de deixar a pele macia, ajuda a suavizar o pelo em crescimento.

  • Água quente ou fria? 

Para quem prefere se depilar durante o banho, tenha preferência pela água quente, pois a temperatura mais alta vai dilatar os poros, facilitando a eliminação dos pelos e minimizando as chances de alergia. Após o procedimento, lave a pele com água fria para fechá-los. 

Seguindo essas instruções, é possível evitar alergias e irritações em decorrência da depilação com lâmina, no entanto, dê preferência por métodos menos agressivos e duradouros.

 

SOBRE A REDE PELLO MENOS


Da história de ousadia da “mulher de mil e uma tarefas”, nasceu o Pello Menos, uma rede de franquias de depilação à cera que utiliza um produto desenvolvido exclusivamente para a rede, capaz de minimizar as dores do processo depilatório. Em 2021, incluiu a depilação a laser, mais uma opção para a mulher moderna. É a única, entre as redes de franquias, a oferecer um plano de assinatura mensal com descontos fixos. Atualmente conta com mais de 50 unidades, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Informações: www.pellomenos.com.br

Nenhum comentário